Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O AMOR E MAIOR QUE A FE E A ESPERANCA
Melhor do que crer e esperar e amar
Julio Neris

Resumo:
Este artigo fala sobre a importancia do amor.Muitas pessoas dizem ter fe mas nao amam,outros dizem esperar um mundo melhor,mas alguns destes nao amam,amar e superior a fe e esperanca.Devemos amar a todos,inclusive aqueles que nos fazem mal,se todos amassem,nosso mundo seria completamente diferente.

JN Ministries -Pr. Julio Neris
Série: Mensagens bíblicas que edificam
Local: Quincy,Massachusetts,USA
Data: 26 de agosto de 2006
Hora: 8:45 PM as 11:45= 3 horas
Tema: “ O amor é maior que a fé e a esperança “
Texto: I Coríntios 13

“ agora ,pois permanecem a fé,a esperança e o amor,estes três:porém o maior destes é o amor “ .                    I Coríntios 13:13

     Henry Drumond disse que o amor é o “ summum bonum “ou seja o “ supremo bem,porque vem de Deus,e é o caráter de DEUS.A criação do universo,a posterior criação da infraestrutura na terra para depois criar o homem,a criação do homem,sua colocação no jardim,sua expulsão do jardim,a vinda dos profetas e servos de Deus do passado,a chamada de Abraão e o trabalho que Deus fez com sua família até chegar em Jesus,que saiu de seu lugar de glória para nascer,viver e morrer na cruz do calvário,a descida do Espírito Santo para viver no coração do crente,o estabelecimento da igreja como corpo de Cristo,a oportunidade de as pessoas aceitarem JESUS como salvador e viverem eternamente nos céus,tudo isto e muito mais,foi motivado por amor,Deus em essência é amor,e é sobre isto,que Paulo,inspirado pelo Espírito Santo,quer mostrar aos crentes de todos os tempos.
     Este texto do capítulo 1 tem um contexto,ele está espremido entre os capítulos 11 a 14,cujo tema central é a adoração pública,no capítulo 11,Paulo estava preocupado em dar limites a função da mulher na igreja,e como os cristãos deveriam proceder na Ceia do Senhor,dos capítulos 12 a 14,Paulo ensina o uso correto dos dons espirituais na adoração pública,Paulo foi obrigado a trazer estes ensinamentos,pois alguns cristãos de sua época,estavam exaltando sua “ liberdade cristã “e “ conhecimento “ de tal forma que zombavam da ordem na adoração Cristã.
     Amado leitor,obrigado mais uma vez por me acompanhar em minhas reflexões sobre a bíblia sagrada.Amado será que a mesma preocupação que Paulo teve,os servos sérios de Deus hoje não tem hoje?certamente que sim,quanto trabalho temos,para que os crentes hoje parem de ser tão emocionais e carnais,e ajam como crentes espirituais,seguindo os padrões da ordem na adoração pública,nos cultos nos templos,Deus está presente,mas também estarão presentes nossos amigos,colegas de trabalho e parentes,que não conhecem a Deus e certamente ficarão horrorizados com a forma desorganizada e carnal que alguns cultos são conduzidos.Já participei de um culto,onde o Pastor estava pregando,de repente alguém se levanta no meio da congreção e manda o pastor se calar,dizendo: “ calai,pois agora eu o senhor estarei falando “ e começou a profetizar por alguns minutos.Que vergonha eu como crente passei,imaginem o pastor sem autoridade,por acaso Deus já não estava falando através do pastor na pregação?o tal “ profeta “queria apenas se exibir,e conseguiu o seu intento.
     A casa de Deus precisa ter ordem,e cabe ao pastor trasnsmitir esta ordem.Todos os servos sinceros de Deus,também não desejam ver os cultos que são prestados a Deus se transformarem em cultos a homens.Paulo insistiu que o modelo de adoração é o amor e não o conhecimento e ou os dons espirituais.Paulo não condena aqui os dons espirituais,como o falar em línguas,ou profecias,mas ele ensinou que estes dons não podem ser usados para demonstração de superioridade espiritual,mas devem ser subordinados ao amor,e quem ama não quer ficar acima dos outros,mas se humilha e considera os outros superior.O amor é superior a fé e a esperança,duas grandes virtudes do cristianismo,portanto é superior a qualquer outra coisa.
     A palavra grega para amor aqui é “ agapen “ do verbo “ agapao “,no novo testamento ela significa um amor que é capaz de iniciar um relacionamento e mostrar bondade sacrifício próprio sem levar em consideração se o objeto do amor é digno de merecer este amor,este amor não depende de resposta emocional,é uma expressão da natureza e caráter daquele que ama.Esta palavra raramente aparece na literatura grega fora da bíblia.Na Septuaginta esta é um das tres palavras para amor a outra é “ philia “ que muitas vezes espera uma resposta emocional da outra parte e “ eros “.A forma Ágape é usada no novo testamento para o leal amor entre um homem e uma mulher (Efésios 5:28),o amor entre os crentes ( João 15:12 ), o amor para aqueles que não são crentes( 2 Pedro 1:7), o amor para com os nossos inimigos ( Mateus 5:44),o amor do pai para o filho (João 14:31),o amor de DEUS para com o mundo (João 3:16), e o amor de Deus para com os pecadores (Romanos 5:8), o amor de Cristo para com a igreja (Efésios 5:25) e é o amor pelo qual a humanidade deve amar a Deus (I João 4:19)este amor é a profunda natureza de Deus.

     

     AINDA QUE EU FALE A LÍNGUA DOS HOMENS E DOS ANJOS

     Algumas pessoas são consideradas superiores a outras porque falam outros idiomas,sabemos da dificuldade de alguém falar e dominar seu próprio vernáculo ou idioma,e quando alguém tem a capacidade de falar em outras línguas estas pessoas são consideradas como pessoas de alto valor.No meio da igreja também não tem sido diferente,principalmente entre os pentecostais e neo-pentecostais,que enfatizam o uso dos dons espirituais e gostam de falar em línguas no culto ou qualquer outro lugar.
     Amado leitor,se temos a oportunidade de falar outro idioma isto é muito bom,pois amplia nosso conhecimento sobre outras culturas e nos aproxima daqueles que falam o idioma que aprendemos,podemos usar até mesmo para a evangelização,mas nunca podemos usar o talento que recebemos de Deus para aprender outros idiomas como uma oportunidade para sermos considerados superiores aqueles que nem mesmo o seu próprio idioma falam corretamente.A humildade vem em primeiro lugar,o amor ágape se encarrega de fazer isto na vida das pessoas.
     Nas congregações pentecostais,onde tantos irmãos sérios trabalham para o nosso Deus,este uso indevido e excessivo do falar em línguas extranhas,tem trazido enormes problemas para o corpo de Cristo.O apóstolo Paulo informa que ele falava em línguas extranhas também,mas usava esta capacidade em sua adoração particular a Deus,pois como era uma língua extranha,se fosse falado em público,não traria comunicação para os crentes ou visitantes que estivessem ouvindo,por isto ele preferia falar em público em sua própria língua.( I Coríntios 14:19 ).
     Existem cultos,em que no momento do louvor,as pessoas começam a falar em línguas e não param mais,alguns da congregação acaba acompanhando o grupo de louvor e fica difícil as vezes parar,alguns dizem para que continuem por que o Espírito de Deus quer assim.Na casa de Deus tem que haver ordem,os servos de Deus traduziram a bíblia para o nosso idioma para que pudéssemos comprendê-la,os servos de Deus pregam em nosso idioma,se algum pregador de outra nação vem trazer a palavra de Deus,então um tradutor é chamado,é por isto que Paulo diz,que se alguém fala em outra língua,ele deve orar para que possa interpretar o que disse,pois se não nada adianta falar em línguas extranhas( I Co. 14:13).

SEREI COMO O BRONZE QUE SOA,OU COMO O CÍMBALO QUE RETINE

     Amado leitor,você já ouviu um sino sendo tocado?voce já ouviu um pianista tocando uma peça de Mozart?qual a diferença?a diferença é que o sino somente faz barulho,não transmite nada musicalmente falando,o piano transmite música agradável ao ouvido.
     Paulo informa que os que se acham muito importantes porque falam a língua dos homens e dos anjos,se falam por mera exibição,na realidade nada fazem para engrandecer a Deus nem melhorar a humanidade,somente produzem barulho.Nosso mundo não precisa de mais barulho.DEUS nos chamou para sermos humildes,e tudo o que temos e conseguimos na vida deve ser colocado no altar de Deus,como os 24 anciãos fizeram em Apocalipse 4: 10,depositando suas coroas,diante do trono de DEUS.Tem pessoas que gostam de ser chamados de Pastores doutores,de PHDS,alguns dizem que são evangelistas “ top of the lines “ (pastores de alto nível ),alguns entram pela porta de traz das igrejas e por lá mesmo saem,para não cumprimentarem os servos de Deus.Existem “evangelistas “ e “ cantores “ da categoria de celebridades,que quando contactados perguntas quantos membros tem a igreja que os convida,se for abaixo de 200,não podem ir,porque certamente a oferta vai ser pequena.Tem cantores que só vão a determinados eventos evangélicos,se o vôo for de primeira classe e o hotel for cinco estrelas.
     Estas pessoas não sabem que o único evangelista “ estrela “ do planeta é Jesus,ele é a resplandescente estrela da manhã e é o sol da justiça,ele é o único que jamais deixará de brilhar,com toda esta glória nosso senhor por amor a humanidade e ao serviço que tinha que prestar para Deus,sempre viveu de forma humilde,e seu maior prazer era ver as vidas salvas,estas “celebridades “ deveriam saber que o brilho um dia se acaba,o mesmo que dá dons e talentos também tira,a base para o nosso serviço para DEUS é o amor.Muitos servos de Deus deveriam ler sobre a vida de uma freira que viveu humildemente sempre com o objetivo de cuidar dos pobres e oprimidos,seu nome é madre Tereza de Calcutá,com o nome e reputação poderia viver de maneira suntuosa,mas preferiu viver como os pobres que ela cuidava,ela fazia isto por que tinha ágape em sua vida,em sua morte ela foi enterrado num humilde caixão de madeira,contrastando com outra famosa mulher da família real inglesa,princesa Dayana,que morreu próximo a ela.Dayana foi enterrada com a pompa que os membros da família real merecem.

     AINDA QUE EU TENHA O DOM DE PROFETIZAR

     Paulo fala sobre o dom de profetizar,ou seja o dom de enxergar o presente e o futuro.Este dom somente algumas pessoas tiveram no passado.Abraão,Davi,Samuel,Elias,Eliseu,Isaías,Jeremias,Daniel,Ezequiel,Amós,etc..O último dos profetas visionários foi João Batista,e por que foi o último?porque depois dele veio JESUS,que foi o cumpridor de todas as profecias a respeito dele,dito pelos profetas.Depois desta tradição veio JESUS que fundou a igreja,deixando a bíblia com todas as suas profecias para que o seu povo no futuro pudesse servir a Deus.
     Mas observamos Paulo falar no novo testamento sobre o dom de profetizar,certamente ele não tem em mente os profetas do velho testamento como modelo,mas profetizar no novo testamento é proclamar em nome de Deus o que já está escrito na palavra de Deus,não precisamos de novas profecias,o que Deus precisou dizer já está esprexo na bíblia,é por isto que todo sério prega usando a bíblia,e tudo o que disser,terá como base a bíblia sagrada.Mas tem pessoas que acham que a bíblia precisa ser completa e se auto denominam profetas do presente e do futuro,dizendo que tem uma “ nova revelação “ para o povo de Deus,como estudante das seitas e heresias,descobri que os líderes de seitas dizem o mesmo,trazem “ novas revelações” geralmente escritos em algum livro,que devem ser adquiridos pelos seus discícpulos.     
     No capítulo 14:1,Paulo diz que os crentes devem procurar com zelo os dons espirituais,evidentemente aqueles que Deus quizer dar a cada um,mas principalmente o dom “ dom de profetizar “.Profetizar deve ser o dom que todos os crentes devem dar prioridade.Todos os servos de Deus podem profetizar segundo o novo testamento.Um pregador,um evangelista,um cantor,ou seja todos aqueles que usam a bíblia sagrada para proclamar as boas novas do reino,estarão profetizando em nome de Deus.Devemos todos buscar esta habilidade.
     Eu posso chegar a profetizar e posso não ter amor.O amor é a base,eu devo pregar e cantar porque eu desejo que as pessoas que me ouçam,sejam tocadas por Deus e sejam salvas,isto é amor,algumas pessoas cantam e pregam para serem aplaudidas,para venderem cds e livros,exercem a profecia como mercenários.meercadejam a palavra de Deus.Em II Coríntios 2:17,Paulo diz: “ porque nós não estamos como tantos outros,mercadejando a palavra de DEUS,antes em Cristo é que falamos na presença de Deus,com sinceridade e da parte do próprio Deus”.Amados não estou falando sobre vender livros e Cds,porque os livros e cds dos servos de DEUS vendidos,servem para a manutenção de seus ministérios,estamos falando sobre pessoas condicionarem a venda destes materiais para pregar a palavra de Deus,devemos pregar onde Deus quizer que preguemos,paguem-nos ou não,se não comprarem nossos materiais devemos nos alegrar em ter pregado a palavra de Deus,o amor é a base,ele vem primeiro.


E CONHEÇA TODOS OS MISTÉRIOS E TODA A CIÊNCIA

     Muitas pessoas vivem em busca de conhecimento e desvendar os mistérios do universo.Quando o universo começou?quem o criou?quem são os anjos?onde fica a habitação de Deus?quando morremos nosso espírito sobe direto para o paraíso ou hades?o purgatório existe?a reencarnação e a transmigração das almas é verdadeira?Como Jesus o filho de Deus nasceu se já existia antes da criação do universo?Estas são apenas algumas das milhares de perguntas que o ser humano faz a si mesmo e a alguns que se dizem “ iluminados “ para trazer as respostas.
     A matemática,a física, a parapsicologia,a biologia,são apenas alguns exemplos de ramos da ciência,que leva milhares de pessoas a estudarem continuamente para dominarem alguma área da ciência,quanto mais elevado o nível de conhecimento,mas respeitado é esta pessoa na sociedade,pois ao lado de seu nome,seu título de conhecimento é acompanhado.Doutor,PHD,etc..Estas pessoas geralmente tem livros escritos,viajam pelo mundo inteiro,distribuindo parte de seu conhecimento.Como regra geral estas pessoas estudam profundamente com o objetivo de ajudar o ser humano,as novas tecnologias científicas atestam isto,hoje existem tecnologias que permitem descobrir doenças antecipadamente,procurando trazer bem estar a humanidade,mas conhecer os mistérios e ter conhecimento sem amor de nada adianta.O amor deve ser a base para a busca destes conhecimentos.JESUS que é a sabedoria em pessoa,que sabe tudo o que todo mundo busca saber e muito mais,não levou em conta o que conhecia, e se preocupou em amar aqueles a quem tinha criado.Jesus é o maior exemplo de amor,junte todos os cientistas do passado e do presente e nenhum deles chegarão aos pés de JESUS em termos de conhecimento.
     

AINDA QUE EU TENHA FÉ AO PONTO DE TRANSPORTAR MONTES

     A fé é certamente a segunda virtude do cristianismo,ao lado da esperança e o amor.A fé é a forma pela qual nos aproximamos de Deus devidamente,é a forma pela qual vivemos diariamentes,acreditamos que vamos realizar nossos sonhos,que nossos filhos serão bem sucedidos,acreditamos que vamos morar nos céus,acreditamos que os anjos de Deus nos protejem diariamente,acreditamos que o mal não vai nos atingir,acreditamos em muitas coisas,apartir da fé que temos em Deus,cada pessoa tem um nível de fé,conforme as experiências que já teve ao usar sua fé,e algumas tem níveis elevados de fé.Algumas pessoas foram desenganadas por médicos,mas acreditaram que Deus poderia curá-las e foram realmente curadas,estas pessoas já tiveram experiência com a fé.Algumas pessoas faliram e perderam seu bens e dinheiro,mas acreditaram que poderiam começar do zero e enriquecer,e conseguiram,estas pessoas sabem o que significa a “ fé que remove montanhas “.Amado leitor,certamente voce tem um determinado nível de fé,baseado nas experiências que voce teve na vida,mas mais do que ter fé ativa que pode até remover montanhas,é amar como Deus ama.As coisas que conseguimos pela fé aqui na terra,vão ficar aqui na terra,somente as coisas espirituais que conseguimos com a fé,levaremos para os céus.O amor deve estar acima da fé,quando oramos,quando desejamos coisas na vida,nossa preocupação primeira deve ser honrar a Deus e melhorar a vida do ser humano.
     Deus nem sempre dá o que nossa fé pede,mas o que nosso amor realiza tem sempre o aval de Deus.Fé que remove montanhas nã está acima do amor que remove o ódio,a raiva e a vingança.É melhor ver um casal se amando e feliz do que vê-los com carros do ano e casa na praia.Paulo diz se eu não tiver amor eu nada serei,é melhor ser alguém com amor,do que não ser nada com fé que pode transportar os montes.

E AINDA QUE EU DISTRIBUA TODOS OS MEUS BENS ENTRE OS POBRES.

     Filantropia nem sempre é demonstração de amor,as pessoas as vezes doam por variados motivos.Me lembro na época do Tsunami na Ásia,milhares de pessoa fizeram doações,algumas celebridades não se envergonharam de dizer que doaram grandes somas,alguns informaram até quanto doaram,o piloto da ferrari,Michael Shumacher doou alta soma,algumas outras celebridades doaram,com o objetivo de abater no imposto de renda.Algumas pessoas ajudam outras pessoas simplesmente como um dever religioso.Eu tenho um amigo aqui nas proximidades de Boston,que me ajudou numa época em que bati meu carro e precisava que alguém me ajudasse a resolver problemas burocráticos,quando eu agradeci a ele pela ajuda,ele disse que só me ajudou por que a religião dele determina que ajude pelo menos uma pessoa por dia,ele não me ajudou por que eu precisava de ajuda,mas para cumprir um dever religioso.
     Algumas pessoas ajudam outras para mostrar quão ricas são e chamar a atenção da mídia,já vi alguns artistas do Brasil,irem para determinado lugar levando presentes de natal para crianças pobres,convidando repórteres para registrar tão nobre feito.Amado leitorm,observe como Paulo está correto,algumas pessoas não usam o amor como base para a ajuda aos mais necessitados,mas o ego,o que querem na realidade é aparecer.Quando alguém quer ajudar outra pessoa usando o amor,esta pessoa irá manter o anonimato.Segundo Paulo,uma pessoa pode distribuir todos os seus bens entre os pobres sem amor,de nada adiantou tomar esta decisão,pois o pobre até vai receber os donativos,mas DEUS não receberá esta doação como sincera e verdadeira.Amado leitor tudo o que fazemos nesta terra é para honrar e agradar a Deus,nunca os homens nem o nosso ego.Em I Coríntios 10:31,lemos: “ portanto,quer comais,quer bebais,ou façais outra coisa qualquer,( por exemplo,distribuir os bens entre os pobres )fazei tudo para a glória de Deus”.

E AINDA QUE ENTREGUE O MEU PRÓPRIO CORPO PARA SER QUEIMADO

     Muitos mártires tem surgido na história da humanidade,estas pessoas são desprovidas de amor próprio,e são capazes de morrer por uma causa.Estevão,Martin Luther King Jr.,Gandhi,John Kenedy,Tiradentes,etc..Muitos cristãos morreram por causa da obra de Deus,a literatura cristã está repleta deles,mas muitos outros morreram por alguma causa sem amor.Temos alguns bons exemplos em nosso tempo.Os terroristas islâmicos,que prendem bombas ao redor de seu corpo,e matam milhares de pessoas por causa de sua religião.Pessoas que entregam o seu corpo para ser destruído por uma bomba sem amor.Sem amor próprio,sem amor aos seus familiares que ficam,sem amor as pessoas que serão mortas por este ato covarde,sem amor a Deus,sem amor a ninguém.Nada adiantou estes terroristas usarem seu corpo como sacrifício vivo,pois Deus jamais ordenou que eles fizessem isto,ao contrário sempre condenou o assassinato de um ser humano,pois Deus criou e só DEUS tem poder para tirar a vida de alguém.
     Amado leitor,observe a linha de pensamento de Paulo,ele informa que tudo o que fazemos na vida,tem que ter como objetivo agradar nosso criador,para agradarmos a Deus em tudo o que fazemos,temos que usar o amor ágape,como Deus é por natureza amor,então todos os seres humanos,devem se aproximar de Deus em busca de ser influenciado por este amor,e ter este amor derramado em seus corações.Em Romanos 5;5, o mesmo Paulo informa: “ ora a esperança não confunde,porque o amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo,que nos foi outorgado “.Aleluia,amados irmão,então nós o povo de DEUS,não precisamos ficar pedindo para Deus nos dar amor,o amor já foi derramado em nossos corações,os ímpios sim é que precisam pedir a Deus que derrame o seu amor em seus corações,nós os crentes precisamos é ter atitude,não armazenando ódio e vingança nos corações,desta forma o amor ágape de Deus fluirá natural e continuamente de nossas vidas para outras vidas.


               O AMOR É PACIENTE

     Agora Paulo faz um teste conosco,para sabermos se o amor ágape está sendo aplicado em nosso dia a dia,em nossos relacionamentos.Ele começa dizendo que o amor de Deus em nossos corações,produz a paciência,qualidade imprescindível para a manutenção de qualquer relacionamento.
     Do latim “ patientia “,paciência é virtude que consiste em suportar as dores,incômodos,infortúnios.Aleluia,por tão maravilhoso esclarecimento.Amado leitor,existem situações na vida pelas quais voce tem que passar,não dá para procurar atalhos,precisamos seguir determinados rumos que Deus estabeleceu para nós,nesta vida passamos por momentos maravilhosos e de extrema alegria,mas também por dores e sofrimentos,com a paciência suportaremos confiando em Deus,que aqueles momentos são passageiros,e o refrigério de DEUS em algum momento vai chegar.
     Temos que ser pacientes conosco,e com as pessoas pelas quais nos relacionamos.Temos que ser pacientes com nossos irmãos na fé,devemos dar tempo para que Deus possa agir na vida deles,não podemos ficar exigindo mudanças radicais de novos convertidos,se nós mesmos,antigos na fé ainda temos tanta coisas a mudar.
     Amado leitor,lembre-se não é uma questão de voce pedir a Deus paciência,é simplesmente uma questão de praticá-la.


          O AMOR É BENIGNO

     Não podemos imaginar alguém que se diz cheio de amor,praticando o mal,ser benigno é uma atitude natural dos que amam.
     Do latim: “ benignu “,ser benigno é ser benévolo,suave,brando agradável.Amado leitor,como servos de Deus,devemos ser reconhecidos por onde estivermos como pessoas que pratiquem o bem.Caim se diferenciou de seu irmão,por que Abel era justo,ou seja do bem e Caim era do maligno,praticava o mal.
     Nós os servos de Deus devemos ser reconhecidos por nossa honestidade,fidelidade,seriedade em nossos relacionamentos,mas infelizmente em alguns setores da igreja,observamos que algumas pessoas não enfatizam a prática do bem e a busca de um caráter como o de Cristo.Em 2005 estava em Copacabana,Rio de Janeiro,na casa de minha mãe,e como a igreja em Ipanema estava procurando um imóvel para alugar,liguei para uma imobiliária a respeito de um belo local em Copacabana,o corretor me atendeu com bastante educação,mas ao observar meu interesse por aquele imóvel que tinha sido usado por uma igreja enorme do Brasil,que por ética prefiro não dizer o nome,o corretor me perguntou: “ voce quer alugar este imóvel para alguma igreja ?eu disse que sim,ele disse então: “ eu prefiro deixar este imóvel vazio para sempre,do que alugar para alguma igreja”.Aquele corretor pensou que eu também fazia parte do mesmo grupo e desligou o telefone.
     Uma igreja que foi aberta num lugar que precisa tanto de Deus,mas teve que sair por causa do malcaratismo de seus líderes,se os líderes agiram desta maneira a ponto de o corretor ter ódio de todos os crentes,que lições práticas teriam eles para dar a sua congregação.Hoje existem “ crentes “ que passam cheques sem fundo,” pastores “,que estupram crianças,pastores que não pagam seus cartões de crédito e depois dizem que a congregação é obrigada a pagar.Tem pastores que são os tesoureiros de sua igrejas,usando indevidamente um dinheiro sagrado que pertence ao senhor para a realização de sua obra.Tem crentes que mentem,que xingam,que se embriagam,que agridem suas esposas,que brigam com os vizinhos,tem pastores que viram deputados e roubam dinheiro público,a lista é enorme e voce amado leitor,certamente poderia acrescentar outros tipos a minha lista.
     O amor é benigno,alguns “ crentes “ demonstram nunca terem passado pela experiência do novo nascimento.Amados,precisamos continuar orando e agindo para que tenhamos a cada dia não templos cheios de pessoas,mas cheios de verdadeiros crentes,pessoas transformadas pelo poder do senhor.Amado pastor quem sabe as vezes voce se vê comparando com as mega-igrejas de nosso país,e pensa: “ porque aquelas igrejas crescem tanto e com tanta rapidez e eu que oro,evangelizo,tenho tanta dificuldade para ganhar uma alma?’.Amado Deus não está preocupado em superlotar os céus,mas ele quer que os céus estejam cheios de filhos verdadeiros de Deus,continue fazendo o seu trabalho,continue evangelizando,batizando,discipulando,uma alma vale mais do que o mundo inteiro.
     O verdadeiro crente tem que ser benigno,praticar o bem,ser do lado da justiça,ser verdadeiro,ser honesto,pagar suas dívidas em dia,comprar somente o que pode pagar,ajudar as pessoas que precisam de ajuda,sem esperar receber nada em troca,ser do lado de Deus,ser do lado do bem.

     O AMOR NÃO ARDE EM CIÚMES

     A palavra grega para ciúmes aqui é “ zeloi “ ,do verbo “ zeloo “,que significa: “ desejo efervescente,ser zeloso,ou ser invejoso.No grego,é um verbo que mostra forte emoção,que extravaza a pessoa,deriva do verbo “ zeo “ ,que significa ferver,este verbo tem aspectos positivo e negativo dependendo do seu contexto,um exemplo é a inveja ao admirar uma característica de uma pessoa ou a inveja que alguem tem de outra pessoa desejando possuir o que ela tem.
     No novo testamento este verbo tem conotação positiva e negativa,significa uma emoção humana que leva a pessoa a tomar alguma atitude.Em Atos 5:17,18 a inveja dos Judeus os levaram a prender os apóstolos,em II Coríntios 1:2,fala do zelo de Paulo pela igreja ali localizada.
     O apóstolo Paulo certamente está se referindo aqui ao aspecto negativo da inveja.Quando uma pessoa arde em ciúmes,é porque este sentimento não está apenas armazenado dentro dela,mas está fervendo como uma panela de água quente,prestes a transbordar,e o transbordar de um invejoso ou ciumento certamente causará problemas para as pessoas com as quais ela se relacionar.
     Sempre vamos encontrar pessoas que se destacam mais do que nós,ou porque são naturalmente mais capazes,ou porque se dedicam mais do que nós.Quando estivermos diante de alguém que se destaca mais do que agente,nossa atitude cristã deve ser de alegria,pois esta pessoa deve servir de modelo para nós,seu esforço e dedicação devem nos influenciar positivamente,alguém já disse que a inveja é a arma dos incopetentes,o invejoso em vez de se alegrar com aquele que é melhor,prefere se entristecer e ao armazenar esta tristeza,ela vai acabar transbordando em atitudes.Se um patrão tem inveja de um funcionário talentoso,vai usar todo o seu poder para demití-lo,um servo de Deus que inveja um cantor,evangelista ou outro servo de Deus,fará de tudo para impedir seu contínuo sucesso.
     Amado leitor quem sabe voce já não foi alvo do poder da inveja?quem sabe alguém já difamou voce simplesmente porque voce brilhava mais do que ele?amado leitor,sua atitude com relação aos invejosos deve ser a de continuar fazendo o seu trabalho,cada vez melhor,e orar pelos que te invejam,são pessoas mal resolvidas,mal amadas,incopetentes no que fazem,peça a Deus para abençoá-las,para que transformem seus corações,desta forma,satanás,o primeiro invejoso do universo,que desejou ter o que Deus tinha,mas foi derrotado e expulso dos céus,não usará a sua vida para que a inveja se perpetue.

     O AMOR NÃO SE UFANA,NÃO SE ENSOBERBECE

     Quem tem o amor ágape reinando em sua vida jamais se ufanará.A palavra grega aqui é : “ perpereuetai “.Esta palavra somente aparece aqui no novo testamento,e dentro do contexto da igreja em Corinto,ela é altamente significante,uma facção da igreja tinha se tornado altamente agressiva em sua preferência por falar isoladamente do que falar dentro do espírito corporativo da igreja.Eles eram orgulhosos,usavam suas experiências com prova de seu alto nível espiritual,em vez de usá-las para a edificação do corpo.
     Quando lemos esta frase em I Coríntios 13,parece sem significado,mas quando ela é colocada dentro de seu contexto,aí compreendemos bem o que Paulo queria dizer.Amado leitor,observe como o tempo passa,mas os mesmos problemas que Paulo teve com líder da igreja em sua época,os sérios servos de Deus de hoje também enfrentam.
     Existem muitos servos humilde do senhor em atividade na igreja hoje,e certamente eles são maioria,mas existe uma minoria orgulhosa,que insiste em agir dentro da igreja.Existem líderes denominacionais,que se orgulham de sua denominação em detrimento da outras,alguns escrevem livros para defenderem sua denominação como a única que representa Cristo na terra.E seus membros em consequência destas lideranças acabam ficando orgulhosas também.Existem hoje cantores e evangelistas que se orgulham da quantidade de cds e livros que vendem e pensam que por estas vendas são melhores do que os outros servos de DEUS que não vendem tanto.Alguns profetas e profetizas se orgulham de suas posições dentro da igreja,porque sobem os montes,porque jejuam 40 dias,porque profetizam pensam que estão acima de outros servos de Deus.Amado leitor,penso que voce poderia acrescentar a minha lista,alguns outros soberbos que voce tem encontrado em sua congregação.Estas pessoas não aprenderam porque talvez não tenham estudado a bíblia,que Deus tem opinião formada sobre estas pessoas,veja o que diz Tiago 4: 6 “ Deus resiste aos soberbos e dá graça aos humildes”. Veja o que diz o salmo 138:6: “ o senhor é excelso,contudo atenta para os humildes,os soberbos ele os conhece de longe”.Veja o Salmo 1001: 5: “ ao que às ocultas calunia o próximo,a esse destruirei,o que tem olhar altivo e coração soberbo,não o suportarei”.Veja agora o que diz provérbios 16:18: “ a soberba precede a ruína,e a altivez de espírito,a queda”. Amado leitor,observe que a atitude de arrogâancia é completamente abominada por Deus por um simples motivo,JESUS,o senhor do universo,por causa da humanidade,deixou provisoriamente sua glória e veio tomar forma humana,e foi humilhado,preso,crucificado e morto,certamente,não existe nos anais da história maior exemplo de humildade,como pode um ser humano que está neste planeta de passagem,pode se sentir acima de outras pessoas,só porque tem talento,fama e posição.Amado se voce conhece alguém orgulhoso,pode ter certeza que está pessoa já está em queda,pois a soberba é o degrau anterior ao da queda.
     Temos que ser humildes,humildes de coração,desta forma podemos mostrar ao mundo que o amor ágape faz parte de nossa natureza.


     O AMOR NÃO SE CONDUZ INCONVENIENTEMENTE

     Nós,os crentes,estamos nesta terra como embaixadores de Deus,como representante do reino dos céus.Um embaixador tem que falar e agir como tal,pois ao contrário,não terá o respeito daqueles que são alvo da pregação do evangelho.
     Gostamos muito de pregar,evangelizar,cantar,discipular,ir aos cultos,dizimar,bater palmas,pular,mais do que fazer tudo isto,precisamos andar convenientemente,é o que chamamos de dar testemunho.A palavra grega aqui é: “ aschemonei “,que significa: “ agir indecentemente,inapropriadamente,desordenadamente.Os servos de Deus precisam tomar cuidado com o que dizem e o que fazem,pois as pessoas estão o tempo todo nos monitorando.Nossos colegas de trabalho,nossos vizinhos,nossos familiares.Mais do que ser crente que confia em Deus para ser abençoado na terra,somos servos de Deus,ou seja temos um compromisso com nossas atitudes,que devem estar em consonância com nossas palavras.
     Como servos de Deus,devemos sempre amar,perdoar,mas costumamos ouvir “ servos de Deus” amaldiçoando aqueles que lhes fazem mal.Servos de Deus não podem estar entre os mentirosos,os hipócritas,os fofoqueiro,os chantagistas,os agiotas,os que não pagam suas dívidas.Entre os servos de Deus não podem haver pessoas vingativas,que amaldiçoam.Entre os servos de DEUS não podem estar os adúlteros,que abandonam suas esposas e esposos por incompatibilidade de gênios,entre os jovens servos de DEUS,não podem estar os fornicadores,os nossos jovens podem namorar,noivar e casar como qualquer outra pessoa,mas não podem usar seus corpos de maneira proibida pela bíblia sagrada.
     Andar inconvenientemente é ir ao culto como se fôssemos a uma festa.Tem jovens que usam minissaias e bermudas tão curtas,que a atenção do culto que deve ser voltada para Deus acaba indo para estas jovens.Não é conveniente servos de Deus serem visto em motéis,este lugar é para os que não conhecem a DEUS.Não é conveniente casais de servos de Deus brigarem ao ponto de escandalizarem a vizinhança,que exemplos podem ser estas pessoas para seus vizinhos?estes vizinhos aceitariam um convite para ir a igreja destas pessoas?Não é conveniente um servo de Deus ser visto fumando,pois o corpo do servo de DEUS é templo do Espírito Santo,e é cediço de todos o mal que o cigarro faz ao corpo humano.Não é conveniente um servo de DEUS ser visto num bar tomando cerveja e cantando os últimos sucessos da Tv e do rádio.           
     Em I Coríntios 6:12,Paulo informa: “ todas as cousas me são lícitas,mas nem todas me convém.Todas as cousas me são lícitas,mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas “.Amado existem atitudes que são pecados outras são apenas atitudes incovenientes ou incompatíveis com a vida cristã,estas atitudes são governadas pelo bom senso.Temos que ter sensibilidade e avaliar cada atitude que tomamos,pois se agirmos incovenientemente podemos pagar um preço alto pelo que fizermos.

`     O AMOR NÃO PROCURA OS SEUS INTERESSES           

     Esta característica do amor ágape é realmente interessante,o servo de Deus,o crente sempre vai procurar os interesses de outrem.Primeiramente o servo de Deus busca o interesse de Deus,ele procura saber o que Deus quer fazer através dele,e se dispõe a ser usado por ele,colocando os seus desejos e sonhos em segundo plano.Foi assim com Samuel,Davi,Josué,Abraão,Elias,Eliseu,Moisés,Paulo,Pedro e etc...
     O segundo interesse que os servos de Deus buscam é o das vidas sem Deus.O principal objetivo do servo de DEUS na terra é levar Deus para as pessoas.Isto não significa que temos que desprezar nossos esposos,esposas e filhos,ao contrário nosso ministério começa com nossos entes queridos,estes são os mais próximos que temos quando se refere a ministrar a palavra de Deus.
     Amado leitor,o quanto voce em buscado os interesses dos outros?voce já fez algum serviço voluntário em sua comunidade?,voce não precisa criar uma ONG de ajuda aos necessitados,basta apenas se juntar aos que já estão servindo os mais necessitados.Amado leitor ou leitora,voce já fez uma visita ao hospital próximo de sua casa?ou voce é uma daquelas pessoas ocupadas que sempre anda ocupada consigo mesmo e não tem tempo para servir aos outros.Querido e querida,voce já ouviu falar nos médicos sem fronteiras?são médicos profissionais,que se afastam de suas profissões por um período de tempo,para usar suas habilidades servindo aqueles que não tem acesso a medicina,e como estes profissionais,existem outras categorias profissionais que fazem o mesmo,não estou falando de ministérios de igrejas,estou falando de organizações que não pertencem a igreja,mas que certamente fazem aquilo que JESUS determinou que a igreja fizesse,enquanto é verdade que muitos servos de Deus tem se dedicado a servir ao próximo,ainda há muito a fazer e se cada um de nós,fizermos um pouco,muito acabará sendo feito,começe hoje querido e querida.Ainda há tempo de fazer muito por aqueles que precisam de nossa ajuda.
     A igreja tem condições de fazer muito pelos pobres.Se parte de nossos dízimos e ofertas que são deslocados para fazer templos suntuosos e para financiarem o enriquecimento pessoal de algumas das celebridades evangélicas,fossem usados para comprar bíblias,alimentos,vestuário para os pobres,certamente agradaríamos mais a DEUS.Malaquias 3:10 diz: “ trazei todos os dízimos à casa do tesouro,para que haja mantimento na minha casa “.Todos os dízimos devem ser trazidos à casa de Deus,não à casa do pastor e líder do ministério,com o objetivo de não deixar faltar mantimento na casa de Deus.Amado leitor e leitora,qual é o principal objetivo da existência da igreja?não é trazer as vidas para Deus e sustentá-las espiritualmente e materialmente?O dinheiro sagrado e suado do povo de Deus é de propriedade exclusiva de Deus e deve ser usado apropriadamente visando a expansão do reino de Deus,isto é buscar os interesses dos outros e não o seu próprio.

     

     O AMOR ÁGAPE NÃO SE EXASPERA

     A palavra grega aqui é “ paroxuno “ ,que significa “ se irritar”, “ provocado ao ponto de odiar “.No grego clássico,esta palavra é usada na linguagem médica da agravação de um mal sintoma,como por exemplo a febre.A septuaginta dá o sentido de ódio.No novo testamento o sentido desta palavra é : “ provocar o ódio ou irritação de alguém.
     Amados leitores,quem tem o amor ágape,também tem controle sobre suas emoções,as emoções foram criadas por Deus não pelo diabo,como alguns andam dizendo por aí.Podemos sentir alegria quando realizamos algo ou temos boa notícia,mas se alguém nos informar que nosso pai ou filho foram assassinados,ficarem tristes,isto são os sentimentos em ação,o que não podemos permitir em hipótese alguma é a falta de controle sobre nossas emoções.Se ficarmos excessivamente alegres podemos acabar doando todos os bens de nossa família e ficaremos sem proteção,se ficarmos extremamente tristes,podemos ficar deprimidos e até chegar ao suicídio,é preciso buscar equilíbrio emocional.Enquanto é verdade que existem milhares de profissionais especializados nesta área que podem ajudar muitas pessoas,Deus é o nosso maior especialista,pois foi ele quem nos criou e conhece-nos mais do que nós mesmos.
     Amados leitores,nós os servos de DEUS temos que ser exemplos de equilíbrio emocional,pois conhecemos a Deus,temos o Espírito Santo habitando em nosso coração e temos acesso aos textos bíblicos,que nos orientam como alcançar este equilíbrio emocional e também o equilíbrio entre o corpo a alma e o espírito.Em Efésios 4:31,Paulo ensina: “ longe de vós toda a amargura,e cólera,e ira,e gritaria “.Observe que Paulo diz: “ longe de vós “,vós quem?os servos de Deus,pois os ímpios se encolerizam,mas o povo de Deus é diferente,ele aprende com JESUS a suportar afrontas,humilhações,difamações,etc..As vezes temos que levar o desaforo para casa,as vezes temos que ouvir determinadas coisas,sem dar nenhuma resposta,o silêncio em determinadas circunstâncias é uma poderosa arma de resposta.Amados leitores,voces já foram humilhados por seus superiores no trabalho?quem sabe um professor na escola chamou sua atenção na frente de todos os alunos?talvez voce tenha algum exemplo em sua vida em que voce foi convidado a dar uma resposta imediata a determinadas afrontas,esqueça as respostas imediatas,elas nunca nos levam a bons lugares,é sempre bom refrescar a cabeça,contar até 10,100 ou mil se for necessário.Selecione as palavras ditas,as palavras imediatas e rancorosas acabam trazendo sérias consequências.
     Amados leitores,Paulo informa que existem dois tipos de crentes,o carnal e o espiritual,a palavra carne nos ensinos Paulinos significam os sentidos( tato,olfato,visão,paladar,etc..)o crente espiritual ele é governado pelo Espírito de Deus que habita dentro dele.Os desejos carnais estão dentro de nós,mas eles não nos dominam,o Espírito de Deus sim,ele é o poder maior,mas porque determinados crentes são carnais,pois em vez de darem a oportunidade para o Espírito agir em suas vidas,eles preferem agir com os sentimentos,liderados pelo ego.
     Portanto amados leitores,nunca se exaspere.A bíblia permite que nos iremos,só não permite que coloquemos o sol sobre a ira.Efésios 4:26,diz: “ irai-vos,e não pequeis,não se ponha o sol sobre a vossa ira “.A ira foi criada por Deus,devemos nos irar quando vemos a injustiça no mundo,devemos nos irar quando vemos satanás destruindo as pessoas,devemos nos irar quando vemos os déspotas e ditadores no poder,devemos nos irar quando alguém nos faz mal,mas não podemos pecar,e quando nossa ira deixará de ser permitida para ser pecado e proibida,quando colocamos “ o sol “ ou seja quando deixamos que ela aumente de intensidade e passe a ser um ira nociva ao portador e aqueles que serão alvo desta ira.Pessoas iradas podem ferir e matar uma pessoa.


     O AMOR ÁGAPE NÃO SE RESSENTE DO MAL

     A palavra grega aqui é : “ logizomai “ que significa: “ calcular,contar,considerar,creditar na conta de alguém.Quem tem o amor ágape,não fica se ressentindo dos males da vida,pois sabe que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus,daqueles que foram chamados segundo o seu propósito.
     Existem alguns crentes amargurados,pessoas que dizem que não perdoam a Deus por que foram alvos de tragédias na vida.Perderam um filho num acidente e culpam a Deus,o esposo foi assassinado e culpa a Deus,não conseguiu pagar a casa própria e culpa a Deus,não se formou na faculdade e culpa a Deus.
     O ser humano em geral sempre culpa a Deus ou o diabo pelo que ocorre com ele na vida,se esquece de colocar a si próprio como responsável por boa parte dos problemas da vida.
     O servo de Deus tem um coração cheio de Deus,o Espírito Santo habita dentro dele,porque armazenar raizes de plantas espirituais que brotarão para o nosso prejuízo.Hebreus 12:15,diz: “ atentando diligentemente por que ninguém seja faltoso,separando-se da graça de Deus,nem haja alguma raiz de amargura que brote,vos perturbe,e por meio dela,muitos sejam contaminados “.Amados,os sofrimentos da vida,servem para nos amoldar e não para nos destruir ou nos piorar,os desafios da vida,nos fazem crescer,amadurecer,portanto não devemos dar crédito ao mal,devemos nos alegrar com o nosso Deus,Jó era amado por Deus,mas nem por isto Deus o poupou das investidas de satanás,Jó perdeu o que tinha que perder e manteve o que tinha de mais importante a sua fé em Deus,Jesus era o mais amado de todos os homens por seu pai,mas esta condição não o impediu de ser humilhado,crucificado e morto,na mão de seus algozes,mas Deus ressuscitou JESUS e lhe deu um nome acima d de todo o nome.
     Amados leitores,não se angustiem,não guardem ressentimento,perdoe aqueles que lhe fazem mal,ore por eles,eles precisam de voce,voce pode ajudá-los a mudar de vida,a serem melhores.
     A palavra ressentir,signica: “ sentir de novo “,ou seja na época em que a pessoa foi magoada por alguém,ele sofreu e continua sempre se lembrando do que aconteceu portanto,continua sofrendo.Amados leitores,não podemos ficar sofrendo a vida inteira por problemas que já passaram,é necessário seguir em frente,com um coração limpo e cheio de alegrias e esperança,o amor ágape pode fazer isto em nossa vida.


     O AMOR ÁGAPE NÃO SE ALEGRA COM A INJUSTIÇA

     Davi é lembrado na bíblia não como um perfeito servo de Deus,aliás ele não é citado em estudos bíblicos sobre a família estruturada,nem como exemplo de marido sincero fiel,mas Davi é lembrado por ser um homem “ segundo o coração de DEUS”,o que esta frase significa?exatamente o que ela está dizendo.O coração de DEUS,ou sua própira natureza é voltada para os miseráveis do mundo,a palavra misericórdia tem este significado.MISERI ( MISERÁVEIS) CÓRDIA ( CORAÇÃO ),portanto uma pessoa que representa Deus não pode ter um coração diferente do de Deus,não pode pensar diferente do criador.Os servos de Deus através da história da humanidade,são como Davi,homens e mulheres segundo,ou que seguem,ou que acompanham o coração de Deus.
     Deus sempre mostrou que é contra a injustiça,por que Deus é a própria justiça,ele é jeova tsdikenu,senhor justiça nossa.Amado leitor em todas as sociedades mesmo nas mais democráticas a injustiça está presente.Injustiça é a não aplicação da justiça,e como Deus é a justiça,é a falta de obediência as leis de Deus expressas na bíblia sagrada.
     As leis democráticas de hoje,são baseadas na bíblia,a socieda ocidental é fundamentada,ou pelo menos deveria,em JESUS CRISTO.A bíblia diz para os ricos dividirem parte de sua riqueza com os pobres,porque alguém ter muito e outros não terem nada?a terra que pertence a Deus,não aos governos nem aos latifundiários,deve ser distribuida entre os moradores da terra.Hoje vemos milionários vivendo em mansões e outras pessoas morando debaixo de viadutos.É justo isto?Algumas pessoas dirigem carros caríssimos outras pessoas se locomovem em trens superlotados,que nem conseguem ficar em pé direito,isto é juto?Algumas pessoas comem do bom e do melhor,comidas nacionais e importadas,enquanto milhões de pessoas no planeta morrem de fome,isto é juto?Amados,as nações estão se armando,com medo de ataques terroristas e de invasões de vizinhos,milhões de dólares são gastos anualmente com armamentos sofisticadíssimo,dinheiro este que daria para alimentar os pobres do mundo,isto é justo?amados leitores,voces sabiam que existe uma estação espacial internacional,a pouco tempo,o Brasil enviou um astronauta de carona,e por esta carona nosso país que diz que não pode aumentar o salário mínimo que inflaciona,conseguiu dinheiro para um astronauta dizer ao mundo que o Brasil também quer fazer parte da elite internacional que pode ir ao espaço também.Amados isto é justo,milhares de brasileiros poderiam ser beneficiados com este dinheiro,não estou dizendo que não seja importante esta viajem interplanetária,o que estou dizendo é que não é prioritária.Em nosso país milhares de pessoas não tem trabalho,casa própria,esgoto,saúde,segurança,etc..Todo o dinheiro arrecadado da nação tem que ser usado a serviço da nação.
     Eu vivo na área de Boston,nos Estados Unidos,não vejo as pessoas reclamarem aqui dos impostos pagos,e porque não reclamam?porque voce dirige em estradas maravilhosas,voce tem saúde,educação,segurança e etc..mas as pessoas reclamam do dinheiro gasto com armamentos que poderiam beneficiar os pobres do mundo.
     Quem tem o amor ágape,não se alegra com a injustiça.Amados leitores,como servos de DEUS,temos que tentar imaginar o que Deus sente quando vê tanta injustiça.Devemos sentir o mesmo,a mesma tristeza que Deus sente.Tem pessoas que vêem os políticos roubando o dinheiro do povo em vez de se entristecerem,ainda se alegram,já ouvi pessoas dizerem: “ se ele rouba,mas se faz obras está tudo bem “.Outros vêem na tv,os políticos indiciados pelo mensalão,vampiros,sanguessugas,e quando tem oportunidade de tirá-los do poder nas eleições,dizem que vão anular o voto ou que irão votar.
     Amados leitores,as pessoas as vezes querem culpar a Deus pelas injustiças que ocorrem no mundo e perguntam: “ onde estava Deus quando aquela guerra começou? “,ou “ onde estava Deus quando aquela criança foi assassinada? “.Queridos,Deus criou o planeta terra,e colocou administradores aqui,as autoridades são “ ministros de Deus “ ( Romanos 13:4) portanto deveriam ter a bíblia guardada em seus corações para aplicá-las em suas administrações,mas não é isto o que acontece na prática,portanto o culpado pelos problemas das nações,sãos os maus líderes e as pessoas que os apoiam.
     Amados leitores,sabemos que a justiça só será plena neste planeta no milênio,neste período,Jesus virá com sua igreja para reinar na terra por mil anos,neste período,o fomentador da injustiça satanás será preso pelo próprio DEUS.Enquanto isto não ocorre,os servos de Deus devem lutar contra a injustiça,informando a humanidade que justiça verdadeira só encontramos em JESUS.

     O AMOR ÁGAPE REGOZIJA-SE COM A VERDADE

     Do latim “ veritate “,verdade é a conformidade com o real,exatidão realidade.Amados leitores,quando uma pessoa diz a verdade,ela sempre repetirá a mesma coisa,mas se mente,quando repetir por várias vezes,ela esqueçerá de dizer algumas coisas e acrescentará outras,por que?por que quem mente não diz a realidade,o que é exato sobre algo ou alguém,é por isto que nos tribunais americanos,antes de qualquer testemunho,as pessoas são convidadas a jurar sobre a bíblia,jurando em nome de Deus que nunca mente,que o que a pessoa dirá é a mais pura verdade.Os detectores de metais,se baseiam neste princípio,alguém diz algo,depois deve repetir o que disse,se mudar o que falou anteriormnte,é porque mentiu.Se a pessoa mentir em juízo,as consequências serão graves.João 8:44 diz: “ vós( escribas e fariseus) sois do diabo,que é vosso pai,e quereis satisfazer-lhes aos desejos.Ele foi homicida desde o princípio,e jamais se firmou na verdade,porque nele não há verdade.Quando ele profere a mentira,fala do que lhe é próprio,porque é mentiroso e pai da mentira “.
     Amados segundo lemos,a mentira teve um início e um pai,todos os que hoje praticam a mentira,estão vinculados a este primeiro mentiroso,satanás.João 14: 6,diz: “ respondeu-lhe Jesus : eu sou o caminho,e a verdade ,e a vida ninguém vem ao pai (DA VERDADE ) senão por mim”.Hebreus 6:18,diz que é: “ impossível que Deus minta “.Tito 1:2 diz que Deus não pode mentir.Amados servos do senhor,nosso Pai é a verdade,nosso senhor é a verdade,nosso arqui-inimigo é o pai da mentira,e todos os seus seguidores,são filhos da mentira,por isto mentem com tanta naturalidade.
     Amados leitores,se voce por algum motivo teve que mentir peça perdão a Deus,porque a mentira desagrada profundamente a Deus.Efésios 4:25,diz: “ por isso deixando a mentira,fale cada um a verdade com o seu próximo,porque somos membros uns dos outros “.Em Colossenses 3:9,lemos: “ não mintais uns aos outros,uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem,que se refaz para o pleno conhecimento,segundo a imagem daquele que o criou “.Amados somos seres criados a imagem e semelhança de Deus,o pecado nos transfigura,mas JESUS em nossa vida,nos faz parecer com Deus novamente,nos refazemos para conhecer Deus plenamente.
     Apocalipse 22:15,diz algo importante a respeito dos mentirosos.Vejamos: “ pois ficam fora os cães ( pessoas de mal carter ),os feiticeiros,os impuros,os assassinos,os idólatras,e todo aquele que ama e pratica a mentira.
     Amado leitor,não fique triste por que voce tem sido honesto no seu trabalho e seu colega que é desonesto tem sido promovido,regozije-se com a verdade.Não fique triste por que milhares de maridos e esposas tem traído seus companheiros,e ninguém até hoje descobriu,se regozije com a verdade que voce tem sido um marido e uma esposa fiel,cumprindo sua função de marido e esposa na presença de Deus.Não fique triste por que os políticos do Brasil tem mentido descaradamente e ninguém consegue tirá-los do poder,regozije-se com a verdade de que Deus tudo vê,e a qualquer momento eles serão desmoralizados.Amados não acreditem na mentira do diabo que todas as religiões levam a Deus,mas se regozije com a verdade que JESUS o seu senhor vai conduzir voce a presença do pai.Amados não acreditem na mentira do diabo que voce é um derrotado e que seus problemas não tem solução,mas regozije-se com a verdade que voce é mais do que vencedor e que seus problemas não são seus mas de Deus que tem poder para resolvê-los.
     Amados deixem seus corações se encherem com as verdades que a bíblia diz sobre voce e seus familiares,o restante é mentira do diabo,e mentira não prevalece com a verdade.JESUS tem sido proclamado entre os povos,porque todos os que falam sobre ele,dizem a verdade,o diabo tem sido desmoralizado ao ponto dele se esconder atraz de líderes,religiosos e outras pessoas,por que ele é mentiroso,e todo mentiroso não tem credibilidade.

O AMOR ÁGAPE TUDO SOFRE,TUDO CRÊ,TUDO ESPERA,TUDO SUPORTA

     O amor ágape na vida do crente transmite uma capacidade para resistir as dores e sofrimentos da vida.Enganam-se redondamente,aqueles que dizem que o crente não sofre,que somente endemoninhados é que sofrem,fico imaginar se estas pessoas sequer tem bíblia sagrada em suas estantes,pois todos os chamados por Deus na bíblia sofreram de uma forma ou de outra.Paulo o mestre da teologia sistemática diz em I Coríntios 10:13: “ não vos sobreveio tentação que não fosse humana,mas Deus é fiel,e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças,pelo contrário,juntamente com a tentação,vos proverá livramento,de sorte que a possais suportar”. O crente TUDO SOFRE,o servo de Deus tem poder para suportar tentação e todas as dificuldades da vida,quando a tentação ou prova vem,juntamente,ou seja ao mesmo tempo provê o livramento.Em II Timóteo 3:12,diz: “ ora todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus,serão perseguidos “.Eu não conheço perseguição que não traga sofrimento,Paulo informa que todos aqueles que querem viver piedosamente ou seja de maneira que agrade a DEUS,sofrerão perseguições.
     Amados leitores,quem sabe voce está agora se perguntando: “ porque estou enfrentando esta luta ?“, “ porque tanta dor e sofrimento ? “.Amados,faz parte do pacote completo da vida cristã,o sofrimento.Talvez alguns pregadores não informem isto as pessoas,prometem o que Deus não prometeu nem assina embaixo.Prometem riquezas,muitos dons,prosperidade e alegria,este é apenas um lado da moeda,o outro é dor e sofrimento,mas não são sofrimentos contínuos sem alìvio,mas sofrimento com os cuidados diretos do médico dos médicos,JESUS.Este sabe o que é sofrer pela obra de Deus e pode nos ajudar nos momentos difíceis que enfrentamos.
     O crente TUDO CRÊ.Esta frase não significa que o crente crê em tudo mas que ele em tudo o que passa na vida,ele crê que tem saída,que tem solução,que há uma porta da parte de DEUS,mas de onde vem esta certeza dos servos de DEUS?Dos exemplos práticos da bíblia,se somos servos de DEUS,precisamos ler na bíblia como Deus socorreu o seu povo que acreditou nele.Deus livrou Moisés de Faraó e dos Egípcios abrindo o mar vermelho,Com Josué ele derrobou a muralha de Jericó,Davi testemunhou o “gigante “ Golia cair diante dele.Abraão viu Deus poupar seu filho,oferecendo um cordeiro em seu lugar,Daniel viu o Leão ficar manso por ordem do LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ,os amigos de Daniel,estavam na fornalha ardente,Deus não os tirou de lá,mas foi fazer companhia a eles,como o quarto homem na fornalha.Jó não foi poupado por Deus das perdas que teve na vida,mas foi agraciado por ele por sua mão poderosa conduzindo-o até o final de sua prova.Jesus è certamente nosso maior exemplo de que DEUS tem sempre solução para os problemas do homem.Para resolver o problema do pecado,Deus enviou JESUS que morreu na cruz pela humanidade,mas como Jesus era Deus a morte não poderia ter poder sobre ele,por isto Deus o ressuscitou dentre os mortos.Deus tem poder para criar o universo,tem poder para criar o homem,Deus tem poder sobre satanás,o inferno e a morte,portanto Deus tem poder sobre qualquer situação,basta que ele queira,se ele quizer ele faz a terra girar ao contrário,se ele quizer ele cura aidético ou canceroso,se ele quizer ele pode criar um emprego só para oferecer a um servo Dele.
     Amados leitores,Deus honra a fé de seu povo,exercite a sua fé nos momentos difíceis da vida e voce verá milagres extraordinários ocorrerem.O crente tudo crê,ou seja crê que tudo é possível ao que crê.
     O servo de Deus também TUDO ESPERA.Não confundamos a fé com a esperança.A fé é a força de Deus em nós que nos impulsiona em busca da realização de nossos desejos e sonhos, esperança é a forma pelo qual aguardamos os nossos sonhos se realizarem.Alguns esperam louvando e adorando a Deus,outros esperam reclamando e achando que está demorando a chegar.Amado voce que tem o ágape habitando em voce,tudo espera,ou seja espera a benção,mas também espera a luta,a prova,espera a alegria mas também a tristeza,espera o sorriso,mas também o choro,espera a morte,mas também a ressurreição,quem anda com DEUS tudo espera,mas espera,o povo de Deus nunca é surpreendido com a vida,pois sabe que Deus está no controle de tudo,e no final a matemática de Deus dará resultado positivo.Ganhou um carro,perdeu um emprego,ganhou uma esposa,mas perdeu um amigo,perdeu dinheiro na bolsa de valores,mas ganhou a salvação da alma,perdeu amigos que frequentavam a casa antes da conversão,mas ganhou irmãos da fé,no final sempre o saldo é positivo.
     Amados leitores,espere tudo com DEUS,se alegre com sua vida,não seja uma pessoa rancorosa,triste e magoada,mas se alegre com a vida e com Deus,aguarde dias melhores,DEUS tem sempre algo bom pra nos dar,creia nele,espere nele.Uma derrota hoje é o prenúncio da vitória de amanhã.Quem tem que ficar de cabelo arrepiado com o futuro não é voce,mas o diabo,pois o futuro dele já está definido em Apocalipse 20,quando este dia chegar,o diabo vai pagar por tudo de mal que fez a humanidade e aos servos de Deus,ele não pode esperar coisa boas para ele não,como dizem no ditado popular: “ o dele está guardado “.
     O crente TUDO SUPORTA,o crente é resitente,mas o crente não precisa ir a um centro de umbanda fechar o corpo,também não precisa da proteção dos orixás da Bahia para protegê-lo,o crente também não precisa de figa nem dente de coelho,pois o crente tem como cobertura,o poder de JESUS CRISTO.
     O crente tudo suporta.Suporta humilhações,pois desta forma ele pode ser exaltado no futuro,ele suporta dor através de doenças,suporta tristezas por perda de entes queridos,suporta ficar desempregado,pois o mesmo que Deus o primeiro emprego é o que dará o segundo,o terceiro,etc..Suporta habitar entre os ímpios,pois sabe que passará a eternidade com Deus.Suporta ver seus inimigos vencendo pois sabe que o que os espera é a derrrota.Amados leitores,não importa o que voce esteja enfrentando hoje,voce é capaz de suportar tudo,pois DEUS estará ao seu lado todo o tempo,não se esqueça disto,este conhecimento fará toda a diferença nestes momentos difíceis que voce enfrenta.


     O AMOR JAMAIS ACABA,AS PROFECIAS,LÍNGUAS E CIÊNCIA PASSAM

     De tudo o que Paulo falou sobre o amor este é um dos mais importantes detalhes.Existem coisas neste universo e planeta que um dia deixarão de existir,outras permanecerão para sempre.Sempre gostamos de coisas que duram,por isto preferimos uma jóia de ouro a uma bijouteria,preferimos um diamante,a uma falsa ametista.Preferimos uma casa de alvenaria a uma casa de madeira,preferimos um emprego federal a um bico.Já que gostamos das coisas que duram,certamente vamos preferir o amor as profecias,línguas e ciência.
     Existem crentes brigando por causa de profecia,uns dizem que a profecia acabou com João Batista o último dos profetas,outros acham que ela continua e profetas e profetizas devem estar em atividade na igreja hoje,este tema não é motivo para dissenções na igreja,pois cada servo de DEUS há de prestar contas de seu serviço ao reino de DEUS,Deus não nos autoriza discutir sobre temas polêmicos sobre a igreja,ele nos chamou para servi-lo,para ganhar vidas.Quem vive discutindo com outro servo de Deus,deixa de amar o outro somente por que não pensa como ele,amados leitores,a profecia desaparecerá,no momento em que JESUS reinar neste planeta e subir com sua igreja,ninguém estará mais aqui pregando ou profetizando,portanto ame o seu irmão e o seu inimigo,ame,ame e ame somente.
     Tem crente brigando por causa de línguas extranhas,algumas que ouvimos por aí são realmente extranhas inclusive para DEUS.Hoje a igreja é dividida em tradicionais e pentecostais.O tradicional não vê necessidade no uso de línguas a não ser que seja em oração privada,o pentecostal quer falar em línguas no churrasco,no lazer,no culto,na casa do irmão,no hospital,no carro,na bicicleta,este acha que ele só será crente de verdade se falar em línguas extranhas.Conheço uma pessoa aqui em Boston,que me disse que acha tão bonito falar em línguas,que como Deus não lhe deu nenhuma língua ele copia a língua que a irmã líder do grupo de oração fala.
     Amados não vamos ficar brigando com os outros irmãos por causa das línguas extranhas,em vez de brigar,use o seu idioma,a língua de sua pátria,o seu vernáculo para evangelizar,lembre-se que as pessoas no passado falavam uma só língua,mas por causa do orgulho,DEUS determinou que as pessoas se dispersassem falando línguas diferentes.Amados leitores o amor permanece,mas as línguas cessarão.Um dia todos os habitantes do planeta falarão uma só linguagem,a linguagem do amor a Deus e aos seus irmãos que vão morar nos céus.


     QUANDO EU ERA MENINO,FALAVA COMO MENINO

     Perceba a genialidade de Paulo aqui,parece que ele insere uma frase no texto sem nenhum vínculo com o que vem antes nem com o que vem depois,mas se enganam os que pensam desta maneira,Paulo está falando sobre a importância do amor sobre tudo,e aqui fala da importância de amadurecermos.
     Ele diz que quando era criança,falava como tal,pensava e sentia como criança,mas quando se tornou adulto tinha que agir conforme esta maturidade.O amor amadurece o ser humano,muitas das infantilidades que vemos na igreja hoje,é originada pela ênfase dada aos dons,profecias,línguas,etc... e pouca ênfase dada ao amor.Os servos de Deus tem que amar,amar os inimigos,e principalmente os servos de Deus,que fazem parte de outras denominações,temos que crescer,temos que parar de tomar mamadeira e comer alimento sólido,temos que tirar as fraldas e usar bermudas,temos que pensar e sentir como adulto espiritual,da mesma forma que um adulto físico não age como um bebê.
     Amados leitores em que fase da vida cristã está voce?voce começou agora e é um bebê,ou ja se passaram muitos anos e voce continua querendo mamadeira?quem sabe voce tem perdoado os que lhe fazem mal?talvez voce tem procurado amar e entender os outros servos de Deus que não fazem parte de sua denominação.Amados,DEUS nos convida hoje a crescer um pouco mais,mais o alimento para este crescimento é a palavra de Deus que nos ensina a amar.Amar sempre a quem quer que seja,se voce já chegou a este nível,voce já é um adulto espiritual.



     AGORA,PERMANECEM A FÉ,A ESPERANÇA E O AMOR


     O nosso mundo está cheio.Cheio de religiões,cheio de intelectuais,cheio de conhecimento,cheio de tecnologias,cheio de pessoas talentosas e inteligentes,mas haverá um dia em que tudo e todos cessarão,de tudo o que existe,tres coisas permanecerão,a fé, a esperança e o amor.
     Os que crêem em DEUS permanecerão por toda a eternidade,esta confiança em Deus os levará aos céus dos céus,a nova Jerusalém,esta fé,proporcionou estas pessoas esperarem o cumprimento das promessas de Deus,é por isto que a esperança também fica,ela está conectada a fé,mas o maior destes é o amor.
     Aleluia,se conseguirmos viver nesta terra com estas tres virtudes,seremos as pessoas mais felizes do universo,mas se o amor tiver prioridade em nossa vida,então a fé e a esperança terão realmente sentido.Amados leitores,de que adianta irmos aos cultos,levantarmos nossas mãos,entregarmos nossos dízimos e nossas ofertas,se em nosso coração temos ódio contra alguém,nossa vida precisa estar plena diante de Deus,antes de oferecermos qualquer coisa em culto a DEUS,devemos pedir para que ele nos sonde, e nos transforme,esta benção é a maior que um crente pode ter em um culto,as demais são secundárias.
     Que possamos amar a Deus e as pessoas,desta forma terá valido a pena nascer e morrer neste planeta.Amados leitores,obrigado mais uma vez por me acompanhar em minhas reflexões bíblicas,meu desejo é que Deus possa ter falado ao seu coração,e mais do que ter falado,meu desejo é que Deus tenha transformado voce em um ser amante.Que DEUS te abençoe.

Pr. Julio Neris
INTERNATIONAL LECTURER
CONFERENCISTA INTERNACIONAL

     

.






























































Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52888


Outros títulos do mesmo autor

Artigos CRER E DESCANSAR Julio Neris
Artigos AMO AO SENHOR PORQUE ELE OUVE A MINHA VOZ Julio Neris
Artigos O AMOR E MAIOR QUE A FE E A ESPERANCA Julio Neris
Artigos JESUS UM EXEMPLO PARA TODAS AS PESSOAS Julio Neris
Artigos DEUS CURA DE VARIAS MANEIRAS Julio Neris
Artigos TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE,JESUS Julio Neris
Artigos O MELHOR ANO E AQUELE EM QUE NOS APROXIMAMOS DE DEUS Julio Neris
Artigos NATAL E TEMPO DE APRENDER SOBRE HUMILDADE Julio Neris
Artigos NATAL E LEMBRAR QUE O VERBO SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NOS Julio Neris
Artigos CELEBRAR O N ATAL E SABER QUE DEUS NOS AMA Julio Neris

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 13.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69060 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57962 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57608 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55880 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55192 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55147 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55029 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54931 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54899 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54883 Visitas

Páginas: Próxima Última