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O Brincar Na Educação Infantil
O Brincar que se transforma em aprendizagens
Ana Inês Ballardin Drago

Resumo:
Com este artigo, queremos ressaltar a importância do brincar na educação infantil, pois são nos primeiros anos de vida que as crianças começam a manifestar suas habilidades pelo que gosta.

O Brincar Na Educação Infantil
Ana Inês Ballardin Drago
Maira Lucia Michelon
Carla Benatto

Resumo

Com este artigo, queremos ressaltar a importância do brincar na educação infantil, pois são nos primeiros anos de vida que as crianças começam a manifestar suas habilidades pelo que gosta.

O Brincar que se transforma em aprendizagens
O brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano. O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem das crianças, facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação entre jogo e aprendizagem. Ressaltamos a importância do brincar para o desenvolvimento integral das crianças nos diversos aspectos, no físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. Com isso se faz necessário conscientizar os pais, educadores e sociedade em geral sobre à importância da ludicidade na infância, ou seja, de que o brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa e não somente o brincar por si só. O brincar na educação infantil proporciona a criança estabelecer regras constituídas por si e em grupo, contribuindo na integração da criança na sociedade. Desta maneira, à criança irá resolver conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de compreender pontos de vista diferentes e opiniões, de fazer-se entender e de demonstrar sua opinião em relação aos outros. É importante perceber e incentivar a capacidade criadora das crianças.
Neste sentido, a importância do brincar na Educação Infantil, segundo alguns pesquisadores, este é um período fundamental para a criança no que diz respeito ao seu desenvolvimento e aprendizagem de forma significativa.
A criança por intermédio da brincadeira, das atividades lúdicas, atua, mesmo que simbolicamente, nas diferentes situações vividas pelo ser humano, reelaborando sentimentos, conhecimentos, significados e atitudes.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (BRASIL, 1998, p. 27, v.01):
O principal indicador da brincadeira, entre as crianças, é o papel que assumem enquanto brincam. Ao adotar outros papéis na brincadeira, as crianças agem frente à realidade de maneira não-literal, transferindo e substituindo suas ações cotidianas pelas ações e características do papel assumido, utilizando-se de objetos substitutos.

Brincar, segundo o dicionário Aurélio (2003), é "divertir-se, recrear-se, entreter-se, distrair-se, folgar", também pode ser "entreter-se com jogos infantis", ou seja, brincar é algo muito presente nas nossas vidas, ou pelo menos deveria ser.
Segundo Oliveira (2000) o brincar não significa apenas recrear, é muito mais, caracterizando-se como uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo, ou seja, o desenvolvimento acontece através de trocas recíprocas que se estabelecem durante toda sua vida. Assim, através do brincar a criança pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, ainda propiciando à criança o desenvolvimento de áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.
Vygotsky (1998), um dos representantes mais importantes da psicologia histórico-cultural, partiu do princípio que o sujeito se constitui nas relações com os outros, por meio de atividades caracteristicamente humanas, que são mediadas por ferramentas técnicas e semióticas. Nesta perspectiva, a brincadeira infantil assume uma posição privilegiada para a análise do processo de constituição do sujeito, rompendo com a visão tradicional de que ela é uma atividade natural de satisfação de instintos infantis. Ainda, o autor refere-se à brincadeira como uma maneira de expressão e apropriação do mundo das relações, das atividades e dos papéis dos adultos. A capacidade para imaginar, fazer planos, apropriar-se de novos conhecimentos surge, nas crianças, através do brincar.
Com tudo isso cabe ao professor, pais e sociedade proporcionar as crianças espaços e objetos que façam com que os mesmos possam desenvolver suas habilidades e criatividade levando-os ao seu crescimento e desenvolvimento nas mais diversas maneiras.


Biografia:
Oi.
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