Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O amendoim - Parte 1
Celso Valois

Julia era uma moça magra, esganiçada e ao mesmo tempo atraente. Tinha chegado da cidade grande a poucos dias e ainda mantinha alguns costumes, diferentes da vida tranquila e serena do pequeno povoado ao Leste do Arizona.
Lembro que naquela manhã de sábado, todos estavam sentados à mesa do café, farta como sempre, quando Lázaro adentrou à sala de supetão, fazendo com que todos se virassem para ele, como que num ato ensaiado, para ver que furacão era aquele.
Disse em voz trêmula e ofegante:
- Julia caiu!
Foi uma correria. Porque o que nunca se imaginava era que com tanto espaço naquela fazenda, Julia poderia ter caído logo ali! Foi um Deus nos acuda, e o neguinho esbaforido, corria desembestado na direção do barranco, enquanto os cachorros latiam em matilha.
Para entender este fato, preciso contar detalhes dessa história, haja que devem estar se perguntando, quem é Julia? Quem é Lázaro e onde esta moça caiu?

(...)

Tudo começou no outono de 1937, quando se ouviu um choramingado vindo do quarto e a parteira saíra com um bebê envolto num lençol branco e sujo de sangue, apontou ao pai e disse, - É menina e se chamará Júlia.
Petrônio, sujeito matuto de seus 40 anos, tirou o tóba do bico, olhou para o compadre e falou em voz calma, como sempre foi:

- Vamos tomar uns conhaques, que hoje é por minha conta.

Era uma reação fria, enquanto a parteira Nazaré voltava com o novo rebento para o quarto escuro, fadado a passar mais uns trinta dias sem ver a luz do sol, costume daquela época, que mulher parida não podia pegar sol nem sereno, antes dos trinta dias de resguardo. Muito menos a criança, pra não pegar vento e ficar de arca caída.


Número de vezes que este texto foi lido: 61643


Outros títulos do mesmo autor

Romance O amendoim - Parte 7 Celso Valois
Romance O amendoim - Parte 6 Celso Valois
Romance O amendoim - Parte 5 Celso Valois
Romance O amendoim - Parte 4 Celso Valois
Romance O amendoim - Parte 3 Celso Valois
Romance O amendoim - Parte 2 Celso Valois
Romance O amendoim - Parte 1 Celso Valois


Publicações de número 1 até 7 de um total de 7.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 62864 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 62840 Visitas
Resumo - Direito da Criança e do Adolescente - Isadora Welzel 62826 Visitas
A Aia - Eça de Queiroz 62793 Visitas
A SEMIOSE NA SEMIÓTICA DE PEIRCE - ELVAIR GROSSI 62791 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 62723 Visitas
Hoje - Waly Salomão (in memorian) 62689 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 62684 Visitas
Mistério - Flávio Villa-Lobos 62637 Visitas
Legibilidade (Configurando) - Luiz Paulo Santana 62620 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última