Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A SOCIEDADE NÃO ESTÁ AO LADO DOS PROFESSORES
RICARDO SANTOS

Resumo:
Governo paulista nega a greve dos professores. Por sua vez, a mídia é submissa aos governo tucano.

A cada ano letivo, temos greves nas escolas públicas de boa parte do Brasil. A luta envolve a questão do baixo salário, o sucateamento das escolas, a falta de material pedagógico adequado, a superlotação das salas de aulas, o problema dos temporários, o desinvestimento na educação pública...

Na verdade, os problemas são tantos... A greve ocorre quando não há mais diálogo entre a categoria e a autoridade. Portanto, a greve é o último recurso numa negociação. Um dado que não pode ser desprezado: professores, de nível universitário, recebem 57% a menos que outros profissionais de formação semelhante.   

Por exemplo, o tucano Geraldo Alckmin, em suas entrevistas, nega insistentemente a existência da greve dos professores, que teve início em 13 de março. Com essa atitude apática, o governador desqualifica o movimento, revela sua indiferença e descaso oficial.

De outro lado, a mídia reproduz o discurso da autoridade ao dizer que os docentes e seu sindicato – Apeoesp - são baderneiros, que estão prejudicando os pais e alunos. Porém, a mídia, que é míope, não percebe, realmente, o que está em jogo.

ALCKMIN NÃO VALORIZA OS PROFESSORES
Pois bem, é lamentável que a sociedade brasileira, como um todo, não participe e não se envolva nessa luta. Pouquíssimos pais fazem isso. O fato é que os profissionais de educação ficam, quase sempre, sozinhos em suas reivindicações. Contudo, a grande contradição é que muitos pais têm seus filhos na escola pública. Por outro lado, é claro que a greve é política, bem como as ações humanas. Tem mais, temos uma mídia anódina de mãos dadas com o poder. Outra coisa, é lamentável que os jornais insistam em ignorar a luta justa dos profissionais de ensino.

Quanto ao governador paulista, ele não é cobrado pelo seu fracasso na educação, na segurança pública e no desabastecimento. E tudo fica bem, afinal é tucano. A grande imprensa, que entre nós é partido político, fecha os olhos e tapa os ouvidos. Causa estranhamento, que não há críticas à gestão tucana. Uma verdade: no estado mais rico do país, a grande imprensa é submissa ao tucanato. Dessa forma não há reflexão, não há denúncias e não há questionamentos...

Por fim, as perspectivas não são animadoras... A verdade é uma só: Alckmin e Beto Richa (PR) não sabem o que é valorizar e nem respeitar os docentes. Ambos não têm um projeto consistente para a educação! Para finalizar, utilizo um parágrafo, de uma artigo de Maria Alice Setúbal, como reflexão: ''A valorização dos profissionais da educação passa por sua valorização simbólica, por planos de carreira, salários dignos e, principalmente, formação. ''










Biografia:
Sou professor de História.
Número de vezes que este texto foi lido: 52827


Outros títulos do mesmo autor

Artigos DEPUTADA EVANGÉLICA QUER INTERVIR NO PROJETO DA ESCOLA Ricardo Santos
Artigos Saiba por que Temer defende Cunha Ricardo Santos
Poesias A DEMOCRACIA BRASILEIRA ESTÁ EM CONSTRUÇÃO RICARDO SANTOS
Artigos OS 127 ANOS DA LEI ÁUREA RICARDO SANTOS
Artigos AÉCIO E DILMA RICARDO SANTOS
Artigos MASSACRE NÃO PODE FICAR IMPUNE RICARDO SANTOS
Poesias É MADRUGADA. É PRIMAVERA RICARDO SANTOS
Artigos GUERRA NO PARANÁ RICARDO SANTOS
Artigos A SOCIEDADE NÃO ESTÁ AO LADO DOS PROFESSORES RICARDO SANTOS
Artigos SOBRE O REBAIXAMENTO DA MAIORIDADE PENAL RICARDO SANTOS

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 19.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68983 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57904 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56729 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55807 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55059 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54988 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54863 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54852 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54757 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54724 Visitas

Páginas: Próxima Última