Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A Missão de Entreter do Diabo
Archibald G. Brown


Título original: The Devil's Mission of Amusement!

Por: Archibald G. Brown (1844-1922)

Traduzido, Adaptado e Editado por Silvio Dutra

Dias diferentes exigem seu próprio testemunho especial. O vigia que seria fiel ao seu Senhor e à cidade de seu Deus, precisa observar cuidadosamente os sinais dos tempos e enfatizar seu testemunho de acordo com estes sinais. Quanto ao testemunho necessário agora, pode haver pouca ou nenhuma dúvida. Um mal está no acampamento do Senhor, tão grosseiro, tão descarado em sua impudência, que o mais míope dos homens espirituais dificilmente pode deixar de notar.
Durante os últimos anos desenvolveu-se em um ritmo anormal, sempre para o mal. Funcionou como fermento e até agora todo o fermento está fermentando. Olhe para onde você puder, sua presença se manifesta. Há pouco ou nada a escolher entre Igreja, Capela ou Salão de Missão. No entanto, eles podem diferir em alguns aspectos, eles carregam uma semelhança impressionante nos cartazes que desfiguram seus quadros de avisos. Divertimento para as pessoas é o principal artigo anunciado por cada um. Se algum dos meus leitores duvida da minha afirmação, ou pensa que a minha declaração é demasiado vasta, deixe-os fazer um passeio de inspeção e estudar "os anúncios da semana" às portas dos santuários do bairro; ou deixe-os ler as propagandas religiosas em seus jornais locais. Fiz isto repetidas vezes, até que o fato hediondo tivesse sido provado até o fim, que a "diversão" está eliminando "a pregação do Evangelho" como a grande atração. "Concertos", "Entretenimentos", "Performances dramáticas", são as palavras homenageadas com o maior tipo e cores mais surpreendentes. O Concerto está rapidamente se tornando uma parte reconhecida da vida da igreja como o Encontro de Oração, e já está, na maioria dos lugares, sendo muito mais frequentado.
"Oferecer recreação para o povo" será em breve considerado como uma parte necessária da obra cristã, e como obrigatório para a Igreja de Deus, como se fosse um comando Divino, a menos que se levante alguma voz forte que se faça ouvir. Eu não presumo possuir tal voz, mas eu entretenho a esperança de que eu possa despertar alguns ecos mais altos. De qualquer forma, o fardo do Senhor está sobre mim neste assunto, e eu conto com Ele para dar meu tom de testemunho ou para deixá-lo morrer em silêncio. Em qualquer caso, eu livrarei a minha alma. Contudo a convicção preenche minha mente que em todas as partes do país há os homens e mulheres fiéis que veem o perigo e deploram-no e endossarão meu testemunho e minha advertência.
É somente durante os últimos anos que a "diversão" tornou-se uma arma reconhecida de nossa guerra, e se tornou uma missão. Tem havido uma constante "degradação" a este respeito. De "falar para fora", como fizeram os puritanos, a Igreja atenuou gradualmente o seu testemunho; depois vacilou e desculpou as frivolidades do dia. Depois, ela as tolerou em suas fronteiras, e agora as adotou e ofereceu um lar para elas - sob o apelo de "alcançar as massas e ouvir o povo". O diabo raramente fez uma coisa mais inteligente, do que insinuar à Igreja que parte de sua missão é proporcionar entretenimento para o povo com vista a conquistá-lo em suas fileiras. A natureza do mal que está em cada coração, levantou-se para travar a isca. Aqui, agora, está uma oportunidade de gratificar a carne; e ainda manter uma consciência confortável. Podemos agora agradar a nós mesmos, a fim de fazer o bem aos outros. A rude cruz velha pode ser trocada por um "traje", e a troca pode ser feita com o benevolente propósito de elevar o povo.
Tudo isto é terrivelmente triste, e tanto mais porque as almas verdadeiramente graciosas estão sendo levadas pelo pretexto especioso, que as diversões são uma forma de trabalho cristão. Eles esquecem que um anjo aparentemente belo, pode ser o próprio diabo, "porque o próprio Satanás se transforma em um anjo de luz" (2 Coríntios 11:14).
Diversões da Igreja não são apoiadas pelas Escrituras.
Minha primeira afirmação é - que dar diversão ao povo não é mencionado em parte alguma na Sagrada Escritura como uma das funções da igreja. Quais são seus deveres, virão sob nosso aviso mais tarde. Atualmente, é o lado negativo da questão com o qual estamos lidando. Agora, certamente, nosso Senhor não tinha pretendido que Sua igreja fosse o fornecedor de entretenimento e, assim, satisfazer o deus deste mundo - Ele dificilmente teria deixado um ramo tão importante de serviço não mencionado. Se é trabalho cristão, por que Cristo pelo menos não o insinuou? "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura", é suficientemente claro. Assim teria sido, se Ele tivesse acrescentado, "e proporcione diversão para aqueles que não gostam do Evangelho". No entanto, nenhum adendo deste tipo pode ser encontrado, nem mesmo um equivalente para tal, em qualquer uma das expressões do Senhor. Este estilo de trabalho não parecia ocorrer à Sua mente. Mais uma vez, Cristo, como um Senhor ascendido, dá à Sua Igreja homens especialmente qualificados para a realização de Sua obra, mas nenhuma menção de qualquer dom para este ramo de serviço ocorre na lista. "Ele deu alguns, para apóstolos, e alguns, para profetas, e evangelistas, pastores e mestres, para o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo" Os "artistas públicos" entram na lista? O Espírito Santo é silencioso sobre eles, e seu silêncio é eloquente.
Se "proporcionar recreação" for uma parte do trabalho da Igreja, certamente poderemos procurar alguma promessa de encorajá-la na árdua tarefa. Cadê? Há uma promessa de que "Minha Palavra não retornará a mim vazia". Há a declaração de júbilo do evangelho, "é o poder de Deus para a salvação". Há a doce certeza para o pregador de Cristo que, seja ele bem-sucedido ou não, como o mundo julga o sucesso - que ele é "o aroma suave de Deus".
Há a bênção gloriosa para aqueles cujo testemunho, tão longe de divertir o mundo, desperta sua ira: "Bem-aventurados sois vós quando os homens vos injuriarem e perseguirem, e disserem todo mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, porque grande é a vossa recompensa no céu, porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós."
Os profetas foram perseguidos porque divertiram o povo, ou porque se recusaram a fazê-lo? O Evangelho de diversão não tem rolo de mártir. Em vão alguém procura uma promessa de Deus para proporcionar recreação para um mundo sem Deus. Aquilo que não tem autoridade de Cristo, nenhuma provisão feita pelo Espírito, nenhuma promessa que Deus lhe conceda - só pode ser um engano mentiroso, quando se afirma ser "um ramo da obra do Senhor".
Os divertimentos da Igreja não são ensinados pelo Salvador
Mas, novamente, proporcionar diversão para o povo, está em antagonismo direto com o ensino e a vida de Cristo e todos os seus apóstolos. Qual deve ser a atitude da Igreja em relação ao mundo de acordo com o ensinamento de nosso Senhor? Separação estrita e hostilidade intransigente. Enquanto nenhuma sugestão nunca passou pelos Seus lábios de ganhar o mundo por agradá-lo, ou acomodar métodos para o seu gosto, Sua exigência de não conformidade ao mundo foi constante e enfática. Ele apresenta em uma curta frase, o que Ele desejaria que Seus discípulos fossem: "Vocês são o sal da terra." Sim, o sal - não o doce! Algo que o mundo estará mais inclinado a cuspir do que engolir com um sorriso. Algo mais calculado para trazer água aos olhos, do que riso para os lábios.
A expressão é curta e afiada: "Que os mortos enterrem os seus mortos, mas vocês vão pregar o reino de Deus". "Se você fosse do mundo, o mundo amaria o que é seu próprio, mas porque você não é do mundo, mas eu escolhi você para fora do mundo, por isso o mundo lhe odeia". "No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, porque eu venci o mundo." "Eu lhes dei a Tua Palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, assim como eu não sou do mundo." "Meu reino não é deste mundo."
Essas passagens são difíceis de conciliar com a ideia moderna da Igreja de proporcionar recreação para aqueles que não têm gosto por coisas mais sérias - em outras palavras, de agradar o mundo. Se eles ensinam alguma coisa, é que a fidelidade a Cristo derrubará a ira do mundo - e que Cristo queria que Seus discípulos compartilhassem com Ele, o desprezo e a rejeição do mundo. Como Jesus agiu? Quais foram os métodos da única "testemunha fiel" perfeita que o Pai já teve?
Como ninguém questionará que Ele deve ser o modelo do trabalhador, olhemos para Ele. Quão significativo é o relato introdutório dado por Marcos: "Depois que João foi preso, Jesus veio à Galiléia pregando o Evangelho do reino de Deus e dizendo: O tempo se cumpriu e o reino de Deus está próximo. Crede no Evangelho." E, mais uma vez, no mesmo capítulo, eu o encontro dizendo, em resposta ao anúncio de Seus discípulos, que todos os homens estavam procurando por Ele: "Vamos às próximas cidades para que eu possa pregar ali também." Mateus nos diz: "E aconteceu que, quando Jesus terminou de mandar os doze discípulos, partiu dali para ensinar e pregar em suas cidades". Em resposta à pergunta de João: "Você é Aquele que há de vir?" Ele responde: "Ide mostrar a João as coisas que vede e ouvis ... e os pobres têm o Evangelho pregado a eles". Não há nenhum item no catálogo para proporcionar diversão, tais como: "E forneça às pessoas recreação inocente."
Não somos deixados em dúvida quanto ao assunto de Sua pregação, pois "quando muitos estavam reunidos, de modo que não havia espaço para recebê-los... Ele pregou a Palavra para eles". Não houve mudança de método adotado pelo Senhor durante Seu ministério. Sua primeira palavra de comando para Seus evangelistas foi: "Enquanto você vai, pregue!" Seu último mandamento foi: "Pregue o Evangelho a toda criatura". Nenhum dos evangelhos sugere que, a qualquer momento durante Seu ministério, Ele se desviou da pregação - para entreter e atrair as pessoas. Ele estava em solene seriedade, e seu ministério era tão sério quanto Ele mesmo. Se Ele tivesse sido menos intransigente, e introduzido mais do elemento "brilhante e agradável" em Seu ministério, Ele teria sido mais popular.
No entanto, quando muitos de Seus discípulos se afastaram, por causa da natureza de Sua pregação, eu não acho que houve qualquer tentativa de aumentar uma congregação diminuída, recorrendo a algo mais agradável para a carne. Eu não o ouço dizendo: "Devemos manter as reuniões a qualquer custo! Então, corra atrás dessas pessoas, Pedro, e diga-lhes que teremos um estilo de culto diferente amanhã!" Algo muito curto e atraente, com pouca, se tiver alguma, pregação ... Hoje foi um culto a Deus, mas amanhã teremos uma noite agradável para o povo, diga a eles que eles vão gostar, e terão um tempo agradável ... Seja rápido, Pedro! Devemos pegar o povo de alguma forma; se não pelo Evangelho, então pelo entretenimento!" Não, não era assim que Ele argumentava. Olhando com tristeza aqueles que não querem ouvir a Palavra, Ele simplesmente se volta para os doze, e pergunta: "Você também não querem ir embora?"
Jesus teve piedade dos pecadores, suplicou-lhes, suspirou por eles, os advertiu e chorou por eles; mas Ele nunca procurou diverti-los! Quando as sombras vespertinas de Sua vida consagrada se aprofundavam na noite da morte, Ele reviu Seu santo ministério e encontrou conforto e doce consolo no pensamento: "Eu lhes dei a Tua Palavra". Assim como o Mestre, assim como Seus apóstolos - seu ensinamento é o eco do Seu. Em vão as epístolas serão procuradas para descobrir qualquer vestígio de um evangelho de diversão. O mesmo chamado para a separação do mundo toca em todos: "Mas não vos conformeis a este mundo, mas sede transformados", é a palavra de ordem aos Romanos. "Saí do meio deles, e separai-vos e não toquem a coisa imunda". É a chamada de trombeta aos Coríntios. Em outras palavras, saia – mantenha-se fora – mantenha-se limpo - porque "que comunhão tem luz com trevas, e que concórdia tem Cristo com Belial?"
"Deus me livre de gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por quem o mundo foi crucificado para mim e eu para o mundo". Aqui está a verdadeira relação entre a Igreja e o mundo de acordo com a Epístola aos Gálatas. "Não participeis com eles, não tenhais comunhão com as obras infrutíferas das trevas, mas reprovai-as", é a atitude prescrita em Efésios. "Para que sejais irrepreensíveis e puros, filhos de Deus, que são irrepreensíveis em uma geração corrompida e pervertida, entre os quais resplandeceis como estrelas no mundo." Mantenha firmemente a mensagem da vida, é a palavra em Filipenses. "Morto com Cristo para os rudimentos do mundo", diz a Epístola aos Colossenses, "Abster-se de toda a aparência do mal" é a exigência em Tessalonicenses.
"Se alguém se purificar dessas coisas, será um instrumento especial, separado, útil ao Mestre, preparado para toda boa obra", é a palavra a Timóteo. "Vamos, pois, a Ele fora do arraial, trazendo Seu vitupério", é a invocação heroica dos hebreus. Tiago, com santa severidade, declara que "a amizade com o mundo é inimizade com Deus, quem quer que seja amigo do mundo é inimigo de Deus". Pedro escreve: "Como filhos obedientes, não vos conformeis com os desejos da vossa ignorância anterior, mas, como é santo o que vos chamou, vós também sereis santos em toda a vossa conduta, porque está escrito: sede santos, porque Eu sou santo." João escreve uma epístola inteira, cuja essência é: "Não amem o mundo nem as coisas que pertencem ao mundo: se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. Pois tudo o que pertence ao mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e o orgulho no estilo de vida, não é do Pai, mas do mundo, e o mundo com a sua luxúria está passando, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre."
Aqui estão os ensinamentos dos apóstolos sobre a relação da Igreja e do mundo. E ainda, em face deles, o que vemos e ouvimos? Um compromisso amigável entre os dois, e um esforço insano para agradar e divertir o mundo. Que Deus nos ajude e dissipe a ilusão forte. Como os apóstolos continuaram seu trabalho missionário? Estava em harmonia com seu ensino? Que os Atos dos Apóstolos deem a resposta.
Qualquer coisa que se aproxime das diversões mundanas de hoje, é visível por sua ausência. Os primeiros evangelistas tinham uma confiança ilimitada no poder do Evangelho e não empregavam outra arma. O Pentecostes seguiu a simples pregação. Quando Pedro e João foram presos à noite por pregar, a Igreja Primitiva teve uma reunião de oração. Voltando diretamente, e a petição oferecida para os dois foi: "E agora, Senhor, concede a Seus servos, que com toda a ousadia eles possam falar Sua palavra". Eles não pensavam em orar assim: "Dai aos teus servos mais sabedoria, que por um uso sábio e criterioso da recreação inocente, eles possam evitar a ofensa da cruz, e mostrar docemente aos que não são salvos, quão felizes e alegres somos. "
A acusação contra os apóstolos foi: "Enchestes Jerusalém com a vossa doutrina". Não há muita chance de esta acusação ser feita contra métodos modernos! A descrição de sua obra é: "E diariamente no templo, e em toda casa, não cessavam de ensinar e pregar Jesus Cristo". Então, eles "não cessavam" disto, eles não tiveram tempo para arranjar para entretenimentos! Eles se entregaram continuamente ao ministério da Palavra. Espalhados pela perseguição, os primeiros discípulos "foram por toda parte, pregando a Palavra".
Quando Filipe foi a Samaria e foi o meio de trazer "grande alegria para aquela cidade", o único método registrado é: "Ele pregou Cristo a eles". Quando os apóstolos foram visitar a cena de seus trabalhos, diz-se: "E eles, quando testemunharam e pregaram a Palavra do Senhor, voltaram a Jerusalém e pregaram o Evangelho em muitas aldeias dos samaritanos". Quando terminaram a pregação, é evidente que não pensavam que era sua missão permanecer e organizar algumas "agradáveis noites de entretenimento" para aquelas pessoas que não acreditavam.
As congregações naqueles dias não esperavam nada senão a Palavra do Senhor, pois Cornélio diz a Pedro: "Estamos todos aqui na presença de Deus, para ouvir tudo o que o Senhor nos ordenou que nos dissesse". A mensagem dada foi: "Palavras pelas quais você e toda a sua casa serão salvos". A causa e o efeito estão intimamente ligados na declaração: "Alguns deles foram para Antioquia e começaram a falar aos gregos também, pregando as boas novas sobre o Senhor Jesus. A mão do Senhor estava com eles, e um grande número de pessoas acreditaram e se converteram ao Senhor ". Aqui você tem seu método - eles pregaram. Sua matéria - a boa notícia sobre o Senhor Jesus. Seu poder - a mão do Senhor estava com eles. Seu sucesso - um grande número de pessoas acreditaram e se voltaram para o Senhor.
O que mais a Igreja de Deus exige hoje? Quando Paulo e Barnabé trabalharam juntos, o registro é: "O Senhor deu testemunho da Palavra de Sua graça". Quando Paulo, numa visão, ouve um homem da Macedônia dizendo: "Venha e nos ajude", ele certamente entende que O Senhor o chamara para pregar o Evangelho a eles. Por quê? Como ele sabia, senão que a ajuda necessária era o brilho de suas vidas por um pouco de diversão, ou a refinação de suas maneiras por uma coleção de pinturas? Ele nunca pensou em tais coisas! "Venha nos ajudar!" Significava para ele "Pregar o Evangelho". "Como era seu costume, Paulo entrou na sinagoga e, em três dias de sábado, falou a eles a respeito das Escrituras, explicando e provando que o Cristo teve que sofrer e ressuscitar dentre os mortos". Esse era o "costume" do trabalho evangelístico naqueles dias, e parece ter sido maravilhosamente poderoso; pois o veredicto do povo é: "Estes que viraram o mundo de cabeça para baixo - vieram aqui também!" Agora, o mundo está virando a Igreja de cabeça para baixo; essa é a única diferença.
Quando Deus disse a Paulo que tinha muitas pessoas em Corinto, eu li: "E ele continuou ali um ano e seis meses, ensinando a Palavra de Deus entre eles". Evidentemente, então, ele julgou que a única maneira de salvá-los, era pela Palavra. Um ano e meio - e apenas um método adotado. Maravilhoso! Nossos pregadores modernos teriam tido uma dúzia de métodos nesse tempo! Mas, então Paulo nunca considerou que oferecer algo agradável aos ímpios, fazia parte de seu ministério; pois, a caminho de Jerusalém e do martírio, diz: "Mas eu não tenho nada precioso para mim, senão que eu possa terminar o meu curso e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para testemunhar o evangelho da graça de Deus." Este era todo o ministério que ele conhecia.
A última descrição que temos dos métodos deste príncipe dos evangelistas é consistente com tudo o que foi dito antes: "Durante dois anos inteiros, Paulo ficou ali em sua casa alugada e deu as boas-vindas a todos os que vieram vê-lo. Pregou o reino de Deus e ensinou sobre o Senhor Jesus Cristo." Que contraste com toda a podridão e absurdo que agora estão sendo perpetrados no santo nome de Cristo! Que o Senhor purifique a Igreja de todos os lixos que o diabo lhe impôs e nos traga de volta aos métodos apostólicos!
Diversões da Igreja não são espiritualmente frutíferas.
Por fim, a missão de diversão cai completamente para efetuar o fim desejado entre os não salvos; mas isso causa estragos entre os jovens convertidos. Se fosse um sucesso, não seria menos errado. O sucesso pertence a Deus. Fidelidade às Suas instruções é minha única responsabilidade.
No entanto, proporcionar diversões para o povo é um fracasso desprezível. Vamos ver os convertidos que foram ganhos por diversão. Que as prostitutas e os bêbados, a quem um entretenimento dramático tenha sido o primeiro elo de Deus na cadeia de sua conversão, se levantem. Que os descuidados e os escarnecedores que têm motivo para agradecer a Deus que a Igreja tenha relaxado seu espírito de separação e os tenha encontrado a meio caminho em seu mundanismo, falem e testemunhem. Que os maridos, as esposas e os filhos, que foram salvos pelas diversões da igreja, digam a sua alegria. Deixe as almas cansadas e carregadas de peso que encontraram a paz através de um agradável concerto, não mais fiquem em silêncio. Os homens e as mulheres que encontraram Cristo através da reversão dos métodos apostólicos declarem o mesmo, e mostrem a grandeza da tolice de Paulo quando disse: "Eu decidi não saber nada entre vocês, senão Jesus Cristo, e Ele crucificado". Não há voz nem ninguém para responder. O fracasso está a par com a loucura - e tão grande quanto o pecado! De milhares com quem conversei pessoalmente, a missão de diversão não reivindicou conversões genuínas!
Agora, que o apelo seja feito para aqueles que, repudiando todos os outros métodos, apostaram tudo na pregação do Evangelho. Deixe-os ser desafiados a produzir resultados. Não há necessidade. Sacrifícios ardentes em cada mão atestam a resposta. Dez mil vezes dez mil vozes estão prontas para declarar que a simples pregação da Palavra era, primeira e última - a causa de sua salvação!
Mas, como sobre o outro lado desta matéria - quais são os efeitos benéficos de fornecer o entretenimento? Eles são inocentes? Eu vou aqui solenemente, como diante do Senhor, dou o meu testemunho pessoal. Embora eu nunca tenha visto um pecador salvo por diversões, eu vi qualquer número de apóstatas fabricados por este novo afastamento da Escritura. Muitas vezes eles vieram a mim em lágrimas, e perguntaram o que deveriam fazer, pois perderam toda a sua paz e caíram no mal. Uma e outra vez a confissão foi feita, "eu comecei a errar ao participar de diversões mundanas que os cristãos patrocinavam". Não é muito tempo desde que um jovem, numa agonia de alma, disse-me: "Nunca pensei em ir ao teatro - até que o meu ministro o colocou no meu coração pregando que não havia mal nisso. Fui, e ele me levou de mal a pior - e agora eu sou um apóstata miserável, e ele é responsável por isso."
Quando os professantes começam a abandonar as reuniões de oração, e ficam mundanos, quase sempre acho que o cristianismo do mundo é responsável pelo primeiro passo para baixo. A missão das diversões é a casa do diabo em meio caminho para o mundo! É por causa do que eu vi que eu me sinto profundamente, e sinceramente inclinado a escrever fortemente. Esta coisa está operando podridão na Igreja de Deus, e explodindo seu culto ao Rei. Com o disfarce de cristianismo, está realizando o próprio trabalho do diabo! Sob a pretensão de sair para alcançar o mundo, está levando nossos filhos e filhas ao mundo, com o argumento de "não alienar as massas com o seu rigor", é seduzir os jovens discípulos da simplicidade e da pureza do Evangelho. Professando ganhar o mundo, está transformando o jardim do Senhor em um terreno de recreação pública! Para encher a igreja com aqueles que não veem nenhuma beleza em Cristo - um dragão sorrindo é colocado sobre a porta!
Não será de admirar que o Espírito Santo, entristecido e insultado, retire Sua presença; "Que harmonia pode haver entre Cristo e o Diabo?"
"Sair!" É a chamada para hoje! Santificai-vos! Retirai o mal do meio de vós. Abaixe os altares do mundo e corte seus bosques. Despreze sua ajuda oferecida. Recuse sua ajuda, como o seu Mestre fez com o testemunho dos demônios, pois "Ele não permitiu que falassem, porque o conheciam". Renuncie a toda a política mundana da época. Rejeite a armadura de Saul. Segure o Livro de Deus. Confie no Espírito que escreveu suas páginas. Lute com esta arma – somente com ela e sempre. Cessem com a diversão na casa de Deus, e busquem se despertar com a pregação da Palavra. Rejeite o aplauso de um público encantado, e ouça os soluços de um condenado. Desista de tentar "agradar" os homens que têm apenas a espessura das costelas entre suas almas e o inferno! Advirta, implore e admoeste, como aqueles que veem os fogos da eternidade prestes a devorar os perdidos!
Deixe a Igreja novamente confrontar o mundo, testemunhar contra ele, e encontrá-lo somente atrás da cruz! E, como seu Senhor, ela vencerá, e com Ele participará da vitória!


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52821


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O Que Nossas Igrejas Necessitam Archibald G. Brown
Artigos Quem é um Deus Perdoador como Tu? Archibald G. Brown
Artigos Crescimento na Fé Archibald G. Brown
Artigos A Missão de Entreter do Diabo Archibald G. Brown
Artigos HIGGAION! Archibald G. Brown
Artigos O Pioneiro da Destruição Archibald G. Brown
Artigos Fé Crescente Archibald G. Brown
Artigos Canções na Noite Archibald G. Brown
Artigos Deus Dá Tranquilidade Archibald G. Brown
Artigos Doce Sono Archibald G. Brown


Publicações de número 1 até 10 de um total de 10.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68983 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57904 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56729 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55808 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55061 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54988 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54863 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54853 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54757 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54724 Visitas

Páginas: Próxima Última