Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
DE PERSEGUIDOR A PERSEGUIDO
Rubemar Costa Alves

Vizinhança de pouca instrução impressionava-se fácil com mentiras absurdas e o fulano contava que existiam monstros no garimpo. Monstro era ELE que se aproveitava da ingenuidade alheia, em especial de idosos, ouvintes na rua onde morava. Tentava cercar-se de mulheres, mas não era atraente nem de lábia. Feio, magro, pouca estatura, apenas um tolo metido a galã.
          (Dizem as mulheres mais velhas: “Galã baixinho era o FRANK SINATRA.” Não sei opinar...)
          Garimpo foi ilusão porque ELE vendeu dois terrenos de matagal sem nada construído e um carro. Investiu em maquinaria que em pouco tempo enferrujou, literalmente sonhos foram “por água abaixo”, não achou nada, ouro nenhum. E nem era um garimpo assim nos longes de vida, tão distante como ELE fantasiava: nada de atravessar florestas e chegar perto de fronteira, apenas um Estado fora do litoral, com rios e sem mar. A vida ficou toda atrapalhada. O dinheiro certo de uma anterior aposentadoria se tornou curto. Não se soube muito bem porque, mas despachou mulher e filhos crescidos para morar durante um ano inteiro em Salvador, onde havia parentes dele e uma filha dela, de união anterior, que tinha uma filhinha bem pequena. O apartamento ficou fechado. De tempos em tempos ELE vinha do garimpo, arejava, entrava com almoço pronto e pagava as contas pendentes..
          Casa grande adaptada para apartamentos de aluguel, obra confusa, de modo que esta família residia ao mesmo tempo em dois andares - embaixo, mini espaço para sala e cozinha, mini espaço para dois quartos em cima, dezessete degraus de escada o dia inteiro... Assim, eram três apartamentos. Um em cima, espaçoso, o deles de vai-e-vem, e mãe e filha no térreo, no mesmo espaço do primeiro.
          Houve festa no pequeno prédio, aniversário conjunto de dois menininhos gêmeos e do caçula pouco além de bebê. Minha AMIGA foi convidada, eram moradoras de pouco tempo no ambiente, a mãe sugeriu comparecerem, compraram brinquedos. Pessoal tão bocó que ‘pediu licença’ ao “garimpador fajuto” para fazer a festa na entrada do predinho, um cimentado largo. Consta que ELE fingiu pensar e... “autorizou”.
          O fulano, que ELA só conhecia de vista, a perseguira desde sempre com o olhar. E nessa noite não deu outra. Chegou perto dela, esticou um copo de refrigerante e fingiu-se respeitoso: “A senhora é a nova vizinha?” ELA odeia ‘senhor/senhora, por favor, com licença, desculpe’ - dribla, em caso de pessoa muito mais velha ou autoridade, aí dá uma volta enorme na linguagem e não pronuncia, ninguém se ofende porque não percebe, intimamente ELA sorri vitoriosa. Desta forma, descartou para ELE o pronome de tratamento cerimonioso , afinal eram vizinhos, formal demais não chamá-la de você.
          ELE desde bem antes sabia que ELA era professora, mas não avisado que era muito culta. Sem QI de gênio, aprendia fácil, desde a pré-história até agora (o que não viveu, estudou), memorizava idem, dizia modestamente saber um pouco (muito!) de quase tudo. O idiota falou dos monstros no garimpo, descritos como dragões (iguanas no Brasil?!), ELA citou os Irmãos Grimm e Charles Perrault, criadores de contos de fadas, e de quebra ainda incluiu o mito de São Jorge na Lua, com cavalo branco e dragão... ELE, ó, de queixo caído... Se extremamente necessário (ELA nunca humilha os de baixa ou nenhuma escolaridade - considera crime!), quando ELA de todo não sabe um assunto, faz comparações históricas ou sociológicas, cita mitos e lendas, e o interlocutor antes exibido se perde no que estava falando... “O que era mesmo?” E ELA desvia para um tema em que pareça ‘doutora de sabedoria’.
          (Na atualidade, torce argumentos e mistura a feminista de Brasília com a fascinante Cleópatra e a intrépida Elizabeth I da Inglaterra - ninguém ousa discordar.)
          Debateu praticamente sozinha sobre 13 de maio e 1964 no Brasil, 1968 no mundo, ELE perdido no tempo; em seguida, palestinos, depois ex-colonização portuguesa na África e Japão do tempo dos xoguns (ahn?!...), o fulano pirou total, sem a menor noção espacial de mapas. Nada é cultura inútil. Ficou doido, enlouquecido, ouvira da própria mulher que ELA parecia perigosa (?) e nesta hora ELE entendeu. Não a encantou, tiro saiu pela culatra, ficou encantado. Literalmente fascinado.
           A humanidade adora fofoca e no disse-me-disse alguém contou à mulher dele, pouco depois em casa durante férias escolares de meio de ano, que ELA ‘o chamara’ para conversar, apresentando-se como “a vizinha nova”. Calúnia feminina é impossível apagar. Pior: ELE, covarde, não assumiu e con-fir-mou a mentira. Minha AMIGA ouviu muitas indiretas, sem reagir - no fundo, adorou a comédia, assunto balançado entre novela das 7 horas ou programa semanal na tevê. A desconfiada fez ameaças ridículas, sempre em piadinhas, com ebós da Bahia; muito tranquila, minha AMIGA citou um primo babalorixá, “aquele bonitão que às vezes nos visita...” - bom, se nos ameaçarem com gato, a solução é mostrar gato semelhante... ou cachorro. Em dias, retornaram a Salvador.
           A família de cima foi para outro bairro e as DUAS passaram a residir no alto, sem quintal para varrer.   ELE colocou a televisão na entrada do primeiro quarto onde ficava boa parte das horas nas vindas do garimpo. Arranhava mal e mal um violão e cantava letras de amor (?) mal resolvido - na verdade, torcia as palavras das canções.   Ou colocava gravação dos sonetos melancólicos de VINÍCIUS DE MORAES.
           Numa sexta-feira, ELE veio do garimpo, arranjou um problema qualquer na fechadura do prédio e saiu com as malas. Para tudo há solução. Mãe e filha se perceberam trancadas, da janela convocaram vizinha que ia passando e pediram que chamasse um chaveiro, em minutos foi trocada a fechadura (agora seria ELE do lado de fora) e feitas três chaves. Em poucos dias, ELE reapareceu e engoliu o risinho quando a mãe da minha AMIGA arrasou com ELE sem o menor xingamento e apresentou a conta. Pagou! E precipitado, sem reparar na notinha três chaves, dividiu o valor ao meio - muito sabido, mas sem querer pagou a metade de uma das chaves. Ainda serviu de chacota: “cavalheiro” com mãe ou com filha?       
          De repente, surgiu uma mulher a procura deles. Apresentou-se como baiana, pediu banheiro, pediu água, pediu café, contou que conhecia o fulano desde garoto, relatou intimidades muito graves e feias, inclusive que despachara a enteada, novinha, para Salvador, grávida dele à força. Nossa! Desmoralização total. Minha AMIGA guardou o assunto - podre demais para que outros da rua soubessem...
          Perto do Natal, mulher e filhos voltaram em definitivo.
          Verão, sexta-feira de sol forte e céu azul.   ELA acordou muito bem humorada, fez para a mãe sinal de silêncio e por muitas vezes disse que era feriado. Ora, ELE estava em casa, no sobe-desce constante, arrumou-se para sair, escutou, perguntou à mulher ‘feriado-de-quê’, nem a cunhada visitante sabia, desarrumou-se, olhou o comércio local todo aberto, arrumou-se outra vez. Foi ao banco e imbecilmente perguntou como abriram num dia de feriado... ‘Feriado-de-quê?’ - perguntaram a ELE (minha amiga depois o escutou contar). Ao retorno, subiu a escada e ELA, tranquila e cínica, falou com a mãe sobre feriado em São Paulo, 25 de janeiro, e que um amigo dela talvez tivesse ido para Campos do Jordão, montanha, ou São Sebastião, praia............ Claro que o vizinho deve ter ficado furioso, sem poder dizer que ELA curtiu a cara dele. Como provar?
          Foram muitas as situações equívocas, atrapalhavam-se toda hora e as maldades pensadas caíam contra ELES mesmos. Filho e filha cresceram, “quem sai aos seus não degenera”, encrencas e mais encrencas com a vizinhança e fora dali - os jovenzinhos desde cedo tomaram os piores caminhos: pai valentão, cadê? Muito engraçado quando passou uma patrulhinha e um militar pediu uma informação qualquer. Estavam junto ao portão da calçada, arrumados como quem vai sair, falaram os quatro ao mesmo tempo - “não-fui-eu-moço-eu-juro” - voltaram para o apartamento e se trancaram em casa até a manhã seguinte. De comédia passaram a tragédia?
          Minha AMIGA e a mãe enjoaram do convívio obrigatório, arrumaram nova casa em ambiente longínquo.


                   F   I   M





Biografia:
PARVUS IN MUNDUS EST. (O MUNDO É PEQUENO DENTRO DE UM LIVRO) Ser dedicado, paciente, ousado, crítico, desafiador e sobretudo enlighned são adjetivos de um homem cosmopolita que gostaria de viver mais duzentos, ou quem sabe trezentos anos para continuar aprendendo e ensinando. Muitos de nós acreditam que uma vida de setenta, oitenta anos é muito longa, contudo refuto esse pensamento, pois estas pessoas não sabem do que estão falando. Sempre é tempo de aprender, esquadrinhar opiniões, defender, contestar ou apoiar teses, seguir uma corrente filosófica (no meu caso, a corrente kantiana), não necessariamente crer num ser superior, mas admirar e respeitar quem acredita nele. Entender a diversidade de costumes e culturas denominados de forma polissêmica nas diferentes partes do mundo, falar um ou dois idiomas, se perguntar o porquê e tentar encontrar respostas para as guerras, a segregação racial, as diferenças étnicas, o fanatismo religioso, o avanço tecnológico, o entendimento político. Enfim, apenas estes temas já levaria uma vida para se ter uma compreensão média. A leitura é o oráculo para estas informações, é ela que torna o mundo cada vez menor capaz de se acomodar nas páginas de um livro. É por isso que se diz que não há fronteiras para quem lê. Atualmente as pessoas confundem Balzac com anti-inflamatório, Borges com azeite, Camilo Castelo Branco com rodovia estadual, Lima Barreto com laranja de determinado município paulista, Aristóteles com marca de carro e por aí vai. Embora, eu tenha dissertado sobre o conhecimento culto, os meus trabalhos publicados aqui demonstram o dia a dia das pessoas comuns narrados através de divertidas e curiosas estórias. Meu público alvo são as mulheres. É para elas que escrevo, pois são elas possuidoras de sensibilidade capaz de entender o conteúdo do meu trabalho.
Número de vezes que este texto foi lido: 52849


Outros títulos do mesmo autor

Contos FÁBRICA DE BRINQUEDOS Rubemar Costa Alves
Contos PRETO, NEGRO...POLITICAMENTE CORRETOS Rubemar Costa Alves
Artigos DE GRÃO EM GRÃO... Rubemar Costa Alves
Crônicas NINGUÉM ACREDITA... Rubemar Costa Alves
Contos PEDIDO DE CASAMENTO:1913 Rubemar Costa Alves
Contos FORMIGAS GOSTAM DE NOZES, LEITOR SABIA? Rubemar Costa Alves
Contos DE PERSEGUIDOR A PERSEGUIDO Rubemar Costa Alves
Contos AMIGO NA TELA DA TEVÊ Rubemar Costa Alves

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 31 até 38 de um total de 38.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O nosso amor já deixou de estar em compasso - Riz de Ferelas 1 Visitas
folhas de outono - Riz de Ferelas 1 Visitas
tão bom em encaixar peças e consertar engrenagens - Riz de Ferelas 1 Visitas
fragmentar - Riz de Ferelas 1 Visitas
eu ouvi seu coração - Riz de Ferelas 1 Visitas
eu não insisti em andar pelos campos da saudade - Riz de Ferelas 0 Visitas
estive buscando o horizonte de seus pensamentos - Riz de Ferelas 0 Visitas
um dia vamos colher rosas - Riz de Ferelas 0 Visitas

Páginas: Primeira Anterior