Uma em cada mil crianças no mundo nasce profundamente surda. Além disso, muitas pessoas desenvolvem problemas auditivos ao longo da vida, através de acidentes ou doenças. No Brasil, quase 10 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência auditiva, desses, mais de 2 milhões tem deficiência severa ou surdez. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, esse número pode ser ainda maior, cerca de 28 milhões de surdos no Brasil e mais de 200 milhões no mundo.
Em nosso país existem 2 línguas oficiais, o Português e a Libras. Por esse motivo esses 2 grupos sociais se comunicam de forma totalmente diferente. 70% dos surdos não entendem a língua escrita de seu próprio país e a maioria dos ouvintes não conhecem a Língua de Sinais. Por esse motivo, os surdos enfrentam grandes dificuldades em obter informação e buscar conhecimento. E as empresas, por sua vez, não conseguem criar um canal eficaz de comunicação com eles, o que gera uma enorme lacuna no mercado pela falta de comunicação.
Foi pensando nesse grave problema que nasceu a Hand Talk, uma solução que possibilita acessibilidade e inclusão social através de uma plataforma de tradução simultânea para Língua de Sinais. O principal benefício para os surdos é a maior acessibilidade e informação através da interpretação em tempo real para sua língua oficial.
Entre Julho e Novembro de 2013, o aplicativo teve mais de 80.000 downloads e mais de 3.000.000 traduções feitas. Além disso, em agosto de 2013, a Hand Talk foi selecionada pela Apple para vir embarcado nos próximos smartphones fabricados no Brasil. Além disso foi eleito pela ONU como o melhor aplicativo social do mundo e como a solução mais inovadora em 2012 pela Rio Info.
No Brasil, algumas soluções foram criadas para atender essa alta demanda da população, entretanto, as oportunidades de empreendedorismo nesse segmento ainda estão em expansão no país. É preciso estar de olhos abertos, pois nunca se sabe de onde virá o próximo grande salto.
Mas afinal, o que são negócios de impacto social? São negócios que buscam associar lucro financeiro com o impacto social positivo, ou seja, possuem em sua genética a preocupação com a população de baixa renda. Além disso, os negócios de impacto devem possuir potencial de escala.
A Artemisia é, no Brasil, a principal articuladora de negócios de impacto social, a ONG oferece aceleração para projetos que busquem atender de forma eficiente os negócios de impacto social. A disseminação do conceito de negócios de impacto social é realizada por meio do Movimento CHOICE, criado pela Artemisia para engajar universitários dispostos a mudar o mundo. O CHOICE já impactou mais de 50 mil universitários e formou 527 embaixadores.
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