Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A música na Educação Infantil
Desenvolvimento infantil através da Música
Joyce Caseca dos Santos Machado

Resumo:
Este artigo tem como objetivo descobrir se a música pode ser um auxílio no desenvolvimento infantil, em salas de pré-escolas. O método utilizado foi à pesquisa bibliográfica dos autores e análise dos questionários aplicados com alguns professores. Concluiu-se então que a música pode ser um auxílio no desenvolvimento pedagógico, no lúdico e no letramento e contribui para o desenvolvimento integral da criança.

A música é uma linguagem que se comunica através de sentimentos e sensações que está presente em várias situações. (BRASIL, 1998, p. 45) O artigo tem como objetivo investigar se a música pode ser um auxílio no desenvolvimento infantil, em salas regulares de pré-escolas.
       
       A música é uma ferramenta que contribui para formação integral da criança. Por meio dela a criança entra em contato com o mundo letrado e lúdico.
      Ensinar utilizando a música, ajuda a criança a valorizar peças musicais e teatrais, concertos, pois dando a oportunidade do conhecimento dos vários gêneros musicais ela tem a oportunidade de construir sua autonomia e criatividade.
      A criança interage o tempo todo com o meio e a música tem autonomia de provocar esta interação, pois, ela traz emoções, histórias que muitas vezes se identificam com as de quem as ouvem.
     Contudo, percebe-se que em todo o ensino há necessidade de uma mudança com relação à utilização da musica na Educação Infantil. Em algumas situações ela é utilizada somente para recreação como por exemplo, na hora do lanche, higiene , comemorações , em outras situações a música nem aparece no planejamento escolar como ela deveria ser explorada.
      Contudo, é preciso realçar que música na Educação Infantil significa o trabalho com linguagem musical, resgate cultural , exploração dos sons, , repertório musical da infância, conhecimentos esses que não necessitam formação específica (musical) do educador.
     As atividades musicais realizadas na escola não visam à formação de
Músicos e sim através da vivência e compreensão da linguagem musical a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções, ampliando a cultura em geral e contribuindo para a formação integral da criança.   

Número de vezes que este texto foi lido: 63954


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Educação Baseada na Natureza na Educação Infantil Joyce Caseca dos Santos Machado
Artigos CRIANÇA QUE CRIA,ARTE QUE ENCANTA Joyce Caseca dos Santos Machado
Artigos A ARTE E A EDUCAÇÃO Joyce Caseca dos Santos Machado
Artigos A Importância da Leitura Joyce Caseca dos Santos Machado
Artigos A Importância da Família na Escola Joyce Caseca dos Santos Machado
Artigos COMO O CÉREBRO APRENDE A LER. Joyce Caseca dos Santos Machado
Artigos A ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Joyce Caseca dos Santos Machado
Artigos A música na Educação Infantil Joyce Caseca dos Santos Machado
Artigos O brincar e a criança Joyce Caseca dos Santos Machado


Publicações de número 1 até 9 de um total de 9.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
A margarida que falou por 30 dias - Condorcet Aranha 64016 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 64015 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 64014 Visitas
Idéais - valmir viana 64014 Visitas
Poema à consciência - Condorcet Aranha 64010 Visitas
"Fluxus" em espanhol - CRISTIANE GRANDO 64009 Visitas
Insônia - Luiz Edmundo Alves 64005 Visitas
Mulheres - Ana Maria de Souza Mello 64004 Visitas
Os Dias - Luiz Edmundo Alves 64004 Visitas
O estranho morador da casa 7 - Condorcet Aranha 64001 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última