Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
MASSACRE NÃO PODE FICAR IMPUNE
RICARDO SANTOS

Resumo:
29/4 - Curitiba foi palco de guerra entre a polícia e os professores.

Quem vê as imagens, do enfrentamento, entre os professores em greve e a polícia, na capital paranaense (29/4), certamente, deve estar perplexo e indignado com o acontecido. O episódio deplorável não tem nada de banal.

As imagens da selvageria bélica ganharam o mundo. O absurdo: cerca de 230 servidores públicos ficaram feridos. Alguns estão em situação grave. Um cinegrafista da Bandeirantes foi operado após ser atacado por um pitbull da polícia.

Uma verdade a ser dita: a educação deve ser a gema mais importante de qualquer nação. Por isso, valorizar os profissionais de ensino é dever de todas as sociedades. Mais, alguém já escreveu que os países que valorizam a educação tem comprovada o aumento da produção, que gera riqueza.

Não resta dúvida que os policiais, mais de 2 mil, estavam preparados para uma guerra. Utilizaram gás lacrimogênio, cães, helicóptero, blindados, balas de borracha. De outro lado, não se pode culpar, somente, os agentes de segurança pela atuação. Outra verdade a ser dita: professores não são bandidos e nem devem ser tratados como tal.

Sem dúvida, os agentes da lei obedeciam ordens superiores. O superior é o governador do estado. Lamentavelmente, até aqui o silêncio dos cardeais tucanos é revelador. Essa calma não é inocente. Nenhum deles condenou com veemência o que aconteceu em Curitiba. Outra coisa: só falta Richa culpar os profissionais de ensino pela onda violência desmedida e negar sua responsabilidade no conflito.

UM ESTADO SEM RUMO
Infelizmente, o que aconteceu no Paraná revela sim, em parte, o jeito tucano de administrar. Tem mais, não pode cair no esquecimento o massacre dos professores e do funcionalismo público. Aliás, este triste acontecimento entra para as páginas de nossa história política. O fato incontestável é que toda essa violência nos mostra que estamos diante de uma situação clara de abuso de poder e de violação de direitos...

Portanto, não é possível fazer vista grossa, como sempre ocorre. Pergunta: onde estão os indignados que viram o massacre vergonhoso dos professores? Por que o senador Aécio Neves não chama as pessoas para protestarem ante o que aconteceu no estado governado por um coirmão tucano? Afinal, por que entre os cardeais do tucanos há um silêncio quase glacial?

E tem mais ainda, os servidores públicos não são os grandes responsáveis pela ruína econômica que devasta o Paraná. Ela é o resultado de uma má administração política que vem desde o primeiro mandato. Um estado sem rumo. Agora, a coisa se agravou ainda mais e as finanças não andam bem. O projeto de governo tucano não vingou. Enfim, esse é o jeito e a maneira eficiente dos tucanos governarem.

Quanto à educação pública, lamentavelmente, ela sangra e está a caminho do total desmonte. Ou seja, sucateamento oficial. Um paralelo: o mesmo ocorre em São Paulo, cujo governador, também, despreza e não valoriza os docentes. Será coincidência? Por que a grande mídia – Rede Globo e Folha de São Paulo... - não convoca uma manifestação pedindo o afastamento de Richa?

Em uma palavra, a sociedade espera que a justiça seja feita e que os culpados sejam punidos! Uma coisa é certa: para Richa resta, apenas, o impeachment! Causa estranhamento que, até o momento, a Globo, a Folha de São Paulo e os cardeais tucanos – Aécio, FHC, Serra e Alckmin - ainda não pediram a cabeça do correligionário psdbista. O momento agora é diferente, pede uma reflexão de todos... É espantoso ver o PSDB se omitir e não reconhecer seus erros pelo descalabro financeiro que toma o Paraná no momento. Leitor, para finalizar lembro Mário Covas: ''O problema fundamental é a impunidade, que criou um tipo de cultura.''


Biografia:
Sou professor de História.
Número de vezes que este texto foi lido: 52840


Outros títulos do mesmo autor

Artigos DEPUTADA EVANGÉLICA QUER INTERVIR NO PROJETO DA ESCOLA Ricardo Santos
Artigos Saiba por que Temer defende Cunha Ricardo Santos
Poesias A DEMOCRACIA BRASILEIRA ESTÁ EM CONSTRUÇÃO RICARDO SANTOS
Artigos OS 127 ANOS DA LEI ÁUREA RICARDO SANTOS
Artigos AÉCIO E DILMA RICARDO SANTOS
Artigos MASSACRE NÃO PODE FICAR IMPUNE RICARDO SANTOS
Poesias É MADRUGADA. É PRIMAVERA RICARDO SANTOS
Artigos GUERRA NO PARANÁ RICARDO SANTOS
Artigos A SOCIEDADE NÃO ESTÁ AO LADO DOS PROFESSORES RICARDO SANTOS
Artigos SOBRE O REBAIXAMENTO DA MAIORIDADE PENAL RICARDO SANTOS

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 19.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68981 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57902 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56729 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55807 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55059 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54983 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54862 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54851 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54755 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54722 Visitas

Páginas: Próxima Última