Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Educação Física para além das quatro linhas
O papel do currículo na ampliação das práticas corporais escolares
Matheus Henrique Silva de Oliveira

Resumo:
Este artigo propõe uma reflexão sobre a importância de repensar o papel da Educação Física escolar e ampliar o currículo para além das práticas esportivas convencionais, como futebol, vôlei, basquete e handebol. A partir de experiências pedagógicas e dos princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), discute-se como o currículo pode contribuir para que os alunos conheçam diferentes manifestações da cultura corporal: jogos, danças, ginásticas, lutas e práticas voltadas à saúde. Promovendo uma formação integral, crítica e cidadã.

Por muito tempo, as aulas de Educação Física foram associadas quase exclusivamente à prática de esportes coletivos. Essa visão reducionista, embora ainda presente em muitas escolas, limita o potencial educativo da disciplina e restringe o envolvimento dos alunos que não se identificam com o ambiente competitivo. A Educação Física, enquanto componente curricular, tem um papel muito mais amplo: educar o corpo, o movimento e o ser humano em sua totalidade.

Segundo a BNCC (2017), o objetivo da área é “proporcionar aos alunos a ampliação do repertório corporal e o conhecimento das diversas manifestações da cultura corporal de movimento”. Isso significa que o professor deve oferecer experiências variadas, que contemplem diferentes formas de se mover, sentir e aprender.
O currículo é o principal instrumento que orienta o trabalho pedagógico do professor. Ele define os objetivos de aprendizagem, os conteúdos a serem abordados e, principalmente, garante o direito de todos os alunos à diversidade de experiências corporais.

Um currículo bem estruturado permite que as aulas de Educação Física não se restrinjam aos esportes tradicionais, mas abranjam conteúdos como jogos e brincadeiras, ginástica, danças, lutas, atividades psicomotoras e práticas corporais voltadas à saúde. Essa variedade amplia o olhar dos estudantes sobre o corpo e a cultura, estimulando não apenas o desempenho motor, mas também o pensamento crítico, a cooperação e o respeito.
Quando a Educação Física abre espaço para diferentes experiências, os alunos descobrem novas formas de se expressar, aprender e interagir.
Atividades como psicomotricidade, danças, jogos cooperativos e práticas de equilíbrio ou coordenação motora desenvolvem dimensões cognitivas e afetivas que complementam o aprendizado dos esportes.
Repensar a Educação Física é reconhecer que o movimento humano vai muito além do esporte. O currículo é o caminho para garantir que todos os alunos tenham acesso a experiências corporais diversificadas, que promovam saúde, autonomia e pensamento crítico.

Ao sair do “convencional” e investir em aulas criativas, o professor amplia horizontes e contribui para a formação de indivíduos mais conscientes, participativos e preparados para a vida em sociedade. Afinal, uma Educação Física significativa não é aquela que forma jogadores, mas sim pessoas capazes de compreender e cuidar do próprio corpo em movimento e em transformação.


Biografia:
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2017.
Número de vezes que este texto foi lido: 65163


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Educação Física para além das quatro linhas Matheus Henrique Silva de Oliveira
Artigos Acompanhamento do crescimento corporal na Educação Física Matheus Henrique Silva de Oliveira
Artigos O ensino do jogo de damas na Educação Física Escolar Matheus Henrique Silva de Oliveira
Artigos A importância da Psicomotricidade na Educação Infantil Matheus Henrique Silva de Oliveira
Artigos Luta não é briga. matheus henrique Silva de Oliveira


Publicações de número 1 até 5 de um total de 5.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Educação Física para além das quatro linhas - Matheus Henrique Silva de Oliveira 65162 Visitas
Sou ET - Jonas de Barros Vasconcelos 64957 Visitas
O sofrimento desnuda - Kinara Vitória de Sousa Santos 64388 Visitas
Uma vida Cyberlife - Caliel Alves dos Santos 64374 Visitas
Qual é o melhor local para vender artesanato online - Antonio 64342 Visitas
O que é vaidade? - Patrícia 64328 Visitas
TALVEZ - Ylnara Sama 64307 Visitas
A SAIDEIRA - André Chamun Calazans 64290 Visitas
ESCADA DE TROVAS(Nº 1) QUANDO O CARNAVAL CHEGAR - Sílvia Araújo Motta 64256 Visitas
O niilismo no senso comum da atualidade - Giulio Romeo 64206 Visitas

Páginas: Próxima Última