Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A telenovela retrata o cotidiano
Como este produto do entretenimento audiovisual influencia o dia a dia do telespectador
Carlos Rogério Lima da Mota

Resumo:
A Norma de Glória Pires não nos remete à Aurélia de José de Alencar, só que muito mais impiedosa? E o castigo vivido pelo cretino Léo não está de alguma forma associada à desgraça vivida por Luísa de “O Primo Basílio”, de Eça de Queirós?

Alguns acham que a telenovela é produto feminino, descartável, sem qualquer valor literário, o que é uma verdadeira ignorância intelectual. A novela é a grande transmissora dos pensamentos de uma época. E por meio deste gênero é possível discutir qualquer assunto, de qualquer natureza, desde que o autor conheça muito bem o público para quem está escrevendo.

O que não se pode é confundir realidade com ficção. A telenovela não tem qualquer obrigação com a realidade, apesar de muitos autores nela retratarem um Brasil social jamais mencionado nos discursos oficiais. A partir do momento em que um autor se debruça sobre um teclado e dá vidas a seres imaginários com histórias distintas, ele se torna dono de uma história - o deus do papel, cujos nós e clímax serão interligados pelos motes contextuais de cada trama.

Mesmo sendo considerada uma obra aberta, isto é, pode ser alterada a qualquer instante para agradar a seus consumidores e conseguir os índices de audiência desejados pelas emissoras, a novela pode muito bem dialogar a literatura clássica com os meios modernos. E parece que é isso que está acontecendo em “Insensato Coração”, de Gilberto Braga e Ricardo Linhares.

A Norma de Glória Pires não nos remete à Aurélia de José de Alencar, só que muito mais impiedosa? E o castigo vivido pelo cretino Léo não está de alguma forma associada à desgraça vivida por Luísa de “O Primo Basílio”, de Eça de Queirós? Devaneios de um mero educomunicador? Talvez... porque para a ficção, toda certeza é uma dúvida constante.

Seja como for, a telenovela, mesmo desprezada pela elite intelectual de nosso país, é a única maneira, pelo menos em massa, de levar alguma cultura àqueles que jamais a teriam por “N” motivos, por poder despertar grandes polêmicas ao abordar temas complexos como a pedofilia, a homossexualidade, a intolerância em todas as formas mais abomináveis...

Assim, tratar este produto como instrumento irrelevante do entretenimento audiovisual é, no mínimo, inaceitável. A novela é um produto para toda a família, redigida por mentes brilhantes (Janete Clair e Ivani Ribeiro são exemplos de como conversar com uma multidão por meio de personagens saltados da sóbria imaginação e delineados por uma criatividade deveras reluzente), que ao escreverem, potencializam toda a criatividade à construção de obras em cuja temática há muito mais que atores sarados e histórias hilárias Há o ponto de vista crítico que desafia a política, denuncia a impunidade e a vergonha moral pelo qual o Brasil parece estar fadado a carregar desde seu descobrimento.

Ponto de vista este que poucos se arriscam a celebrar, seja pela “liberdade de expressão vigiada”, seja pelo desinteresse do brasileiro em deixar de ser mero figurante no cenário mundial. É como diz o ditado: “Por que me preocupar com coisa séria se todo dia é dia de carnaval? E viva a folia!”


Biografia:
Formado em Letras e em Educomunicação. Casado, 34 anos, 3 filhos. Colaborador de diversos órgãos midiáticos, sendo eles: YesMarília - (www.yesmarilia.com.br), parceiro da Globo.Com na cidade de Marília, interior de São Paulo, Jornal da Manhã de Marília e Revista Eletrônica Alô Ibiúna, de Ibiúna/SP. Pertence ao quadro de autores da Editora Virtual Usina de Letras (www.contosjuvenis.cjb.net), mantido pelo Sindicato de Escritores de Brasília, que conta, até o momento, com mais de 99 obras publicadas de sua autoria, em sua maioria, artigos e contos de suspense. Seu sonho é ser apenas FELIZ em vida, afinal, que autor consegue ser feliz ao ser incomodado o tempo todo por sua visão perspicaz e sensível de um mundo já torpe feito o atual? * Sites para os quais escreve: http://recantodasletras.uol.com.br/autores/carlosmota http://twitter.com/autorcarlosmota http://www.artigonal.com/find-articles.php?q=carlos+rogerio+lima+da+mota www.brasilwiki.com.br www.etextos.com.br www.contosjuvenis.cjb.net http://carlosmota.dihitt.com.br/ www.autores.com.br/carlosmota http://www.jornaldamanhamarilia.com.br/site/ver_noticia.aspx?CodNoticia=8298 http://www.diariodesorocaba.com.br/noticias/not.php?id=21168 http://www.talentos.wiki.br/post.php?id=14206 http://autorcarlosmota.blogs.sapo.pt http://contosjuvenis.weblog.com.pt/ http://literaturaperiferica.ning.com/profile/carlosmota
Número de vezes que este texto foi lido: 52884


Outros títulos do mesmo autor

Romance OBSESSÃO - QUANDO A ARTE DE AMAR SE TRANSFORMA EM UMA DOENÇA Carlos Rogério Lima da Mota
Contos DEVANEIOS Carlos Rogério Lima da Mota
Contos O choro dos inocentes Carlos Rogério Lima da Mota
Artigos HIPOCRISIA Carlos Rogério Lima da Mota
Artigos REQUINTES DE CRUELDADE Carlos Rogério Lima da Mota
Contos O amor está morto Carlos Rogério Lima da Mota
Artigos DECIFRA-ME OU DEVORO-TE Carlos Rogério Lima da Mota
Contos Venusa Carlos Rogério Lima da Mota
Artigos Fé mascarada Carlos Rogério Lima da Mota
Artigos Parabéns, Daniel Dantas! Carlos Rogério Lima da Mota

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 21.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54702 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54607 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54569 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54398 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54358 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54336 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54298 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54216 Visitas
Amores! - 54179 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54140 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última