Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
MULHER: o que mudou?
Tânia Du Bois


     Gosto do poema de Cora Coralina: “Muitas vezes, basta ser colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia...”      Posso não perceber, mas a lembrança está em nós, está conosco o tempo todo, e não por acaso; está ali, pronta para saltar a qualquer hora do dia.
     Quando confio na memória, pergunto-me o que mudou em relação à mulher neste mundo moderno. Nem preciso olhar para trás, a iniciativa de estampar as lembranças explica os versos que carregam brilhos nas nossas vidas. E, quando acredito com o coração naquilo que me proponho a fazer, entendo que cada movimento é o caminho da verdade. Percebo que o pensamento é importante porque dividir, contar e ouvir é aprender sempre. Até porque nós temos algo a mais: o jeito diferente de olhar e fazer as coisas; colocamos graça e emoção no que realizamos; somos firmes, mas também agimos com o coração. Somos o resultado do contato com a realidade, sem tantas fantasias, mas é fundamental continuarmos sonhando.
     As lembranças das mudanças impõem, às vezes, coragem e respeito, trazendo benefícios e palavras inspiradoras para enfrentar qualquer tipo de crise ou mudança. Não basta sonhar, é preciso ter clareza do que desejamos e entendimento do que lembramos.
     Quando o objetivo é a construção de um mundo mais fraterno, no qual os direitos humanos sejam respeitados, devemos lutar e lembrar para preservar a história de cada mulher. Pois, um país sem lembranças, sem memória, é um país sem história e sem sorrisos.
     O grande segredo é transformar sonhos, lembranças e memórias em resultados palpáveis, identificando prioridades; a primeira delas é sobreviver.
     “fugir às regras / aniquilar a mesmice / do cotidiano... // o poeta rejeita ser mero cartão postal // reinventar-se? // só lhe resta / fluir entre os postigos...” (Luiz Otávio Oliani)
     Admito que nem sempre é fácil transmitir os nossos conhecimentos diante de um novo contexto, a mulher acredita e se reconhece na mudança. Junta as duas coisas, opina, une o compromisso com o idealismo, sem perder de vista as lembranças; procura espaço para a emoção e a ação; age com o coração, unindo ao universo masculino a sensibilidade do mundo feminino. Às vezes, sentimo-nos corajosas, dispostas a agir. Noutras, queremos receber e dar carinho, aquietar ou pedir colo. O que mudou?


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 61633


Outros títulos do mesmo autor

Artigos CONVITE à REFLEXÃO Tânia Du Bois
Artigos PLURAL de LEITURAS Tânia Du Bois
Artigos A arte da Escolha Tânia Du Bois
Artigos O TOM da IMPRESSÃO Tânia Du Bois
Artigos ATRÁS DA NOITE Tânia Du Bois
Artigos OPINIÃO:PÚBLICA ou PUBLICADA Tânia Du Bois
Artigos MENTES BRILHANTES Tânia Du Bois
Artigos AVESSO A MÁS NOTÍCIAS Tânia Du Bois
Artigos CONVERSAR com o TEMPO Tânia Du Bois
Artigos ARTE: VOCAÇÃO E PAIXÃO Tânia Du Bois

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Resumo - Direito da Criança e do Adolescente - Isadora Welzel 62771 Visitas
A SEMIOSE NA SEMIÓTICA DE PEIRCE - ELVAIR GROSSI 62745 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 62687 Visitas
A Aia - Eça de Queiroz 62664 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 62628 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 62592 Visitas
Mistério - Flávio Villa-Lobos 62588 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 62582 Visitas
Legibilidade (Configurando) - Luiz Paulo Santana 62576 Visitas
Você acredita em Milagres? - Keiti Matsubara 62529 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última