Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A telenovela retrata o cotidiano
Como este produto do entretenimento audiovisual influencia o dia a dia do telespectador
Carlos Rogério Lima da Mota

Resumo:
A Norma de Glória Pires não nos remete à Aurélia de José de Alencar, só que muito mais impiedosa? E o castigo vivido pelo cretino Léo não está de alguma forma associada à desgraça vivida por Luísa de “O Primo Basílio”, de Eça de Queirós?

Alguns acham que a telenovela é produto feminino, descartável, sem qualquer valor literário, o que é uma verdadeira ignorância intelectual. A novela é a grande transmissora dos pensamentos de uma época. E por meio deste gênero é possível discutir qualquer assunto, de qualquer natureza, desde que o autor conheça muito bem o público para quem está escrevendo.

O que não se pode é confundir realidade com ficção. A telenovela não tem qualquer obrigação com a realidade, apesar de muitos autores nela retratarem um Brasil social jamais mencionado nos discursos oficiais. A partir do momento em que um autor se debruça sobre um teclado e dá vidas a seres imaginários com histórias distintas, ele se torna dono de uma história - o deus do papel, cujos nós e clímax serão interligados pelos motes contextuais de cada trama.

Mesmo sendo considerada uma obra aberta, isto é, pode ser alterada a qualquer instante para agradar a seus consumidores e conseguir os índices de audiência desejados pelas emissoras, a novela pode muito bem dialogar a literatura clássica com os meios modernos. E parece que é isso que está acontecendo em “Insensato Coração”, de Gilberto Braga e Ricardo Linhares.

A Norma de Glória Pires não nos remete à Aurélia de José de Alencar, só que muito mais impiedosa? E o castigo vivido pelo cretino Léo não está de alguma forma associada à desgraça vivida por Luísa de “O Primo Basílio”, de Eça de Queirós? Devaneios de um mero educomunicador? Talvez... porque para a ficção, toda certeza é uma dúvida constante.

Seja como for, a telenovela, mesmo desprezada pela elite intelectual de nosso país, é a única maneira, pelo menos em massa, de levar alguma cultura àqueles que jamais a teriam por “N” motivos, por poder despertar grandes polêmicas ao abordar temas complexos como a pedofilia, a homossexualidade, a intolerância em todas as formas mais abomináveis...

Assim, tratar este produto como instrumento irrelevante do entretenimento audiovisual é, no mínimo, inaceitável. A novela é um produto para toda a família, redigida por mentes brilhantes (Janete Clair e Ivani Ribeiro são exemplos de como conversar com uma multidão por meio de personagens saltados da sóbria imaginação e delineados por uma criatividade deveras reluzente), que ao escreverem, potencializam toda a criatividade à construção de obras em cuja temática há muito mais que atores sarados e histórias hilárias Há o ponto de vista crítico que desafia a política, denuncia a impunidade e a vergonha moral pelo qual o Brasil parece estar fadado a carregar desde seu descobrimento.

Ponto de vista este que poucos se arriscam a celebrar, seja pela “liberdade de expressão vigiada”, seja pelo desinteresse do brasileiro em deixar de ser mero figurante no cenário mundial. É como diz o ditado: “Por que me preocupar com coisa séria se todo dia é dia de carnaval? E viva a folia!”


Biografia:
Formado em Letras e em Educomunicação. Casado, 34 anos, 3 filhos. Colaborador de diversos órgãos midiáticos, sendo eles: YesMarília - (www.yesmarilia.com.br), parceiro da Globo.Com na cidade de Marília, interior de São Paulo, Jornal da Manhã de Marília e Revista Eletrônica Alô Ibiúna, de Ibiúna/SP. Pertence ao quadro de autores da Editora Virtual Usina de Letras (www.contosjuvenis.cjb.net), mantido pelo Sindicato de Escritores de Brasília, que conta, até o momento, com mais de 99 obras publicadas de sua autoria, em sua maioria, artigos e contos de suspense. Seu sonho é ser apenas FELIZ em vida, afinal, que autor consegue ser feliz ao ser incomodado o tempo todo por sua visão perspicaz e sensível de um mundo já torpe feito o atual? * Sites para os quais escreve: http://recantodasletras.uol.com.br/autores/carlosmota http://twitter.com/autorcarlosmota http://www.artigonal.com/find-articles.php?q=carlos+rogerio+lima+da+mota www.brasilwiki.com.br www.etextos.com.br www.contosjuvenis.cjb.net http://carlosmota.dihitt.com.br/ www.autores.com.br/carlosmota http://www.jornaldamanhamarilia.com.br/site/ver_noticia.aspx?CodNoticia=8298 http://www.diariodesorocaba.com.br/noticias/not.php?id=21168 http://www.talentos.wiki.br/post.php?id=14206 http://autorcarlosmota.blogs.sapo.pt http://contosjuvenis.weblog.com.pt/ http://literaturaperiferica.ning.com/profile/carlosmota
Número de vezes que este texto foi lido: 61686


Outros títulos do mesmo autor

Contos Redenção Carlos Rogério Lima da Mota
Crônicas Deus não existe! Carlos Rogério Lima da Mota
Crônicas Às moscas Carlos Rogério Lima da Mota
Artigos Como construir leitores capazes de autoria? Carlos Rogério Lima da Mota
Artigos A telenovela retrata o cotidiano Carlos Rogério Lima da Mota
Artigos Colunista social português assassinado por suposto namorado Carlos Rogério Lima da Mota
Artigos PORTUGAL À BEIRA DA BANCARROTA Carlos Rogério Lima da Mota
Artigos AS ARMADILHAS DA LÍNGUA PORTUGUESA EUROPEIA Carlos Rogério Lima da Mota
Artigos Alunos de escola de Cotia lançam livro coletivo Carlos Rogério Lima da Mota
Romance "OBSESSÃO..." - CAPÍTULO II Carlos Rogério Lima da Mota

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 21.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Os Dias - Luiz Edmundo Alves 63344 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 63312 Visitas
O Cônego ou Metafísica do Estilo - Machado de Assis 63161 Visitas
Namorados - Luiz Edmundo Alves 63110 Visitas
Insônia - Luiz Edmundo Alves 63103 Visitas
Viver! - Machado de Assis 63069 Visitas
Negócio jurídico - Isadora Welzel 62999 Visitas
A ELA - Machado de Assis 62973 Visitas
PERIGOS DA NOITE 9 - paulo ricardo azmbuja fogaça 62875 Visitas
Eu? - José Heber de Souza Aguiar 62868 Visitas

Páginas: Próxima Última