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Baixo peso ao nascimento e o desenvolvimento cognitivo
Adalberto Romualdo Pereira Henrique

Crianças de baixo peso podem apresentar alterações em seu desenvolvimento cognitivo se comparadas com seus pares de peso normal, mediante a essa relação estudos são realizados para maior compreensão e possível intervenção.
Segundo Battaglia et al. (1967), classificaram os recém nascidos segundo o peso e idade gestacional, colocaram esse limite em 38 semanas considerando portanto, prematuros os nascidos com até 37 semanas.
Sabe-se que a desnutrição pode inciar-se já na vida dentro do útero, trazendo consequências mais graves. Quando uma criança nasce com menos de 2.500g, é considerada de baixo peso independente da idade gestacional. Quanto menor o peso ao nascer maior é a mortalidade. O recém nascido ainda pode ser classificado por sua maturidade: pré termo quando tiver idade gestacional abaixo de 37 semanas; a termo quando tiver idade gestacional entre 37 a 42 semanas; pós termo acima de 42 semanas.
De acordo com Vitolo (1999) a condição nutricional por ocasião do nascimento reflete o periodo intra-uterino. A desnutrição materna durante a gestação traz uma série de complicações e entre elas destaca-se o baixo peso ao nascimento decorrente de condições socias e econômicas precárias. Foi demonstrado que o baixo peso ao nascimento é um importante fator preditivo da baixa estatura.

Os recém-nascidos estão sobrevivendo com pesos de nascimento cada vez mais baixos em decorrência das novas tecnologias e dos novos conhecimentos adquiridos na área de medicina perinatal. Entretanto, mesmo crianças que não apresentam seqüelas mais graves podem apresentar comprometimento de algumas áreas de seu desenvolvimento neuropsicomotor, o que prejudica o funcionamento intelectual, conforme foi relatado em algumas pesquisas. Os estudos descrevem que algumas áreas são mais afetadas, como memória, coordenação visomotora e linguagem, podendo acarretar prejuízo no rendimento escolar das crianças. ( Meio, 2003).

De acordo com Catania (1999) a cognição é o saber e as maneiras pelas quais ele ocorre. Os processos ditos cognitivos geralmente são propriedades de comportamento que são manifestados como movimentos e assim devem ser medidas indiretamente. Ex: fazer cálculos mentalmente, mudar a atenção, imaginar. Segundo o dicionário de Terapia Ocupacional(2006), a cognição é definida como sendo um processo mental que engloba pensamento, percepção, emoção, reconhecimento, lembrança, solução de problemas, conhecimento, compreensão, aprendizado, julgamento e metacognição.


Referências Bibliográficas

MEIO, Maria Dalva Barbosa Baker; LOPES, Claudia S e MORSCH, Denise Streit. Fatores prognósticos para o desenvolvimento cognitivo de prematuros de muito baixo peso. Rev. Saúde Pública [online]. 2003, vol.37, n.3, pp. 311-318. ISSN 0034-8910. doi: 10.1590/S0034-89102003000300008.

Battaglia FC, Lubchenco LO. A classificação prática dos recém-nascidos por peso e idade gestacional 1967;71:159-63.
VITOLO, Márcia Regina. Nutrição – a gestação à adolescência. Ed. Reichmann e Affonso Editores Ltda. 2003, Rio de Janeiro.
JACOBS, Karen. Dicionário de Terapia Ocupacinal. 4ª ed. Editora Roca. São Paulo, 2006.
CATANIA, A. Charles. Aprendizagem: comportamento, linguagem e cognição. Ed. Porto Alegre, 4ª ed. 1999. Porto Alegre.


Biografia:
Acadêmico de Terapia Ocupacional pela Faminas/Muriaé-MG.
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