Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A Última Flor do Lácio
Samuel Lisboa

Aqueles que já participaram de eventos de vendas e motivação, devem conhecer a seguinte frase: “ Quando você realmente deseja alguma coisa o universo conspira a seu favor”. Não obstante minha ignorância me causa uma certa estranheza a palavra “conspira” , pois nós brasileiros em nosso coloquial estamos acostumados a lidar com esta palavra da seguinte forma: Quando alguém ou alguma coisa conspira, conspira contra algo e não a favor. Mas, de qualquer forma quem sou eu para questionar estes ilustres palestrantes geralmente com uma formação tão invejável. Quando ouvi o ministro do supremo dizer que suas decisões estavam ora aqui espancadas, percebi que muito ainda tenho a aprender com nosso idioma. Com relação ao pedido de “ impeachment “ , que diga-se de passagem não é uma palavra de nossa língua, poderíamos utilizar para demonstrar a flagrante inadmissibilidade deste pedido, nada mais nada menos do que a maior palavra de nosso vocabulário “ Portanto este pedido é “Inconstitucionalissimamente” equivocado.
O ministro das Minas e Energia no calôr da contenda com seu adversário político declarou: “ Ladrão e Safado é Vossa Excelência”. Isto sugere que a palavra desrespeito poderia ser separada novamente. Assim ficaria des-respeito, sendo bem mais fácil de entender a atitude do político. Já a gíria Pixuleco, usada para definir propina ou dinheiro sujo pode ser facilmente confundida com o mascote da copa do mundo do Brasil o Fuleco. Será que foi um ato falho de algum cartola?   Este nome que segundo os organizadores da Copa do Mundo passava uma mensagem de consciência ambiental ( Não sei aonde nem como), tem em seu nome a sílaba “fu” que nos lembra outra palavra que demonstra a atual situação do povo brasileiro. Mas a última flor do lácio nos revela outros mistérios. A sutil diferença entre as palavras história e estória nos deixa confusos e preocupados. Não sabemos se na atual conjuntura política do País estamos fazendo parte da história ou de uma estória inventada por setores cujo ódio instintivo e incontrolável ao governo denota outra palavra interessante: “Cólera”. Antigamente esta palavra estava relacionada a uma grave doença, mas ao longo dos anos viajou do intestino a mente dos brasileiros modernos. Seu principal sintoma é o desejo incontrolável de bater panelas. O diagnóstico leva em consideração os seguintes substantivos: “Alarido”, “Arroubo” Balbúrdia”, “Veneta” e “Irrupção” além logicamente da palavra “Dândi” que significa alguém que se veste com admirável requinte.
Já o significado da palavra “achacar” não tem nada a ver com se mudar para uma chácara, mas sim de molestar alguém em troca de algum benefício. Esta palavra tem sido muito utilizada nos últimos anos apesar de pouco pronunciada já que o último que a verbalizou em público foi imediatamente demitido do cargo. Já a palavra “privilegiado” que designa alguém que “goza de vantagens”,” prerrogativas”, etc ou “possui bens”, “riqueza”,” alto nível de vida”, “abastado” ou “rico” e que, se for colocada após a palavra “fôro” que significa locais onde são processadas ações relativas a justiça e o direito, chegaremos então a palavra “despotismo” . Esta palavra que apesar de historicamente ter se uso esquecido, ao ser aplicada na nossa realidade política atual demonstra que nossa democracia é de mentira. A palavra “mentira” que tem seu significado como o “ato de mentir”, “falsidade” ou “fraude” tem como resultado outra palavra que apesar de ser muito utilizada, até como palanque, é a palavra “Corrupção” ou seja, “decomposição de algo”,”putrefação” ou “deterioração”. A palavra Despotismo não tem nada a ver com nepotismo, sendo esta última uma das palavras mais antigas do vocabulário dos políticos quiçá do próprio Latim.
A palavra “Trabalhadores”que hoje em dia mais parece um palavrão designa aqueles que saem de sua casa todos os dias cedo para efetuar alguma tarefa para os outros. Se fizermos uma conjunção com a palavra “Partido” que designa “algo que se partiu”, “quebrado”, “fragmentado” ou “dividido em partes” , o resultado será a palavra “atrasado” que designa algo “antiquado”, “ultrapassado”, “desatualizado” ou “obsoleto”.
Ao fazermos uma experimentação adicionando a palavra “democracia” e sua etimologia sendo “Demo” igual a “povo”   à palavra “Crise” que significa “adversidade”, “agrura” “apuro” ou “transtorno” mais a palavra “Futuro” que significa tempo que há de vir, “Destino” ou “Sorte”, e aguardando alguns meses até o molho ficar bem grosso, podemos então acrescentar a palavra “Insurgente” cujo significado é “rebelde” “revoltado”, “sublevado” ou “revoltoso”. O produto final será a palavra “Caos” que designa “Anarquia” Pandemônio”, “obscuridade” e “desordem”.
A palavra “metáfora” significa objeto ou qualidade mediante uma palavra ou frase que designa outra palavra ou frase, que tem com a primeira uma relação de semelhança. Por exemplo: “Você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão”
Já a palavra ostracismo significa uma punição existente em Atenas no séc. V a.c. onde um político que ameaçasse a democracia era banido ou exilado. Esta punição foi criada por nada mais nada menos do que “Clístenes” o pai da democracia. A eleição do político que seria exilado se dava em um pedaço de cerâmica o óstraco que era deixado na ágora e posteriormente contado. Aquele que tivesse o maior número de óstracos seria o exilado. Podemos concluir que se esta moda pegasse aqui no Brasil não restaria pedra sobre pedra literalmente.
A língua portuguesa apesar de tão complexa e tão utilizada em suas mais variadas armadilhas por poetas e escritores dos mais iletrados, é o que chamou Olavo Bilac de “A última flor do Lácio” se referindo a última remanescente da língua latina falada em um região da Itália. Considerando que a maior invenção do homem foi a Penicilina, a segunda o Google e a terceira o ctrl C ctrl V, e que diga-se de passagem, neste momento estou utilizando as três, termino este texto com algumas palavras que lembram nossos políticos e autoridades: “ Maluco” “ Canalha” “ Mutreta” “ Afanar” “ Cunhado” “ Tatuagem” “ Cassado” “Neve” “Suicídio” “Moroso” “Bendito” “Levitar” “Mercante” “Geral” “Bico” “ Suplício” “Costas” “Caiaque” “Farinha” “ Remando” etc. etc. etc.. aceito sugestões.







Biografia:
Escritor,formado em teatro no teatro Célia Helena, estudou no colégio Equipe em 1982. Trabalha como repórter free lance
Número de vezes que este texto foi lido: 52818


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O poder econômico e os dois viadutos Faraônicos Samuel Lisboa
Artigos Desemprego e Desabafo Samuel Lisboa
Artigos "LIBERDADE DE EXPRESSÃO EM RISCO NO BRASIL" Samuel Lisboa
Artigos Um Ego de Faraó Samuel Lisboa
Artigos O Ataque é a Melhor Defesa?(atualização) Samuel Lisboa
Frases Olá amigos do escrita! Samuel Lisboa
Artigos As Manifestações serão o Termômetro do Impeachment Samuel Lisboa
Artigos A Última Flor do Lácio Samuel Lisboa
Artigos EXCELÊNCIAS CUIDADO!!! Samuel Lisboa
Artigos O CONGRESSO NACIONAL E OS PROFETAS DO APOCALYPSE Samuel Lisboa

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 22.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68997 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56749 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55823 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55077 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55019 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54892 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54876 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54783 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54749 Visitas

Páginas: Próxima Última