Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Viver e não lutar
a vida é uma luta diária
ELINÁRIO SANTOS COSTA

“No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. Os versos do poeta Carlos Drummond de Andrade mostram as dificuldades impostas pela vida a cada pessoa. Nesse sentido, pode-se afirmar metaforicamente que a pedra no caminho são os justos cidadãos brasileiros que se calam diante das mazelas impostas pela sociedade machista, moralista e burguesa.
Em primeira análise, a transformação social vem por meio de lutas constantes em prol de algo. Assim, corrobora com tal afirmação a frase de Fernando Gramoza – professor de filosofia da rede pública – “viver e não lutar é uma contradição que não consigo carregar”. Nessa perspectiva, para a existência da própria vida se fez necessário uma luta. Desta forma, para melhorar a vida da nação é preciso que cada pessoa assuma seu compromisso com a sociedade, isto é, que lute pela melhoria continua do bem-estar coletivo.
Ademais, para romper com o machismo moralista da sociedade burguesa – que por vez foi enraizada nas classes operarias – é de vital importância não só o engajamento político mas também o desenvolvimento do senso crítico pessoal. Somente assim, a população reagirá as situações com embasamento e não apenas como mero repetidor.
Por fim, para melhorar a sociedade brasileira é preciso um trabalho conjunto, mas feito de forma individual, cabendo a cada qual o senso crítico e a responsabilidade de lutar pela melhoria continua da coisa pública. Assim sendo, aquele que vive sem lutar é a pedra no caminho da melhoria do Brasil. Desta forma, todo aquele que não luta a favor da melhoria – seja qual for a questão social -, todo aquele que se cala, se soma com a classe machista de moral questionável.


Biografia:
Elinário Santos Costa
Número de vezes que este texto foi lido: 52826


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Brasil: verde e amarelo, Preto e Branco ELINÁRIO SANTOS COSTA
Crônicas Viver e não lutar ELINÁRIO SANTOS COSTA


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68995 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57908 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56744 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55820 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55075 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55006 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54880 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54867 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54771 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54734 Visitas

Páginas: Próxima Última