Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O ESCORPIÃO E A CIGARRA
RICARDO SANTOS

Diz uma lenda, muito antiga, que uma cigarra tinha de atravessar um rio caudaloso, no entanto, ela sabia que suas chances de sobrevivência eram pequenas.

Para piorar ainda mais, o inverno rigoroso se aproximava. Ainda assim, estava decidida chegar até a outra margem, afinal, sua prole, que estava do outro lado, dependia dela para sobreviver.

Então, o que fazer? Sua única chance de passar para o outro lado era por meio do escorpião, que todos os dias atravessava o rio.

No entanto, cautelosa, sabia que poderia ser devorada a qualquer momento. Mesmo assim, seguiu adiante com o seu projeto.

Antes, ela negociou os termos do acordo e disse que pagaria, somente, ao chegar no outro lado.

O escorpião a atravessou e recebeu o pagamento. Em seguida, cravou o aguilhão impiedosamente. Em segundos, ela morreu.

Um paralelo: o escorpião são os nossos políticos, que, em maioria, não cumprem o que prometem... Mais, são extremamente desonestos e corruptos. Por sua vez, a cigarra corresponde ao cidadão comum.

Por isso, em tempos de eleição a coisa é muito feia. Ou seja, eles enganam o povo com falsas promessas.

Muitas delas são absurdas. Mais ainda, são especialistas na arte de mentir e manipular.

Uma coisa precisa ficar clara: eleitos, boa parte deles esquecem o povo. Em seguida, desviam dinheiro da saúde, da educação, da habitação, da segurança, da infraestrutura...

Com o dinheiro desviado, muitos levam o asfalto até suas fazendas, outros fazem aeródromos e outros embolsam o dinheiro destinado à construção de hospitais, de creches, de escolas. E assim, aumentam, escandalosamente, suas riquezas.

E o que faz o Judiciário, ante de tudo isso? Geralmente, não faz nada. Quase sempre vive afogado num mar da inépcia burocrática. Há casos, em que fecha os olhos e tapa os ouvidos.

Resultado: tem muita gente morrendo porque precisa de um transplante ou de atendimento médico e outros perdem a vida no corredor da espera...

Por outro lado, o povo é a maior vítima desses escorpiões, da política, que não honram o mandato, que lhes foi conferido nas urnas.

Outra coisa: todos sabem que eles [escorpiões] não têm compromisso com quem os elegeu, com a democracia e com a cidadania.

Diante de tudo isso, é preciso abrir os olhos para a realidade dos fatos, afinal, o escorpião está de mãos dadas com as empreiteiras, com os banqueiros, com os barões dos meios de comunicação...

Pois bem, num mar de incertezas, cabe aos eleitores analisarem em quem vão votar nas próximas eleições.

Enfim, entre prós e contras, é fato que ainda é possível construir um Brasil diferente, isto é, mais justo e igual para todos. (12/4)





Biografia:
Sou professor de História.
Número de vezes que este texto foi lido: 52827


Outros títulos do mesmo autor

Artigos DEPUTADA EVANGÉLICA QUER INTERVIR NO PROJETO DA ESCOLA Ricardo Santos
Artigos Saiba por que Temer defende Cunha Ricardo Santos
Poesias A DEMOCRACIA BRASILEIRA ESTÁ EM CONSTRUÇÃO RICARDO SANTOS
Artigos OS 127 ANOS DA LEI ÁUREA RICARDO SANTOS
Artigos AÉCIO E DILMA RICARDO SANTOS
Artigos MASSACRE NÃO PODE FICAR IMPUNE RICARDO SANTOS
Poesias É MADRUGADA. É PRIMAVERA RICARDO SANTOS
Artigos GUERRA NO PARANÁ RICARDO SANTOS
Artigos A SOCIEDADE NÃO ESTÁ AO LADO DOS PROFESSORES RICARDO SANTOS
Artigos SOBRE O REBAIXAMENTO DA MAIORIDADE PENAL RICARDO SANTOS

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 19.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69059 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57962 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57607 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55878 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55187 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55141 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55022 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54931 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54892 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54875 Visitas

Páginas: Próxima Última