Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A GUERRA DE CANUDOS
RICARDO SANTOS

Resumo:
A violência do governo contra os canudenses no sertão baiano.

Há 117 anos, terminava um dos mais sangrentos conflitos em terras brasileiras. A guerra de Canudos (BA). Esse conflito aconteceu entre o fim da monarquia e o início da República. Na verdade, a tragédia de Canudos está candente em nossa memória...   

Com o fim da escravidão (1888) e a proclamação da República (1889), a situação social no campo não mudou. No Nordeste predominava o latifúndio e a figura do coronel opressor. Some-se a isso, as secas terríveis e a total falta de perspectiva de vida. Nas demais regiões brasileiras, a situação não era tão diferente como se imagina.    

Um pouco de história: é nesse contexto que surgiu os movimentos religiosos de caráter milenarista, entre eles, - Canudos (1893-97) e Contestado (1912-16) - que prometiam a transformação das condições vigentes estabelecendo um reino de abundância, igualdade e justiça social. Um dado importante: movimentos milenaristas surgiram, também, em outras partes do mundo.

Esse movimento foi liderado pelo líder messiânico Antônio Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro, que atraiu 20 mil seguidores. Conselheiro percorreu o sertão pregando a renovação espiritual e a reconstrução de igrejas.

O MASSACRE DO ARRAIAL
Com a República vieram novos impostos municipais, o casamento civil e a secularização dos cemitérios. O beato Conselheiro se revoltou contra essa situação. Ele e seus seguidores se instalaram em Canudos. Nesse local, a qualidade de vida era muito melhor. Por exemplo, havia escolas e um forte comércio. Com o tempo, a elite dominante - Igreja, coronéis e políticos - via a liderança do beato como ameaça à ordem local. Outra coisa, para o beato a República era o cão. Demônio. Ele considerava a República um grande mal. Mais ainda, não se admitia a corrupção e a bandidagem entre os canudenses.

Dessa forma, a camada dominante, a Igreja, os coronéis e os políticos, exigiu uma ação dura do presidente Prudente de Morais (1841-1902) contra os canudenses. Tem início a repressão que contou com o envio de três expedições - formadas por policiais e contingentes do Exército - para vencer os sertanejos, que foram rotulados de fanáticos e atrasados. As três forças governamentais foram derrotadas. Mais: foram acusados pelo governo republicano de serem monarquistas.

Por fim, uma quarta expedição militar foi enviada e derrotou os canudenses. Para isso usou de aviões de guerra, canhões e metralhadoras. Pois bem, não se pode esquecer que os sertanejos não tinham essas armas para lutar. Cerca de 25 mil pessoas morreram. Conselheiro morreu aos 67 anos, em 22 de setembro de 1897.

E tem mais, o massacre que aconteceu em Canudos nada tem de banal. O fato é que o derramamento de sangue poderia ter sido evitado... Ao contrário do que se pensa, ainda hoje, o Arraial de Canudos não era um refúgio de criminosos e bandidos. Essa triste tragédia da Primeira República foi relatada por Euclides da Cunha, na obra ''Os Sertões'', que foi correspondente do jornal ''O Estado de S. Paulo''. (13/4)





Biografia:
Sou professor de História.
Número de vezes que este texto foi lido: 52831


Outros títulos do mesmo autor

Artigos DEPUTADA EVANGÉLICA QUER INTERVIR NO PROJETO DA ESCOLA Ricardo Santos
Artigos Saiba por que Temer defende Cunha Ricardo Santos
Poesias A DEMOCRACIA BRASILEIRA ESTÁ EM CONSTRUÇÃO RICARDO SANTOS
Artigos OS 127 ANOS DA LEI ÁUREA RICARDO SANTOS
Artigos AÉCIO E DILMA RICARDO SANTOS
Artigos MASSACRE NÃO PODE FICAR IMPUNE RICARDO SANTOS
Poesias É MADRUGADA. É PRIMAVERA RICARDO SANTOS
Artigos GUERRA NO PARANÁ RICARDO SANTOS
Artigos A SOCIEDADE NÃO ESTÁ AO LADO DOS PROFESSORES RICARDO SANTOS
Artigos SOBRE O REBAIXAMENTO DA MAIORIDADE PENAL RICARDO SANTOS

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 19.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69059 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57962 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57607 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55878 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55187 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55146 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55024 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54931 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54892 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54876 Visitas

Páginas: Próxima Última