Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Medicina Paliativa
Quebra Galho Médico
Nilton Salvador

Resumo:
As especialidades que ganharam nomenclaturas nesta última regulamentação do CFM, como a Medicina do Sono, Dor e Medicina Tropical, eram veteranas, pois seus princípios há muito tem acompanhamento médico especializado, e a que mais chamou a atenção foi a Medicina Paliativa, que pela etimologia da palavra sempre foi o “quebra galho” do sistema médico e que de filha rejeitada ganha certidão de nascimento.


     Quando se começa a falar em medicina democrática, por se tratar de uma palavra genérica e que embora tenha a ver com tema aqui exposto, a brasileira, infelizmente está acometida de graves doenças, algumas com sintomas crônicos e incuráveis por desinteresse de más administrações que agem com base no quanto pior melhor, como exemplo da política do sistema de saúde do país.
     No primeiro semestre do em curso, que para muitos começa todos os dias, o Conselho Federal de Medicina, considerando avanços democráticos ou desenvolvimentos técnicos, estabeleceu novas áreas nas ciências transitórias, objetivando atividades médicas com tratamento mais humano para os pacientes. O que pensar de como era até então?
     Aqui me pego a questionar com conhecimento de causa, se até então os protocolos estabelecidos justificavam reclamações ou choradeiras de pacientes mal tratados, que rotineiramente são expostos principalmente nas mídias imediatistas, que às vezes, embora seus interesses, conseguem aliviar dores pela pressão que exercem.
     As especialidades que ganharam nomenclaturas nesta última regulamentação do CFM, como a Medicina do Sono, Dor e Medicina Tropical, eram veteranas, pois seus princípios há muito tem acompanhamento médico especializado, e a que mais chamou a atenção foi a Medicina Paliativa, que pela etimologia da palavra sempre foi o “quebra galho” do sistema médico e que de filha rejeitada ganha certidão de nascimento.
     Ops... Justamente aqui é que entra a democracia, ou seja, partir do reconhecimento destas especialidades pelas entidades que regem a Ciência Médica, os médicos, além de uma especialização que já tinham, sem titulação, doravante estarão oferecendo segurança ao seu paciente, e serão fiscalizados, confirmando que antes não havia responsabilidade técnica pelos cuidados exercidos e aplicados.
     Agora o médico não poderá mais “quebrar o galho” do paciente, pois se quiser continuar a tratar a doença que já é especialista, terá que preencher os pré-requisitos em outras especializações mediante formação específica, sem os quais não poderá exercer aquilo que já fazia há muito tempo por esforço humanista próprio, proporcionando uma sobrevida, ou melhor, qualidade de vida aos seus pacientes, se voltando para o alívio de dores das doenças e não para os seus efeitos.
     A Medicina Paliativa, além da ética médica propriamente dita, estará levando o médico a fazer parceria com a chamada “boa morte, para um paciente de câncer, por exemplo, ou outros pacientes de doenças crônicas que precisam de cuidados paliativos, quando na verdade, esta nova nomenclatura oficializada está trazendo nas suas entranhas a ortotanásia e a eutanásia.
     Nela está implícito que em determinados casos clínicos, o paciente já não precisa mais receber intervenções, já que sua doença está em fase terminal, e em casos como este a Medicina Paliativa dispõe de outros elementos para tratamento, como por exemplo, um suporte emocional que proporcione conforto.
     Sendo assim, não se trata de reconhecer que a eutanásia e a ortotanásia são condutas atípicas frente ao Código Penal, mas sim trabalhar numa perspectiva de proporcionar uma sobrevida confortável ao portador de uma doença incurável, minimizando o sofrimento, aplicando tratamento orientado por uma especialidade de nome novo, e o melhor transferindo, democraticamente, toda e qualquer responsabilidade para o paciente.
     Habilmente, o Conselho Federal de Medicina introduziu o conceito de Ortotanásia, que significa morte correta; orto: certo, thanatos: morte, que significa o não prolongamento artificial do processo de morte, além do que seria o processo natural, embora amparada pela lei sancionada nos idos de abril, mudando seu nome para Medicina Paliativa.
     Fiquem atentos senhores médicos, que a Ortotanásia, agora legal, não é um processo de caridade, pois pode se encaixar na previsão de homicídio perante o Código Penal, pois pode ser considerado um crime hediondo, ou seja, como uma modalidade de Eutanásia, muito embora a retórica as diferencie.
     Possivelmente em breve veremos anúncio de cursos para ensinar a morrer, com base na desculpa do arrependimento daqueles que induziram um ente querido a tratamentos na expectativa de curá-los. Nunca é tarde para tentar, independente de fatores sociais ou causas de relacionamento.
     A vida é uma multiplicidade de fatores.   Todos têm direito a ela.
     “O paciente não tem direito à morte, a terminar com a sua própria vida”, “O médico luta pela vida e não pelo sofrimento. O princípio da medicina é tirar a dor e prolongar a vida.

http://autismovivenciasautisticas.blogspot.com

rosandores@gmail.com


Biografia:
Escritor amador - Articulista em jornais, revistas, sites, grupos e listas de discussão, do ponto de vista bio-psico-sócio-espiritual. Autor dos livros: Vida de Autista; Autismo - Deslizando nas Ondas; Deficiência ou Eficiência – Autismo uma leitura espiritual e Vivo e Imortal - Ensinando a Aprender e Adoção - O Parto do Coração.Vida de Autista... E Eles Cresceram. Autista... Os Pequenos Nadas. Brasileiro,casado com Roseli Antonia, pai do Eros Daniel, a causa, da Anna Carolina e do Gabriel Lucca os efeitos, nascido em Joinville – SC.
Número de vezes que este texto foi lido: 52840


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Que mais pareça circunstância Nilton Salvador
Artigos A vida dos brasileiros não está melhor Nilton Salvador
Crônicas Quando o Autismo é mal lembrado Nilton Salvador
Artigos Autismo imaginário, filmes reais? Nilton Salvador
Artigos Proxima Atração: Novela Índigo ou Autista? Nilton Salvador
Artigos Crianças Índigo ou Transição Planetária Nilton Salvador
Artigos EDUCAÇÃO INCLUSIVA – UMA LIÇÃO Nilton Salvador
Artigos Culpa da Escola Nilton Salvador
Artigos Alzheimer e Autismo, iguais ou parecidos? Nilton Salvador
Artigos Medicina Paliativa Nilton Salvador

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 53.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56753 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55827 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55096 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55039 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54925 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54881 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54801 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54781 Visitas

Páginas: Próxima Última