Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
ESPELHO, ESPELHO MEU...
Rubemar Costa Alves

1 - ESPELHO, do latim ‘speculum’ - Superfície que reflete um raio luminoso em uma direção definida, em vez de absorvê-lo ou espalhá-lo em todas as direções... (blá blá blá)......... Possivelmente a superfície da água inspirou a fabricação do primeiro espelho (achados arqueológicos registraram Egito, 5º milênio a. C.); espelho citado em Êxodo: “...espelhos das mulheres...’ - depois etruscos, gregos e muitos outros...
          2 - ESPELHO, figura frequente nos contos maravilhosos. Em BRANCA DE NEVE, auto contemplação da madrasta (antagonista “má”, inimiga, rival da protagonista “boazinha”, personagem principal, heroína) e também função de informá-la: “Mais linda que você é Branca de Neve...”
          3 - ESPELHO - 1 - narcisismo (mito grego de admirar a si próprio); 2 - prender a alma (índio não se olha na água parada do lago). A mais antiga versão do mito grego Narciso - que inspirou a teoria freudiana do narcisismo - é atribuída ao poeta romano OVÍDIO (43 a. C. / 17 d. C.). Segundo ele, “Narciso nasceu depois que a ninfa Liríope, sua mãe, se banhou nas águas do rio Zéfiro. Tão belo era o menino que a mãe ficou preocupada, pois os deuses não admitiam que um mortal fosse mais bonito que eles, habitantes do Olimpo. Liríopes ouviu então de um oráculo que o filho viveria até quando não visse a si próprio. Certo dia, sedento, ele se aproximou de um lago, mas, ao deparar com a própria imagem, que não sabia ser sua, sentiu irresistível paixão: um amor impossível. Eco, filha do Ar e da Terra, uma ninfa apaixonada que o seguia, ainda tentou avisá-lo de que aquele rosto era o seu mesmo - foi em vão porque ela só conseguia repetir as ultimas palavras do que ouvia, vítima também da ira dos deuses. E Narciso, não conseguindo se afastar da imagem refletida, definhava de fome e sede. Ao perceber, enfim, que aquele era o seu próprio rosto, chorou ao dar-se conta de que jamais poderia alcançar o objeto amado. Suas lágrimas turvaram o rio, achou que a imagem estava fugindo e morreu de desespero.”
          4 - “ESPELHO, narcisismo primitivo da madrasta demonstrado pela sua busca de confirmação quanto à beleza no espelho mágico, muito antes da beleza adolescente de Branca de Neve (quando faz 7 anos e começa a amadurecer): repetição do tema antigo de Narciso que só amava a si mesmo, de tal forma que foi tragado pelo auto (e alto!) amor. Competição entre BN e a madrasta: o espelho mágico parece falar com a voz da menina, consciente da própria beleza e não da beleza da “mãe” rival.” (Bettelheim, p.242)
            5 - Mas se a MADRASTA perguntasse se existe alguém mais maquiavélica, egoísta e pérfida que ela, o espelho por certo diria “Não!” O que seria da doce Branca de Neve sem a sua diabólica madrasta? Sim, porque outro elemento clássico é a figura da madrasta - em “João e Maria”, em “Cinderela”... O autor BETTELHEIM justifica (?) a existência da megera como uma forma de a criança exprimir sua raiva em relação à mãe de fato. A autora de livros infantis ÂNGELA CARNEIRO arrisca outra explicação, que a madrasta seria mulher sensual, inteligente e poderosa, mulher assim era considerada bruxa na época em que foram escritos esses contos. Na tevê, NOVELA “Vamp” (179 capítulos), madrasta super boa-praça que já tinha 6 filhos e adotou com amor os 6 do Capitão.
          6 - LIVRO - Estreia de FANNY ABRAMOVICH como escritora de literatura juvenil num conto curto, indicado a partir de 11 / 12 anos - dificuldades de uma pré-adolescente com seu corpo. Autora reconhecida e estimada na área educacional.
          7 - CARTUM - Criador NANI - Piada: 1º quadro - Madrasta (chapéu pontudo tradicional, rosto feio, mas sorridente, esperançosa): “Espelho meu, existe mulher mais linda do que eu?” Espelho (rosto receoso): “Sim... A Branca de Neve...” - 2º quadro - Madrasta (gesto agressivo com a mão): “Passe no Departamento Pessoal e acerte suas contas. Está despedido!” Espelho mudo, em estado de choque.
          8 - ESPELHO, imagens reais invertidas: o lado contrário... Como túnel do tempo, NOVELA que virou um marco na tevê - “Espelho mágico” (150 capítulos) e dentro da trama, uma outra novela, “Coquetel de amor”, e ainda citação a uma peça de teatro, “Cyrano de Bergerac”, de EDMOND ROSTAND. Casal na vida real foram os protagonistas da estória principal e também da novela dentro da novela. Bastidores da televisão revelados pela primeira vez: o dia-a-dia de artistas, dentro e fora da TV, e toda a engrenagem que envolve a criação de uma telenovela. Ideia original em texto ousado fazendo referência a muitos tipos que existem no meio artístico: o diretor de novelas da estória, a veterana atriz decadente (a verdadeira atriz pediu para deixar a novela e teve sua personagem assassinada), a jovem que faz tudo pelo sucesso (palavrões substituídos pelo bordão “Pombas!” que logo ganhou as ruas), a ex-miss em novo rumo da carreira após filmes populares, o comediante dos tempos do teatro de revista em dupla com a filha, atriz estrangeira (verdade!) famosa por filmes eróticos aparecendo em ponta na novela etc. Ainda nessa trama, protesto contra certos problemas enfrentados pelos autores. Não foi um sucesso de audiência + visão, porém centro de discussões: aula-polêmica ao revelar “verdades” do mundo das estrelas.

FONTES:
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fada. Rio, Paz e Terra, 1980.
“Espelho, Espelho Meu - Um jeito de Crescer”, 30 páginas, autora FANNY ABRAMOVICH. Ed. Brasiliense, SP.
“Nostalgia” - Revista da TV - Jornal O GLOBO, Rio, 13/3/05 e 17/6/07.
NOTA DO AUTOR:
“Vamp”, novela de ANTÔNIO CALMON e colaboradores - TV Globo, 1991/92.
“Espelho mágico”, novela de LAURO CÉSAR MUNIZ - TV Globo, 1977.

                    F I M



Biografia:
PARVUS IN MUNDUS EST. (O MUNDO É PEQUENO DENTRO DE UM LIVRO) Ser dedicado, paciente, ousado, crítico, desafiador e sobretudo enlighned são adjetivos de um homem cosmopolita que gostaria de viver mais duzentos, ou quem sabe trezentos anos para continuar aprendendo e ensinando. Muitos de nós acreditam que uma vida de setenta, oitenta anos é muito longa, contudo refuto esse pensamento, pois estas pessoas não sabem do que estão falando. Sempre é tempo de aprender, esquadrinhar opiniões, defender, contestar ou apoiar teses, seguir uma corrente filosófica (no meu caso, a corrente kantiana), não necessariamente crer num ser superior, mas admirar e respeitar quem acredita nele. Entender a diversidade de costumes e culturas denominados de forma polissêmica nas diferentes partes do mundo, falar um ou dois idiomas, se perguntar o porquê e tentar encontrar respostas para as guerras, a segregação racial, as diferenças étnicas, o fanatismo religioso, o avanço tecnológico, o entendimento político. Enfim, apenas estes temas já levaria uma vida para se ter uma compreensão média. A leitura é o oráculo para estas informações, é ela que torna o mundo cada vez menor capaz de se acomodar nas páginas de um livro. É por isso que se diz que não há fronteiras para quem lê. Atualmente as pessoas confundem Balzac com anti-inflamatório, Borges com azeite, Camilo Castelo Branco com rodovia estadual, Lima Barreto com laranja de determinado município paulista, Aristóteles com marca de carro e por aí vai. Embora, eu tenha dissertado sobre o conhecimento culto, os meus trabalhos publicados aqui demonstram o dia a dia das pessoas comuns narrados através de divertidas e curiosas estórias. Meu público alvo são as mulheres. É para elas que escrevo, pois são elas possuidoras de sensibilidade capaz de entender o conteúdo do meu trabalho.
Número de vezes que este texto foi lido: 52827


Outros títulos do mesmo autor

Contos FÁBRICA DE BRINQUEDOS Rubemar Costa Alves
Contos PRETO, NEGRO...POLITICAMENTE CORRETOS Rubemar Costa Alves
Artigos DE GRÃO EM GRÃO... Rubemar Costa Alves
Crônicas NINGUÉM ACREDITA... Rubemar Costa Alves
Contos PEDIDO DE CASAMENTO:1913 Rubemar Costa Alves
Contos FORMIGAS GOSTAM DE NOZES, LEITOR SABIA? Rubemar Costa Alves
Contos DE PERSEGUIDOR A PERSEGUIDO Rubemar Costa Alves
Contos AMIGO NA TELA DA TEVÊ Rubemar Costa Alves

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 31 até 38 de um total de 38.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
🔴 Entre meias e gravatas - Rafael da Silva Claro 4 Visitas

Páginas: Primeira Anterior