A brincadeira do Apito pode ser usada para diversos objetivos, tanto para os primeiros anos do ensino fundamental quanto para os maiores, basta intensificar os comandos de acordo com a idade e a intencionalidade.
Neste texto vou deixar dois exemplos:
1. O professor forma uma fila e explica para a turma o desenvolvimento da brincadeira que irá funcionar da seguinte forma: Sempre que o professor der um apito a turma deve andar em fila em volta da quadra, ao dar dois apitos a turma deve correr sem passar o colega na fila, ao apitar três vezes a turma deve ficar imóvel (estátua) e ao apitar quatro vezes a turma deve andar imitando bicho (cada aluno escolhe que bicho vai imitar).
2. O professor faz um circulo com os alunos e explica os comandos, após a explicação todos saem correndo livremente pela quadra aguardando os comandos. Ao apitar uma vez deve-se formar duplas, ao apitar duas vezes formam-se trios, ao apitar três vezes formam-se grupos de 5.
Essa brincadeira pode ser desenvolvida de varias formas, o professor só precisa usar sua criatividade. É importante fazer com que a turma memorize e associe a quantidade de apito com a tarefa, isso também ajuda o professor a controlar a turma fazendo com que eles prestem mais atenção aos comandos.
|