Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Asas sobre sampa
Gladyston costa

“23°37'34''S,46°39'23''W”...
As coordenadas geográficas são a posição e o destino final dos “boings” que se aproximam, vem desenhando uma parábola certeira e em minutos cortam o céu acima do largo. O movimento é constante e contínuo. É mais um fim de dia em Sampa e os aviões estão em fila na rota de aproximação com a pista de pouso de Congonhas. É notável o movimento no céu por essas horas, são como pássaros que vão para o ninho ao anoitecer! É quase inverno e um resto de sol crepuscular se estreita entre o chão e o firmamento, muitos prédios, os olhos mal alcançam o poente. Mais um avião vem chegando, o movimento não para, tragados por paredes se escondem da vista no céu cor laranja. Chegam, vem um e depois outro, numa fila longa sem parada. O sol que se oculta pouco os ilumina, seus faróis estão acessos e as turbinas rasgam o ar deixando um rosnado estridente atrás. A aproximação é lenta e monótona, vem um e depois mais um na mesma linha certa. O traçado é sóbrio, milimétrico e calculado, numa parábola invisível riscam o céu da cidade. São pássaros de lata com suas lanternas acesas, tem luz vermelha cintilante sobre a testa e bico de curicaca. Passam com suas asas cor prata acima das antenas e se escondem por trás dos prédios. Tangenciam o sol para além das paredes e antenas, em uma trajetória certeira e marcada miram a torre de controle adiante. Fim de dia, fim de outono, o céu tem tom laranja, pois a Terra recolhe o sol, a noite ascende. Pelas ruas o movimento é constante, há pressa, é fim de dia, fim de expediente... Será que alguém nota o céu com seus pássaros de lata? Pelo céu o avião chega anônimo, o seu ronco estrondoso compõem a paisagem sólida e estática. Vem gente de longe por essas asas, lá no alto, ocultos na barriga do pássaro de prata. Do Largo da Batata dá pra ver do chão por entre as frestas da paisagem de concreto, um, dois, três, cada avião. Trazem gente de longe, de muito longe, no fim da parábola o fim da viagem. Quem são? Quem chega? Escondidos da retina são gente sem nome e sem rosto, quem sabe famosos!?. Com suas asas de lata vem do horizonte distante, rosnando mas discretos são pássaros de chumbo plainando para o pouso. Já é noite em Sampa, o sol já se pôs, mas a fila no céu nunca termina. Mais um, dois três… .



Gladyston Costa


Biografia:
-
Número de vezes que este texto foi lido: 52873


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Coisas e luz Gladyston costa
Crônicas Na janela, a floreira. Gladyston costa
Crônicas Como foi? Foi um sonho meio doido Gladyston costa
Poesias Quase Lua Gladyston costa
Poesias A curruira e o dente de leão Gladyston costa
Poesias O galo e a cidade Gladyston costa
Romance ''Desejo" Gladyston costa
Poesias Uma vida só Gladyston costa
Poesias Novamente o outono Gladyston costa
Poesias Olhos de Vapor Gladyston costa

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 21 até 30 de um total de 48.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Cansei de modinha - Roberto Queiroz 53970 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 53955 Visitas
Saudações Evangélicas (Romanos 16) - Silvio Dutra 53941 Visitas
Novidade no Céu - Teresa Vignoli 53922 Visitas
Amores! - 53918 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 53900 Visitas
Desabafo - 53893 Visitas
A menina e o desenho - 53823 Visitas
FLORES E ESPINHOS - Tércio Sthal 53809 Visitas
sei quem sou? - 53805 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última