Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
DESENVOLVIMENTO HUMANO
Adalberto Romualdo Pereira Henrique


     Para Papalia (2000) o desenvolvimento humano evidência o estudo científico de como as pessoas podem mudar, e de como podem ficar iguais desde a concepção até a morte. As mudanças são mais perceptivas na infância, porém ocorre durante toda a vida.
Ainda citando Papalia muitos cientistas que estudam o desenvolvimento humano reconhecem que o mesmo ocorre durante toda a vida, sendo um processo vitalício conhecido cientificamente como Desenvolvimento no Ciclo Vital.
           Rodrigues (2005) disserta sobre o desenvolvimento infantil relatando que:
(...) a criança nasce com uma série relativamente grande de possibilidades motoras e que a maior parte destes comportamentos motores é representada por reflexos involuntários e têm como função garantir a sobrevivência do bebê e servir de base para suas futuras habilidades motoras (p. 26).

Gesell (2003) considera que para o desenvolvimento humano do ato de “acontecer algo” leva algum tempo, sendo um processo contínuo, cada fase representa um grau ou nível da maturidade do ciclo deste desenvolvimento.
O desenvolvimento da criança, segundo relatos de Gallahue et al, Ozmun (2002), inclui todos os aspectos do comportamento humano, e como resposta, pode ser separado em áreas do cérebro, fases na qual estão vivendo e faixas etárias.
O desenvolvimento humano, para Papalia (2000), não apresenta momentos de modificações radicais; a evolução é gradual e contínua. Entretanto, em alguns momentos ocorrerão maiores alterações sendo isso parte de uma evolução normal do ser humano.
Castro (2006) tomou como base o desenvolvimento neuropsicomotor normal ocorrendo a partir de amplas experiências sensório-motoras promovidas para a realização dos movimentos efetivos, que o indivíduo vai selecionando até encontrar seu repertório funcional. O desenvolvimento da criança é dependente e interligado a vários sistemas como o visual, tátil, proprioceptivo, sinestésico, vestibular, auditivo, e olfativo. Considerando que o desenvolvimento neuropsicomotor é de natureza sensório-motora tanto as obtenções motoras orais quanto as globais surgem conjuntamente a partir de um retorno a estes estímulos sensoriais.
Eickmann (2003), acredita que a evolução neuropsicomotora infantil consiste na criação e adaptação às modificações de antigos padrões que, quando combinados, estabelecem os marcos do desenvolvimento normal.


Biografia:
Acadêmico de Terapia Ocupacional pela Faminas/Muriaé-MG.
Número de vezes que este texto foi lido: 61702


Outros títulos do mesmo autor

Artigos DEFICIÊNCIA: EVOLUÇÃO HISTÓRICA Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos As fases da organização do trabalho Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos VISÃO HISTÓRICA DO TRABALHO Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos Doenças Ocupacionais (LER / DORT) Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos Mecânica da Postura Sentada Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos O Trabalho e a Ergonomia Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos Relações Trabalho e Saúde Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos Baixo peso ao nascimento e o desenvolvimento cognitivo Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos Traumatismos da mão Adalberto Romualdo Pereira Henrique
Artigos Humanização Adalberto Romualdo Pereira Henrique

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 17.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
A LAGARTINHA E A ALIMENTAÇÃO - Andrea Gonçalves dos Santos 69373 Visitas
Agosto - Flora Fernweh 65822 Visitas
ARPOS - Abacre Restaurant Point of Sale 5 - Juliano 64722 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 64338 Visitas
Os Dias - Luiz Edmundo Alves 64124 Visitas
MUNDO COLORIDO - Simone Viçoza 64008 Visitas
O Cônego ou Metafísica do Estilo - Machado de Assis 63977 Visitas
Insônia - Luiz Edmundo Alves 63854 Visitas
Ganhei Na Loteria! - J. Miguel 63832 Visitas
Viver! - Machado de Assis 63830 Visitas

Páginas: Próxima Última