Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Entrevista com Bruno Vieira – CEO da Craftcomicbook
Caliel Alves dos Santos

Resumo:
Conheça a plataforma de publicação brasileira que está dividindo o mar vermelho do mercado editorial



1- Como surgiu a ideia da Craftcomicbook?

R- A Craft surgiu a partir de uma necessidade. Antes de criar a empresa eu era dono de um estúdio de histórias em quadrinhos e livros formado por mim e um grupo de amigos, no ano de 2017 tentamos lançar uma hq pelo Catarse para participarmos de um evento, a campanha infelizmente não deu certo e nos vimos diante à um problema, já que não levaríamos nada para vender no artist alley que confirmamos presença. Ao me deparar com um vídeo ensinando como fazer um bullet journal artesanal eu acabei tentando adaptar a ideia para a nossa hq, mesmo que de forma bastante amadora, confeccionei cerca de 30 exemplares e participamos do evento, vendemos todos. Depois do fim do estúdio por diversas razões, vi neste modelo uma oportunidade de apoio a autores que passam pelos mesmos problemas que enfrentei durante a minha carreira, como as grandes tiragens obrigatórias por parte das gráficas, altos custos para a impressão e grandes estoques. Com o modelo de impressos por demanda e sem custos para autores consegui resolver estes principais pontos e busco resolver outras questões, como a capacitação por parte dos autores na parte mais administrativas e distribuição dos exemplares em território nacional.


2- Como a crise editorial afetou a Craftcomicbook em 2018?

R- Na verdade não sentimos a crise com tanta intensidade, pelo contrário, a Craft no ano de 2018 superou minhas expectativas tanto nos avanços referentes a qualidade gráfica quanto no volume de autores e leitores dentro da plataforma. A crise na verdade foi uma forma de alerta ao nosso modelo de negócios e me fez pensar em como eu posso usar o meu trabalho para ajudar de alguma forma neste momento.


3- A ideia de que o brasileiro não gosta de ler, o artista nacional não é valorizado e as editoras não gostam de investir é um mito ou uma realidade?

R- Infelizmente tudo leva a crer que sim, é uma realidade. Nós brasileiros não temos o hábito de leitura e isto piora quando se diz respeito a obras nacionais, já que sofremos com um preconceito onde somente trabalhos internacionais são valorizados e isso resulta em falta de investimento por parte das editoras. Mas não podemos ficar quietos diante a esta realidade, já passamos muito tempo de braços cruzados, reclamando principalmente da postura das editoras, mas só veremos resultados se pararmos de cobrar os outros e cobrarmos de nós mesmos. O que eu como plataforma posso fazer para mudar isso? O que eu como autor posso fazer para chamar a atenção dos leitores? O que eu como autor posso fazer para chamar a atenção das grandes editoras? E claro, para descobrirmos as respostar para estas questões é preciso colocar a mão na massa.

4- Como funciona o modelo de publicação da Craftcomicbook?
R- É só enviar sua obra para o e-mail: craftcomicbooks@gmail.com
Depois envio o orçamento para o seu e-mail e você decide quanto receberá por cada venda feita. Desta maneira iremos adicionar o valor do seu lucro junto ao preço de custo para definir o valor de venda. Depois criarei uma página na loja onde a sua obra será vendida, caso queira um exemplar para conferir a qualidade pessoalmente, cobramos o valor correspondente a confecção e envio. O autor terá acesso a uma página onde conseguirá acompanhar os seus ganhos em tempo real. Ao reunir o valor mínimo de R$100,00 o autor poderá efetuar o saque e o valor obtido será depositado em sua conta bancária.


5- Como você definiria o atual mercado nacional de editoração?

R- Estou esperançoso. Mesmo que as grandes editoras e livrarias estejam passando por momentos difíceis os autores independentes se destacam com trabalhos excepcionais. Claro, ainda temos muito a conquistar, mas aposto nos independentes, tenho fé que são estes autores que irão fazer o mercado de editoração nacional se movimentar e se recuperar.


6- Qual o diferencial da Craftcomicbook?

R- Outras plataformas oferecem a impressão por demanda, mas quando o assunto é a customização dos exemplares, nos destacamos. Brinco que na verdade a Craft é um self-service de histórias em quadrinhos e livros, onde o leitor pode escolher a obra que mais lhe agrada, no tamanho que é mais confortável para ele e com a qualidade de impressão que deseja.


7- Quais tipos de títulos a Craftcomicbook oferece?

R- Histórias em quadrinhos, livros, revista, artbooks, entre outros materiais impressos.

8- Como o Correio atrapalha a Craftcomicbook?
R- Os atrasos, a extrema falta de cuidado e os extravios. Infelizmente a empresa não presa pelo respeito aos seus clientes e isso interfere de forma direta a nossa relação tanto com o leitor, quanto com o autor que confia nos nossos serviços.


9 – Quais os seus projetos para o futuro?

R- Bom, confesso que são um pouco ambiciosos, mas vamos lá. Para 2019 pretendo lançar as histórias em quadrinhos oficiais da Craft Comic Books, obras onde o leitor conseguirá customizar até mesmo a história, escolhendo os caminhos das personagens, as suas atitudes, diálogos e até o estilo da mesma. Criarei um sistema de assinaturas para que o leitor receba mensalmente uma caixa com exemplares da Craft com capas e brindes exclusivos. Buscarei novos modelos de apoio a autores, como fornecer exemplares sem custos para lançamentos e participações em artist alleys. Fornecerei novas opções de customização nos exemplares, como obras em capa dura, formato americano, impressos em papel couchê, capas com orelhas, entre outros. E por fim, testarei um modelo estratégico que busca disponibilizar exemplares independentes nacionais em bancas de revistas e livrarias em todo o território brasileiro.


10 – Faça um convite para os seus leitores.

R – Se você leitor deseja ter total controle quanto aos seus livros e histórias em quadrinhos quando se diz respeito ao formato que mais lhe agrada, a Craft Comic Books é o lugar certo pra você. São mais de 100 obras originais e feitas por autores brasileiros que estão disponíveis no nosso catálogo e novas hqs e livros são lançados toda semana! Faço também um convite aos autores, se busca uma maneira de lançar o seu impresso, entre em contato conosco, farei tudo o que estiver ao meu alcance para que esta parceria gere bons frutos para todos nós.


Deixe abaixo links e endereços para que os leitores possam visitar:
Site: craftcomicbooks.com
Facebook: facebook.com/craftcomicbooks
Instagram: @craftcomics
Youtube: Craft Comic Books


Biografia:
Caliel Alves nasceu em Araçás/BA. Desde jovem se aventurou no mundo dos quadrinhos e mangás. Adora animes e coleciona quadrinhos nacionais de autores independentes. Começou escrevendo poemas e crônicas no Ensino Médio. Já escreveu contos, noveletas, resenhas e artigos publicados em plataformas na internet e em algumas revistas literárias. Desde 2019 vem participando de várias antologias como Leyendas mexicanas (Dark Books) e Insólito (Cavalo Café). Publicou o livro de poemas Poesias crocantes em e-book na Amazon.
Número de vezes que este texto foi lido: 29324


Outros títulos do mesmo autor

Resenhas Duas asas pra te proteger Caliel Alves dos Santos
Poesias Sátiras unebianas Caliel Alves dos Santos
Artigos Nota de Repúdio ao Felipe Cereda Caliel Alves dos Santos
Resenhas Guia Politicamente Incorreto da Terra Plana Caliel Alves dos Santos
Artigos As idiossincrasias do mercado de quadrinhos nacional Caliel Alves dos Santos
Artigos O coach como vendedor de mentiras Caliel Alves dos Santos
Poesias Poesia marxista Caliel Alves dos Santos
Resenhas O livro dos escritores olimpianos Caliel Alves dos Santos
Contos Preview: Distante do Céu Caliel Alves dos Santos
Releases ACID+NEON VOL.2 Caliel Alves dos Santos

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 107.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
Amores! - 40425 Visitas
TOMO TUDO - sigmar montemor 39886 Visitas
Lamento - FERNANDO 39668 Visitas
Desabafo - 39381 Visitas
MANCHETE DE JORNAL - sigmar montemor 38106 Visitas
Faça alguém feliz - 37561 Visitas
Vivo com.. - 36766 Visitas
Parabéns, Daniel Dantas! - Carlos Rogério Lima da Mota 36390 Visitas
eu sei quem sou - 35718 Visitas
MENINA - 35534 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última