Para a pratica dessa aula o professor irá usar nove bambolês e dez coletes, sendo cinco de uma cor e cinco de outra.
Em seguida divida a turma em duas equipes, uma dica interessante é deixa-los escolher a sua dupla sem eles saberem que irão disputar um contra o outro.
Com as equipes prontas, forme duas filas paralelas de um lado da quadra, no centro da quadra deixe cinco coletes para cada equipe e por fim do lado oposto da quadra posicione os bambolês formando três linhas e três colunas.
Explique para a turma que o jogo funciona como o da velha, porem, ao invés de X ou O usaremos os coletes. Três coletes da mesma cor na horizontal, vertical ou diagonal marcam o ponto para a equipe.
Ao comando do professor o primeiro de cada fila sai correndo, pega um colete da sua cor e coloca em um dos bambolês, volta correndo e libera o segundo da sua fila, que deverá fazer a mesma coisa e assim até que os bambolês estejam todos com um colete ou até que uma das equipes marque o ponto.
só é permitido um colete por bambolê, em caso de duplicidade vale aquele que coloca-lo primeiro. O professor deve explicar as regras de forma clara e objetiva para que eles entendam a dinâmica da brincadeira.
Para deixar a aula mais animada o professor pode ir somando os pontos e comunicando as equipes em cada rodada, isso faz com que eles se concentrem mais e comemorem a cada vitoria.
O professor também pode colocar cones durante o circuito para que eles tenham que fazer um zig-zag enquanto buscam os coletes isso deixa a aula ainda mais enriquecedora.
|