Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Vai uma pimentinha aí, candidato(a)?
A. Zarfeg

Maquiavel, meu amigo do peito, acaba de me informar que a pimenta faz um bem danado à saúde do bicho homem. E não se trata de invenção maquiavélica de última hora para ferrar os adversários em período eleitoral.

Pelo contrário, a ciência só comprova o que os bichos homens primitivos estavam carecas de saber: além de tempero, a pimenta-do-reino e/ou a malagueta possuem poderes analgésicos, anti-inflamatórios, vitamínicos, podendo até mesmo servir de xarope.

O ilustre candidato está se sentindo pra baixo – às vésperas dum compromisso eleitoral inadiável – por conta de uma enxaqueca, uma queda de imunidade, uma súbita depressão ou mesmo uma crise de hemorroidas? Não desanime, campeão! Vá de pimenta, que é tiro e queda!

A eficácia da danada, comprovada amplamente pelos especialistas, se deve a uma substância milagrosa chamada piperina ou capsaicina. O nome soa estranho como as coisas mágicas da natureza, mas o poder de cura é supimpa.

A mágica funciona assim (muita atenção, senhor candidato!): no exato minuto em que o companheiro ingere algo apimentado, a substância de nome exótico ativa os receptores sensíveis na língua e na boca do ilustríssimo. Esses receptores, por sua vez, transmitem ao cérebro uma mensagem primordial de que a boca está pegando fogo!

A seguir o cérebro, mais rápido que o saudoso Enéas (“Meu nome é Enéas!) de outros horários eleitorais, manda a equipe de bombeiros apagar o incêndio!

O efeito é imediato: tão logo o indivíduo incendiado põe-se a salivar, sua face transpira e seu nariz fica úmido, sinal de que está adentrando o paraíso aqui na terra...

Mais: o cérebro, ainda preocupado com qualquer resquício de chama, ativa a fábrica particular de endorfinas, que são hormônios do bem-estar, da euforia e da sensação de prazer.

Portanto, ilustre candidato(a), em vez daquela dose de uísque ou cachaça antes de encarar o palanque ou a verdade, no horário eleitoral, vá de pimenta. Porque ela é superior ao álcool e à demagogia. Mas, a conselho do meu amigo Maquiavel, prefira sempre as vermelhinhas.


Biografia:
Poeta, jornalista y otras cositas más.
Número de vezes que este texto foi lido: 52807


Outros títulos do mesmo autor

Poesias O que Drummond diria para Edilene neste dia 31? A. Zarfeg
Crônicas 27 ANOS A. Zarfeg
Ensaios “José” existencialista? A. Zarfeg
Crônicas Vai uma pimentinha aí, candidato(a)? A. Zarfeg
Crônicas Livro A. Zarfeg
Crônicas Gê ficou encantado A. Zarfeg
Poesias Ah, Izabel! A. Zarfeg
Crônicas É São João, minha gente! A. Zarfeg
Poesias À mestra, com carinho A. Zarfeg
Poesias You and me A. Zarfeg

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 16.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69013 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57920 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56760 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55838 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55114 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55063 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54952 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54893 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54822 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54811 Visitas

Páginas: Próxima Última