Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A música na Educação Infantil
Desenvolvimento infantil através da Música
Joyce Caseca dos Santos Machado

Resumo:
Este artigo tem como objetivo descobrir se a música pode ser um auxílio no desenvolvimento infantil, em salas de pré-escolas. O método utilizado foi à pesquisa bibliográfica dos autores e análise dos questionários aplicados com alguns professores. Concluiu-se então que a música pode ser um auxílio no desenvolvimento pedagógico, no lúdico e no letramento e contribui para o desenvolvimento integral da criança.

A música é uma linguagem que se comunica através de sentimentos e sensações que está presente em várias situações. (BRASIL, 1998, p. 45) O artigo tem como objetivo investigar se a música pode ser um auxílio no desenvolvimento infantil, em salas regulares de pré-escolas.
       
       A música é uma ferramenta que contribui para formação integral da criança. Por meio dela a criança entra em contato com o mundo letrado e lúdico.
      Ensinar utilizando a música, ajuda a criança a valorizar peças musicais e teatrais, concertos, pois dando a oportunidade do conhecimento dos vários gêneros musicais ela tem a oportunidade de construir sua autonomia e criatividade.
      A criança interage o tempo todo com o meio e a música tem autonomia de provocar esta interação, pois, ela traz emoções, histórias que muitas vezes se identificam com as de quem as ouvem.
     Contudo, percebe-se que em todo o ensino há necessidade de uma mudança com relação à utilização da musica na Educação Infantil. Em algumas situações ela é utilizada somente para recreação como por exemplo, na hora do lanche, higiene , comemorações , em outras situações a música nem aparece no planejamento escolar como ela deveria ser explorada.
      Contudo, é preciso realçar que música na Educação Infantil significa o trabalho com linguagem musical, resgate cultural , exploração dos sons, , repertório musical da infância, conhecimentos esses que não necessitam formação específica (musical) do educador.
     As atividades musicais realizadas na escola não visam à formação de
Músicos e sim através da vivência e compreensão da linguagem musical a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções, ampliando a cultura em geral e contribuindo para a formação integral da criança.   

Número de vezes que este texto foi lido: 62015


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Educação Baseada na Natureza na Educação Infantil Joyce Caseca dos Santos Machado
Artigos CRIANÇA QUE CRIA,ARTE QUE ENCANTA Joyce Caseca dos Santos Machado
Artigos A ARTE E A EDUCAÇÃO Joyce Caseca dos Santos Machado
Artigos A Importância da Leitura Joyce Caseca dos Santos Machado
Artigos A Importância da Família na Escola Joyce Caseca dos Santos Machado
Artigos COMO O CÉREBRO APRENDE A LER. Joyce Caseca dos Santos Machado
Artigos A ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Joyce Caseca dos Santos Machado
Artigos A música na Educação Infantil Joyce Caseca dos Santos Machado
Artigos O brincar e a criança Joyce Caseca dos Santos Machado


Publicações de número 1 até 9 de um total de 9.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
A LAGARTINHA E A ALIMENTAÇÃO - Andrea Gonçalves dos Santos 69374 Visitas
Agosto - Flora Fernweh 65827 Visitas
ARPOS - Abacre Restaurant Point of Sale 5 - Juliano 64723 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 64357 Visitas
Os Dias - Luiz Edmundo Alves 64131 Visitas
MUNDO COLORIDO - Simone Viçoza 64016 Visitas
O Cônego ou Metafísica do Estilo - Machado de Assis 63985 Visitas
Insônia - Luiz Edmundo Alves 63861 Visitas
Ganhei Na Loteria! - J. Miguel 63843 Visitas
Viver! - Machado de Assis 63841 Visitas

Páginas: Próxima Última