Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A música na Educação Infantil
Desenvolvimento infantil através da Música
Joyce Caseca dos Santos Machado

Resumo:
Este artigo tem como objetivo descobrir se a música pode ser um auxílio no desenvolvimento infantil, em salas de pré-escolas. O método utilizado foi à pesquisa bibliográfica dos autores e análise dos questionários aplicados com alguns professores. Concluiu-se então que a música pode ser um auxílio no desenvolvimento pedagógico, no lúdico e no letramento e contribui para o desenvolvimento integral da criança.

A música é uma linguagem que se comunica através de sentimentos e sensações que está presente em várias situações. (BRASIL, 1998, p. 45) O artigo tem como objetivo investigar se a música pode ser um auxílio no desenvolvimento infantil, em salas regulares de pré-escolas.
       
       A música é uma ferramenta que contribui para formação integral da criança. Por meio dela a criança entra em contato com o mundo letrado e lúdico.
      Ensinar utilizando a música, ajuda a criança a valorizar peças musicais e teatrais, concertos, pois dando a oportunidade do conhecimento dos vários gêneros musicais ela tem a oportunidade de construir sua autonomia e criatividade.
      A criança interage o tempo todo com o meio e a música tem autonomia de provocar esta interação, pois, ela traz emoções, histórias que muitas vezes se identificam com as de quem as ouvem.
     Contudo, percebe-se que em todo o ensino há necessidade de uma mudança com relação à utilização da musica na Educação Infantil. Em algumas situações ela é utilizada somente para recreação como por exemplo, na hora do lanche, higiene , comemorações , em outras situações a música nem aparece no planejamento escolar como ela deveria ser explorada.
      Contudo, é preciso realçar que música na Educação Infantil significa o trabalho com linguagem musical, resgate cultural , exploração dos sons, , repertório musical da infância, conhecimentos esses que não necessitam formação específica (musical) do educador.
     As atividades musicais realizadas na escola não visam à formação de
Músicos e sim através da vivência e compreensão da linguagem musical a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções, ampliando a cultura em geral e contribuindo para a formação integral da criança.   

Número de vezes que este texto foi lido: 60458


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A Importância da Leitura Joyce Caseca dos Santos Machado
Artigos A Importância da Família na Escola Joyce Caseca dos Santos Machado
Artigos COMO O CÉREBRO APRENDE A LER. Joyce Caseca dos Santos Machado
Artigos A ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Joyce Caseca dos Santos Machado
Artigos A música na Educação Infantil Joyce Caseca dos Santos Machado
Artigos O brincar e a criança Joyce Caseca dos Santos Machado


Publicações de número 1 até 6 de um total de 6.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
REPELENTE - LUCILENE COSTA LICA 62818 Visitas
Correntes neoliberais - Isadora Welzel 62274 Visitas
O apagão aéreo toma conta de nossas mentes - alex dancini 62094 Visitas
O ofício do professor - Patricia Ferreira Bianchini Borges 61775 Visitas
Os Construtores de Templos - Cesóstre Guimarães de Oliveira 61757 Visitas
Era uma vez...Espaço - Ivone Boechat 61731 Visitas
O câmbio na economia internacional - Isadora Welzel 61612 Visitas
Sobre a Coragem & Persistência - Geraldo Facco 61143 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 61130 Visitas
Projeto de Pesquisa: Supervisão Escolar e a Formação docente - GRAZIELA SOARES SOUZA RANSAN 60911 Visitas

Páginas: Próxima Última