Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A geração inquieta de empreendedores sociais
Barnabé Lucas de Oliveira Neto

Uma geração inquieta, composta por empreendedores de garagem. Essa é uma das possíveis formas de se referir à nova geração que vem trazendo consigo atitude, inovação e responsabilidade social em um mesmo pacote. Sem dúvida, esses empreendedores inquietos podem ser encontrados nos quatro extremos do Brasil, não é necessário ficar de olhos sempre abertos para encontrá-los, basta perguntar em qualquer lugar quem já está mudando o mundo que meia dúzia deles se levantará.

Essa geração de empreendedores inquietos que está amadurecendo, vem adquirindo novos conceitos, um deles é o de negócio de impacto social, em outras palavras, negócios que conseguem conciliar lucro com algum impacto positivo nas classes de menor poder aquisitivo. É importante notar que esse novo conceito tem sido disseminado com a ajuda de uma forte rede de universitários, o Movimento CHOICE, que já formou mais de 600 embaixadores e mobilizou mais de 50 mil universitários, essa rede que é apoiada pela ARTEMISIA (fomentadora e aceleradora de negócios de impacto social há 10 anos no Brasil), vem mostrando que é possível pensar em negócios que ajudem na resolução dos problemas sociais.

Basicamente, os negócios de impacto social possuem as seguintes características: focam em atender a baixa renda, possuem a intenção de resolver um determinado problema, são facilmente escaláveis, apresentam rendimento (uma vez que são negócios) e o impacto social está fortemente relacionado à atividade principal do negócio.

Um dos negócios de impacto social no Brasil que vem transformando a realidade de
jovens que desejam empreender, mas não possuem dinheiro para isso, é o Banco Pérola. Fundado em 2009 pela jovem empreendedora Alessandra França, o Banco Pérola é o primeiro banco que fornece microcrédito orientado produtivo, oferecendo também consultoria financeira, para jovens de baixa renda que querem empreender, mas não possuem nem recursos financeiros, nem apoio para estruturar seu negócio. Para fazer o empréstimo, a única garantia exigida é que ele seja feito por grupos solidários empreendedores, onde grupos de 3 a 5 negócios se comprometem solidariamente a honrar com o valor do microcrédito dos outros. Se determinado empreendedor não cumprir com as parcelas, os demais poderão ser cobrados para saldar o débito.

Os resultados do Banco Pérola são realmente impressionantes. Nos quatro primeiros
anos, o banco conseguiu emprestar R$ 3 bilhões, com mais de 500 negócios apoiados e ajudando mais de 2000 pessoas beneficiadas. O índice médio de inadimplência é de apenas 2,5%, contrariando o senso comum de que pessoas de baixa renda são más pagadoras por não conseguirem comprovar renda e endereço ou por não terem como apresentar garantias.

O Banco Pérola é apenas um dos exemplos de negócios de impacto social no Brasil, essa nova geração de empreendedores inquietos que desejam resolver problemas sociais tem tudo para ser a orientadora da transformação social de uma forma geral. E você vai ficar de fora dessa? Conheça o conceito que é a bola da vez e vem empreender também.





Barnabé Lucas,

Analista de Projetos

Embaixador CHOICE


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52817


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A geração inquieta de empreendedores sociais Barnabé Lucas de Oliveira Neto
Artigos Conheça o Banco Pérola Barnabé Lucas de Oliveira Neto
Artigos Conheça a Vivenda Barnabé Lucas de Oliveira Neto
Artigos Conheça o M-Pesa Barnabé Lucas de Oliveira Neto
Artigos Clínica Del Azúcar Barnabé Lucas de Oliveira Neto
Artigos Conheça a Bridge Barnabé Lucas de Oliveira Neto
Artigos Conheça a Saútil Barnabé Lucas de Oliveira Neto
Artigos Conheça a Nuru Energy Barnabé Lucas de Oliveira Neto
Artigos Conheça o Mi Tienda Barnabé Lucas de Oliveira Neto
Artigos Conheça a Lifespring Barnabé Lucas de Oliveira Neto

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 16.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69061 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57964 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57612 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55884 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55194 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55151 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55032 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54935 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54904 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54892 Visitas

Páginas: Próxima Última