Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Alunos de escola de Cotia lançam livro coletivo
Uma impressionante viagem ao mundo mágico da literatura
Carlos Rogério Lima da Mota

Resumo:
Alunos do 9º ano do Colégio Espaço Verde Rousseau lançam o livro "Ladrão de Sonhos" - obra escrita coletivamente ao longo do ano de 2010.

Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Espaço Verde Rousseau, no município de Cotia, na Grande São Paulo, lançaram no último dia 30 de novembro de 2010, o livro "Ladrão de Sonhos", obra escrita por eles ao longo dos últimos nove meses.

O projeto, inicialmente concebido como uma experiência literária por estimular os adolescentes a criarem a partir de suas próprias percepções, ganhou vida própria com o surgimento da protagonista Patrícia, também adolescente, que parte do interior para tentar uma vida melhor na metrópole.

O que Patrícia e seu José, o pai, não esperavam, eram que os obstáculos que enfrentariam para alcançar esta suposta "vida melhor" fossem tão árduos a ponto deles quase desistirem dos próprios sonhos. "Nunca escrevi um livro, mas ao dar vida a Patrícia, a seus amigos e vilões em 'É preciso começar', o primeiro capítulo, percebi que as personagens são como pessoas, agem como pessoas, ainda que habitem um mundo que só existe na imaginação de quem as lê", diz, surpresa, a autora Gabriela Espíndola Rezende.

A vida de Patrícia não é marcada apenas por amores e desamores; o decorrer de sua estadia pelo grande centro urbano é maculado pelos assassinatos de algumas das personagens importantes da trama, que, a certo momento, adquire o formato policialesco, algo parecido com o que o dramaturgo Sílvio de Abreu faz em suas telenovelas.

"Cara, chegou uma hora que a história estava ficando chata, então decidi: vou criar um suspense, algo que prensa a galera. É neste momento que Antonio, o gerente da contabilidade onde Patrícia trabalha é assassinado. Depois que escrevi este capítulo, a galera da sala ficou louca, dizendo 'O que você fez? A Patrícia deve viver um grande amor, não ser detetive'" confessa Fernando Tavares, autor do 7º capítulo, fã assumido de Agatha Christie, a mestra do suspense. "Mas com o tempo, todos passaram a aguardar cada capítulo como se fosse um daqueles deliciosos pães de queijos saídos do forno. A cada sexta-feira, na aula de redação, o aluno da semana dava continuidade à história de Patrícia, criando algo que justificasse a morte da personagem de Antonio. Foi muito legal viver toda essa aventura, porque a história não era só minha, era de todo mundo", continua Tavares, eufórico com a criação.

"Passei muitas noites sem dormir direito, pensando em como desvendaria os mistérios do livro. Diferentemente dos outros alunos que tinham uma semana para escrever o capítulo, eu tive duas, porque, ao iniciarmos a história, houve um sorteio em que ficou determinado quem e quando se escreveria o capítulo. Por incrível que pareça, eu deveria finalizar a trama, quase dez meses depois. Que responsabilidade! Tinha medo de não conseguir, mas pensei: se todos conseguiram, por que não conseguirei"? – revela Bruna Campos Pereira, escritora de "E por fim, tudo se resolve...", o último capítulo da saga.

"As crianças e os adolescentes de hoje são produtoras de conhecimento em escala; no caso do 9º ano, bastava canalizar todo o potencial criativo da sala para uma obra aberta, em que todos, por um instante, tivessem o poder de alterar a história e o mundo de alguém, ainda que este alguém não passasse de uma criatura imaginária. Foi a partir deste momento que eles perceberam o valor da literatura, das experiências de vida e passaram a agir como verdadeiros demiurgos – os senhores das letras" – relata o professor Carlos Rogério, entusiasta da ideia.

Para Tathiana Nicastro Kruppa e Gislena Luiza Cardoso Oliveira, Diretora e Coordenadora do Ensino Fundamental respectivamente, "este é o papel da escola do novo milênio: possibilitar que cada estudante viaje além de seu tempo físico e intrínseco, conheça novos métodos de se abordar uma mesma temática, deixando de ser mero espectador das teorias para se tornar um verdadeiro criador. E este é o papel do Colégio Espaço Verde Rousseau: permitir que toda criança vivencie o mundo mágico da literatura e, a partir dele, construa o próprio futuro, por sinal, sólido, promissor e permeado por valores fundamentais à consolidação de uma sociedade crítica e democrática".


Biografia:
Formado em Letras e em Educomunicação. Casado, 34 anos, 3 filhos. Colaborador de diversos órgãos midiáticos, sendo eles: YesMarília - (www.yesmarilia.com.br), parceiro da Globo.Com na cidade de Marília, interior de São Paulo, Jornal da Manhã de Marília e Revista Eletrônica Alô Ibiúna, de Ibiúna/SP. Pertence ao quadro de autores da Editora Virtual Usina de Letras (www.contosjuvenis.cjb.net), mantido pelo Sindicato de Escritores de Brasília, que conta, até o momento, com mais de 99 obras publicadas de sua autoria, em sua maioria, artigos e contos de suspense. Seu sonho é ser apenas FELIZ em vida, afinal, que autor consegue ser feliz ao ser incomodado o tempo todo por sua visão perspicaz e sensível de um mundo já torpe feito o atual? * Sites para os quais escreve: http://recantodasletras.uol.com.br/autores/carlosmota http://twitter.com/autorcarlosmota http://www.artigonal.com/find-articles.php?q=carlos+rogerio+lima+da+mota www.brasilwiki.com.br www.etextos.com.br www.contosjuvenis.cjb.net http://carlosmota.dihitt.com.br/ www.autores.com.br/carlosmota http://www.jornaldamanhamarilia.com.br/site/ver_noticia.aspx?CodNoticia=8298 http://www.diariodesorocaba.com.br/noticias/not.php?id=21168 http://www.talentos.wiki.br/post.php?id=14206 http://autorcarlosmota.blogs.sapo.pt http://contosjuvenis.weblog.com.pt/ http://literaturaperiferica.ning.com/profile/carlosmota
Número de vezes que este texto foi lido: 28773


Outros títulos do mesmo autor

Contos Redenção Carlos Rogério Lima da Mota
Crônicas Deus não existe! Carlos Rogério Lima da Mota
Crônicas Às moscas Carlos Rogério Lima da Mota
Artigos Como construir leitores capazes de autoria? Carlos Rogério Lima da Mota
Artigos A telenovela retrata o cotidiano Carlos Rogério Lima da Mota
Artigos Colunista social português assassinado por suposto namorado Carlos Rogério Lima da Mota
Artigos PORTUGAL À BEIRA DA BANCARROTA Carlos Rogério Lima da Mota
Artigos AS ARMADILHAS DA LÍNGUA PORTUGUESA EUROPEIA Carlos Rogério Lima da Mota
Artigos Alunos de escola de Cotia lançam livro coletivo Carlos Rogério Lima da Mota
Romance "OBSESSÃO..." - CAPÍTULO II Carlos Rogério Lima da Mota

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 21.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 69760 Visitas
A Arte De Se Apaixonar - André Henrique Silva 55976 Visitas
IHV (IAHU) e ISV (IASHUA) - Gileno Correia dos Santos 49518 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 44709 Visitas
viramundo vai a frança - 44637 Visitas
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 44338 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 43953 Visitas
Amor e Perdão - Amilton Maciel Monteiro 43545 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 42011 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 41599 Visitas

Páginas: Próxima Última