Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Hipossuficiência em Julgamento
Alexandre Triches

Resumo:
No Direito Previdenciário, a hipossuficiência não é privilégio: é reconhecimento de um abismo.

No tribunal da vida, a hipossuficiência é aquela velhinha de cabelos brancos, sentada no banco de madeira, esperando ser ouvida. Ela carrega nas mãos o carnê de contribuições que nunca conseguiu pagar direito, as carteiras de trabalho gastas e um caderno de receitas de remédios para dores que o tempo não curou.
Ela é a figura que sustenta o princípio que, em alguma época, ergueu o Direito Previdenciário: o reconhecimento da desigualdade material entre o indivíduo e o Estado.
Mas o vento mudou. Vieram leis e teses - como o famigerado Decreto nº 10.410/2020 - que escondem, sob o manto da igualdade, o desejo de implodir o espaço da proteção. Vieram também interpretações como a que se quer construir com o Tema 1124 do STJ, propondo um castigo àquele que não possui condições técnicas de requerer uma aposentadoria.
E a velhinha, que um dia foi tratada com deferência, agora é recebida com desconfiança. Dizem que ela custa caro, que o princípio que a ampara é excesso de bondade judicial. Esquecem-se de que o Estado é gigante — e que, sem esse princípio, o indivíduo é nada.
No Direito Previdenciário, a hipossuficiência não é privilégio: é reconhecimento de um abismo. O princípio nasceu da experiência real de quem não sabe a linguagem do Estado, não tem assessoria jurídica, não domina leis — mas trabalhou, pagou contribuições e espera, ao fim, um pouco de amparo. Quando tentam enterrá-lo, enterram também um pouco da esperança que sustentou o pacto de solidariedade social.
E talvez, um dia, a velhinha do banco de madeira se canse de esperar. Talvez a história cobre caro de quem hoje finge não existir aquele princípio que sempre foi a alma do Direito Previdenciário: o de dar voz, sobretudo, a quem menos tem.

Dr. Alexandre Triches
Advogado, associado do IARGS e professor
https://schumachertriches.com.br/


Biografia:
Mestre em Direito Previdenciário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Pós-graduado em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Coordenador do Curso de Pós Graduação em Direito Previdenciário e do Trabalho da Faculdade Cenecista de Osório – FACOS Professor no Curso de Graduação em Direito da Faculdade Cenecista de Osório – Cnec/Facos Professor do Curso de Especialização em Direito Previdenciário da Uniritter / Facos/ Imed / Iesa Santo Angelo / Unisc/ Feevale Palestrante em eventos acerca da temática Previdenciária e autor de obras sobre Direito Previdenciário.
Número de vezes que este texto foi lido: 330


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Deficiente físico: Alexandre Triches
Artigos Nova aposentadoria complementar e privada: Alexandre Triches
Artigos Nova aposentadoria complementar e privada: Alexandre Triches
Artigos A importância do benefício de Auxílio-Doença Alexandre Triches
Artigos O fim do fator previdenciário Alexandre Triches

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 71 até 75 de um total de 75.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
O BEBÊ NOMOFÓBICO - benedito morais de carvalho (benê 57 Visitas
O BRINCAR HEURÍSTICO. - Neli Pacifico Marteninghi 56 Visitas
O Caminho e o Vento - Pedro Trajano de Araujo 56 Visitas
O BEBÊ NOMOFÓBICO - benedito morais de carvalho (benê 51 Visitas
Só Minha - Kedson Cabral 36 Visitas
Programa nacional de proteção dos direitos - Alexandre Triches 21 Visitas
Sobre os limites da passividade - Cláudio Thomás Bornstein 14 Visitas

Páginas: Primeira Anterior