Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A SOCIEDADE NÃO ESTÁ AO LADO DOS PROFESSORES
RICARDO SANTOS

Resumo:
Governo paulista nega a greve dos professores. Por sua vez, a mídia é submissa aos governo tucano.

A cada ano letivo, temos greves nas escolas públicas de boa parte do Brasil. A luta envolve a questão do baixo salário, o sucateamento das escolas, a falta de material pedagógico adequado, a superlotação das salas de aulas, o problema dos temporários, o desinvestimento na educação pública...

Na verdade, os problemas são tantos... A greve ocorre quando não há mais diálogo entre a categoria e a autoridade. Portanto, a greve é o último recurso numa negociação. Um dado que não pode ser desprezado: professores, de nível universitário, recebem 57% a menos que outros profissionais de formação semelhante.   

Por exemplo, o tucano Geraldo Alckmin, em suas entrevistas, nega insistentemente a existência da greve dos professores, que teve início em 13 de março. Com essa atitude apática, o governador desqualifica o movimento, revela sua indiferença e descaso oficial.

De outro lado, a mídia reproduz o discurso da autoridade ao dizer que os docentes e seu sindicato – Apeoesp - são baderneiros, que estão prejudicando os pais e alunos. Porém, a mídia, que é míope, não percebe, realmente, o que está em jogo.

ALCKMIN NÃO VALORIZA OS PROFESSORES
Pois bem, é lamentável que a sociedade brasileira, como um todo, não participe e não se envolva nessa luta. Pouquíssimos pais fazem isso. O fato é que os profissionais de educação ficam, quase sempre, sozinhos em suas reivindicações. Contudo, a grande contradição é que muitos pais têm seus filhos na escola pública. Por outro lado, é claro que a greve é política, bem como as ações humanas. Tem mais, temos uma mídia anódina de mãos dadas com o poder. Outra coisa, é lamentável que os jornais insistam em ignorar a luta justa dos profissionais de ensino.

Quanto ao governador paulista, ele não é cobrado pelo seu fracasso na educação, na segurança pública e no desabastecimento. E tudo fica bem, afinal é tucano. A grande imprensa, que entre nós é partido político, fecha os olhos e tapa os ouvidos. Causa estranhamento, que não há críticas à gestão tucana. Uma verdade: no estado mais rico do país, a grande imprensa é submissa ao tucanato. Dessa forma não há reflexão, não há denúncias e não há questionamentos...

Por fim, as perspectivas não são animadoras... A verdade é uma só: Alckmin e Beto Richa (PR) não sabem o que é valorizar e nem respeitar os docentes. Ambos não têm um projeto consistente para a educação! Para finalizar, utilizo um parágrafo, de uma artigo de Maria Alice Setúbal, como reflexão: ''A valorização dos profissionais da educação passa por sua valorização simbólica, por planos de carreira, salários dignos e, principalmente, formação. ''










Biografia:
Sou professor de História.
Número de vezes que este texto foi lido: 52830


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A VIOLÊNCIA NOSSA DE CADA DIA RICARDO SANTOS
Poesias OS PROTESTOS DE DOMINGO RICARDO SANTOS
Artigos A GUERRA DE CANUDOS RICARDO SANTOS
Artigos A QUESTÃO DA TERRA E A REFORMA AGRÁRIA RICARDO SANTOS
Artigos OS DOIS BRASIS: UM ARCAICO, OUTRO MODERNO RICARDO SANTOS
Contos O ESCORPIÃO E A CIGARRA RICARDO SANTOS
Crônicas ZEBRAS E LEÕES NA SELVA RICARDO SANTOS
Artigos VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER É UM PROBLEMA MUNDIAL RICARDO SANTOS
Artigos OS 51 ANOS DO GOLPE MILITAR DE 1964 RICARDO SANTOS

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 11 até 19 de um total de 19.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54784 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54773 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54637 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54533 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54478 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54477 Visitas
Amores! - 54468 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54433 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54363 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54363 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última