Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Pão de Ló
Gladyston costa

O céu cinza pela manhã encobre o sol que se espreme entre as nuvens de chumbo, é possível ver de cima do viaduto. O cheiro do café fresco não é suficiente para trazer à memória os tempos de leveza da juventude. Os olhos dialogam com as luzes vermelhas dos carros em marcha lenta á frente, toneladas de ferro sobre o frio asfalto da cidade a conduzirem vidas solitárias. Atrás do volante o corpo ainda reclama a cama que ficou para trás e se intoxica com a rotina que se apresenta, tão repetitiva quanto às luzes das lanternas dos carros pela avenida. Vidas represadas e solitárias presas em uma bolha de aço. A face mascada pelo tempo e os fios brancos do cabelo decoram o espelho retrovisor, reflexo mudo de uma vida engolida pela razão contida nas linhas retas dos edifícios e calçadas, prêmios concebidos pela ganância do homem. O céu sem cor e o vento frio e sem graça nessa manhã de outono, em São Paulo, não trazem à mente o conforto da boa imaginação, onde os sonhos ganham vida, os bons sonhos de tempos do vigor juvenil. Os olhos de pouco brilho e o corpo pesado e sonolento, aprisionados na rotina apenas coexistem com sonhos abafados e distantes. A manhã é cinzenta na cidade, as pessoas em seus pequenos mundos particulares seguem pela avenida em ritmo lento, porém acelerado pela vida capital concedida pelo deus mercado com suas bolsas de valores. É congruente a solidão por trás do volante com a companhia muda das notícias que vem do rádio... Um travesti morto na madrugada, mais um caso de peste na malásia, o dólar subiu, o governo vai mal, trânsito na cidade. Na avenida o semáforo abre, as buzinas gritam, o fluxo segue lento, as pessoas surtam e a vida é engolida. Os lapsos de memória que vem com a pouca luz que brilha do quase sol que surge, transgride a rabugice da manhã cinza... Muito antes, os pés mal tocavam o chão naquela corrida pelo campo, o corpo leve parecia voar e o vento tocava o rosto com intensidade crescente. Os semblantes com sorrisos juvenis pululam e os bilhetes e beijos são doces como mel na memória. Um Oásis nesse mais um dia de rotina que começa na cidade. Um pão de ló com uma bela cobertura de chocolate ou outra guloseima qualquer, é assim que a vida por vezes se apresenta. Come-se primeiro o doce para mais tarde se chegar ao miolo de obrigações da vida de gente séria e responsável, com suas contas e impostos a pagar. A racionalidade matemática da vida, com seus céus cinza em manhãs cáusticas, é uma armadilha em meio aos sonhos juvenis. Tem que se transgredir a lógica da vida, como ela tem sido, e não perder de vista o vento livre que bate na cara e o sol por trás das nuvens de chumbo. Os dias escravizados pela rotina são uma opção cega e falsa, uma verdadeira armadilha entre os sonhos juvenis e o futuro de uma vida plena de felicidades. O bolo da vida com seu recheio na superfície deve ser colocado em um liquidificador, misturados o vento da juventude, dos beijos atrás do muro, das corridas pelo campo, e dos sonhos sem fim, devem ser comidos do início ao fim para que a vida realmente seja vivida.

Gladyston Costa


Biografia:
-
Número de vezes que este texto foi lido: 52879


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Infarto Gladyston costa
Crônicas No trânsito, a cidade. Gladyston costa
Poesias Luz de vela Gladyston costa
Crônicas Segundos no farol e a vida Gladyston costa
Crônicas COVID 19, nem tão novo assim. Gladyston costa
Poesias A morte da velha rica Gladyston costa
Crônicas Desembarque pelo lado esquerdo do trem Gladyston costa
Crônicas O verme da razão Gladyston costa
Crônicas Insônia Gladyston costa
Poesias Gula capital Gladyston costa

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 48.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54471 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54453 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54443 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54242 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54191 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54139 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54125 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54047 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 53963 Visitas
Cansei de modinha - Roberto Queiroz 53939 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última