Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Viver e não lutar
a vida é uma luta diária
ELINÁRIO SANTOS COSTA

“No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. Os versos do poeta Carlos Drummond de Andrade mostram as dificuldades impostas pela vida a cada pessoa. Nesse sentido, pode-se afirmar metaforicamente que a pedra no caminho são os justos cidadãos brasileiros que se calam diante das mazelas impostas pela sociedade machista, moralista e burguesa.
Em primeira análise, a transformação social vem por meio de lutas constantes em prol de algo. Assim, corrobora com tal afirmação a frase de Fernando Gramoza – professor de filosofia da rede pública – “viver e não lutar é uma contradição que não consigo carregar”. Nessa perspectiva, para a existência da própria vida se fez necessário uma luta. Desta forma, para melhorar a vida da nação é preciso que cada pessoa assuma seu compromisso com a sociedade, isto é, que lute pela melhoria continua do bem-estar coletivo.
Ademais, para romper com o machismo moralista da sociedade burguesa – que por vez foi enraizada nas classes operarias – é de vital importância não só o engajamento político mas também o desenvolvimento do senso crítico pessoal. Somente assim, a população reagirá as situações com embasamento e não apenas como mero repetidor.
Por fim, para melhorar a sociedade brasileira é preciso um trabalho conjunto, mas feito de forma individual, cabendo a cada qual o senso crítico e a responsabilidade de lutar pela melhoria continua da coisa pública. Assim sendo, aquele que vive sem lutar é a pedra no caminho da melhoria do Brasil. Desta forma, todo aquele que não luta a favor da melhoria – seja qual for a questão social -, todo aquele que se cala, se soma com a classe machista de moral questionável.


Biografia:
Elinário Santos Costa
Número de vezes que este texto foi lido: 52841


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Brasil: verde e amarelo, Preto e Branco ELINÁRIO SANTOS COSTA
Crônicas Viver e não lutar ELINÁRIO SANTOS COSTA


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
1 centavo - Roni Fernandes 54802 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54795 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54657 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54556 Visitas
Amores! - 54525 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54505 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54495 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54461 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54421 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54394 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última