Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A música na Educação Infantil
Desenvolvimento infantil através da Música
Joyce Caseca dos Santos Machado

Resumo:
Este artigo tem como objetivo descobrir se a música pode ser um auxílio no desenvolvimento infantil, em salas de pré-escolas. O método utilizado foi à pesquisa bibliográfica dos autores e análise dos questionários aplicados com alguns professores. Concluiu-se então que a música pode ser um auxílio no desenvolvimento pedagógico, no lúdico e no letramento e contribui para o desenvolvimento integral da criança.

A música é uma linguagem que se comunica através de sentimentos e sensações que está presente em várias situações. (BRASIL, 1998, p. 45) O artigo tem como objetivo investigar se a música pode ser um auxílio no desenvolvimento infantil, em salas regulares de pré-escolas.
       
       A música é uma ferramenta que contribui para formação integral da criança. Por meio dela a criança entra em contato com o mundo letrado e lúdico.
      Ensinar utilizando a música, ajuda a criança a valorizar peças musicais e teatrais, concertos, pois dando a oportunidade do conhecimento dos vários gêneros musicais ela tem a oportunidade de construir sua autonomia e criatividade.
      A criança interage o tempo todo com o meio e a música tem autonomia de provocar esta interação, pois, ela traz emoções, histórias que muitas vezes se identificam com as de quem as ouvem.
     Contudo, percebe-se que em todo o ensino há necessidade de uma mudança com relação à utilização da musica na Educação Infantil. Em algumas situações ela é utilizada somente para recreação como por exemplo, na hora do lanche, higiene , comemorações , em outras situações a música nem aparece no planejamento escolar como ela deveria ser explorada.
      Contudo, é preciso realçar que música na Educação Infantil significa o trabalho com linguagem musical, resgate cultural , exploração dos sons, , repertório musical da infância, conhecimentos esses que não necessitam formação específica (musical) do educador.
     As atividades musicais realizadas na escola não visam à formação de
Músicos e sim através da vivência e compreensão da linguagem musical a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções, ampliando a cultura em geral e contribuindo para a formação integral da criança.   

Número de vezes que este texto foi lido: 64220


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Educação Baseada na Natureza na Educação Infantil Joyce Caseca dos Santos Machado
Artigos CRIANÇA QUE CRIA,ARTE QUE ENCANTA Joyce Caseca dos Santos Machado
Artigos A ARTE E A EDUCAÇÃO Joyce Caseca dos Santos Machado
Artigos A Importância da Leitura Joyce Caseca dos Santos Machado
Artigos A Importância da Família na Escola Joyce Caseca dos Santos Machado
Artigos COMO O CÉREBRO APRENDE A LER. Joyce Caseca dos Santos Machado
Artigos A ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Joyce Caseca dos Santos Machado
Artigos A música na Educação Infantil Joyce Caseca dos Santos Machado
Artigos O brincar e a criança Joyce Caseca dos Santos Machado


Publicações de número 1 até 9 de um total de 9.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Lugar de Mulher É Onde Ela Quiser - Terezinha Tarcitano 64918 Visitas
Distopia - Isadora Welzel 64912 Visitas
As coisas. - Rodrigo Nascimento 64907 Visitas
LER É ... - Derlânio Alves de Sousa 64904 Visitas
Ser Assim - Yuri Felipe Rotermel 64893 Visitas
RESENHAS JORNAL 9 - paulo ricardo azmbuja fogaça 64881 Visitas
Lágrimas em minha janela - Flora Fernweh 64862 Visitas
Abrir corações - Anderson Carmona Domingues de Oliveira 64853 Visitas
Chico deu continuidade às obras de Kardec - Henrique Pompilio de Araujo 64852 Visitas
Reta final da 1ª fase do Paulista A2 - Vander Roberto 64842 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última