Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Patrícia Poeta ou... Poetisa?
A. Zarfeg

Apesar de não levar jeito com versos, a apresentadora do "Jornal Nacional", Patrícia, não esconde o orgulho que tem do sobrenome – Poeta.

Se, em vez de Patrícia Poeta, ela se chamasse Patrícia Poetisa, teria atraído tanto a atenção de todos quando assumiu a bancada do telejornal mais famoso do país no lugar de Fátima Bernardes?

De posse de "poeta", a jornalista teria sido beneficiada pelo atrativo linguístico, ainda que seja uma mulher bela e talentosa?

As palavras, que envolvem questões gráficas, semânticas e/ou afetivas, precisam ser levadas a sério. E quando se se trata de “poeta” ou “poetisa”, aí a coisa esquenta ou se complica... de vez.

Essa digressão não tem outra finalidade senão servir de desculpa para tocarmos na questão – relevante para uns, irrelevante para outros – sobre o uso cada vez mais unissex da palavra poeta...

A qual, diga-se de passagem, existe no português desde o século 14 – derivada do latim poeta, que veio por sua vez do grego poietes –, tendo nascido como substantivo masculino e mantido essa condição por séculos e séculos. Tanto que, para designar uma mulher que escreve versos, a tradição manda que usemos o termo poetisa.

No dia a dia, aqui ou em Portugal, contudo, tem se firmado a tendência – já vitoriosa – em tornar poeta um substantivo de dois gêneros, ou seja, para denominar tanto o homem como a mulher que se dedicam à arte de poetar.

Especialmente ela, que encara poetisa como um termo pejorativo ou, no mínimo, como uma palavrinha cheia de conotações condescendentes. Claro que esse fenômeno foi motivado pelo feminismo que permeou sobretudo a segunda metade do século 20.

Do lado de cá, Cecília Meireles foi a primeira a perceber poeta como um gênero neutro e o eu lírico como uma força, digamos, assexuada, conforme atesta o poema "Motivo": "Não sou alegre nem sou triste: sou poeta". Do lado de lá, uma geração depois, Sophia de Mello Breyner Andresen reivindicou para poeta o gênero feminino, firmando uma espécie de isonomia entre o macho e a fêmea de letras...

Certo é que, hoje em dia, ficou muito difícil encontrar uma poeta de verdade que se apresente como poetisa. Minto. Cynara Novaes, uma poeta de verdade, se apresenta como "poetisa, costureira de palavras, tecelã de frases arranjadas em versos".

Minto de novo. No poema "Sou e isso é tudo", ela deixou claro que é mais que isso. Vejamos: "Sou poetisa e, por mais que o mundo me renegue, continuarei assim / Por mais que o descaso a mim se apresente em forma / da ausência ou em forma de gente, continuarei poetisa / porque ser poetisa, ou poeta, como queiram, / é atemporal e está em mim como para o passarinho está seu canto / e, por consequência, seu natural encanto / Ninguém, ninguém jamais, poderá tirar isso de mim..."

Então, tá.


Biografia:
Poeta, jornalista y otras cositas más.
Número de vezes que este texto foi lido: 52810


Outros títulos do mesmo autor

Poesias O que Drummond diria para Edilene neste dia 31? A. Zarfeg
Crônicas 27 ANOS A. Zarfeg
Ensaios “José” existencialista? A. Zarfeg
Crônicas Vai uma pimentinha aí, candidato(a)? A. Zarfeg
Crônicas Livro A. Zarfeg
Crônicas Gê ficou encantado A. Zarfeg
Poesias Ah, Izabel! A. Zarfeg
Crônicas É São João, minha gente! A. Zarfeg
Poesias À mestra, com carinho A. Zarfeg
Poesias You and me A. Zarfeg

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 16.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68975 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57896 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56717 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55794 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55049 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54968 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54848 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54842 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54741 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54712 Visitas

Páginas: Próxima Última