Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Usando Debian LXQt com máquina 32 bits
Vander Roberto

Recentemente tive que vender minha máquina principal para pagar uma dívida e precisei readaptar meu uso com computador. Estou utilizando um Debian 32 bits com GNU/Linux Debian com interface LXQt em produção. O processador é um Celeron com 2 GB de memória e 320 de HD.

Instalei o Debian e fui conectar a rede. Não tive dificuldades. Acessei entrando em Status deixando verdinho a opção Wi-Fi e depois em Wireless só indiquei a rede e loguei normal. Coloquei um Firewall e fui navegar no Firefox.

Desabilitei o recurso Desempenho em Geral no Firefox e mesmo assim a qualidade do vídeo fica "robotizada" em lives. A imagem do vídeo fica sem articulação com o áudio mas dá para acompanhar. Já usando o player de vídeo do sistema pude ver vídeos normalmente.

Desinstalei alguns programas que não uso e até testei o navegador Midori mas não tive ganho algum na parte de vídeo dos YouTube. A personalização do sistema foi fácil e rápida, reduzi ícones, suas fontes, a fonte do sistema, botei uma foto de plano de fundo.

Acredito que pelo fato de estar usando rede sem fio, o desempenho da qualidade dos vídeos seja este além dos 2 GB de memória. O sistema é rápido só demorando alguns segundos para aparecer a barra de aplicativos do sistema na parte inferior após logar o que é normal.

Digitar um texto e trabalhar é muito fácil, o sistema já vem com ótimos recursos como leitor PDF, pacote Libre Office, visualizador de imagens, player de áudio e vídeo, navegador Firefox, bloco de notas e editor de texto. Há monitoramento de sistema leve e captura de tela.

Precisei instalar uma calculadora via Terminal, o Cheese para a cam, o recurso Discos do Gnome para formatar pen-drive. O sistema rende bem e estou escrevendo este texto por ele. Recomendo o uso do Debian com LXQt para computadores mais antigos e novos!

Quem deseja reaproveitar aquela máquina 32 bits que funciona e está com um sistema expirado já tem uma alternativa leve para trazê-lo à vida novamente. Como a arquitetura 32 bits não dá para ampliar mais que 2 GB de memória, o negócio, é trabalhar assim mesmo.

Computadores estão caros e reaproveitar aquilo que temos ainda funcionando é muito importante. Quem agradece é o Meio Ambiente. O Debian permite a instalação da interface LXDE só que ela está sem atualizações sendo opção a LXQt que foi objeto deste texto.

O LXQt ainda permite através das suas personalizações sentir-se dentro do antigo Windows como ao final da década de 90. Há janelas similares que lembram muito o Windows XP e com mais velocidade! Para quem deseja desempenho é uma ótima pedida sem perder o charme atual.

Uma dica extra é usar este tipo de máquina com menos abas abertas ao mesmo tempo para não consumir CPU e nem memória. Eu estou usando em 2023 um computador feito em 2008 e que está praticamente novo após 15 anos recebendo atualizações constantes.

Não espere rodar programas ou aplicativos pesados que não irá rolar. Um computador Celeron com 2 GB de memória tem suas limitações! Dá para navegar legal, fazer um trabalho de faculdade? Dá sim! O gargalo fica na parte de ver vídeos ou lives.

É isto e espero que tenham gostado. Abraços!


Biografia:

Este texto é administrado por: Roberto75
Número de vezes que este texto foi lido: 61707


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Começou o Paulista Sub-23 2024 Vander Roberto
Artigos 300 anos do nascimento de Immanuel Kant Vander Roberto
Artigos Torneio de Candidatos(as) do Xadrez 2024 - Final Vander Roberto
Artigos Grêmio Prudente sobe para A2 em 2025 Vander Roberto
Artigos Centenário do Juventus da Mooca Vander Roberto
Artigos Velo Clube vence Paulista A2 em 2024 Vander Roberto
Artigos Votuporanguense na A2 em 2025 Vander Roberto
Artigos O caso Jia Tan (Backdoor) Vander Roberto
Artigos Vem aí o novo Ubuntu 24.04 LTS Vander Roberto
Artigos Definidas as semifinais do Paulista A3 2024 Vander Roberto

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 41 até 50 de um total de 163.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Coração - Marcos Loures 62420 Visitas
Jogada de menino - Ana Maria de Souza Mello 62419 Visitas
EDITORA KISMET – UMA EDITORA DE VANTAGENS - Caliel Alves dos Santos 62416 Visitas
NA PAUSA PARA A REFEIÇÃO... SUA ATENÇÃO! - Lailton Araújo 62414 Visitas
- Ivone Boechat 62409 Visitas
Each Moment - Kelen Cristine N Pinto 62405 Visitas
O pensar é dialógico e dialético - ELVAIR GROSSI 62392 Visitas
A RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E ARTE, CULTURA E NÃO-CULTURA - ELVAIR GROSSI 62390 Visitas
Poema para um mortal. - Poeta do Amor 62387 Visitas
Oh,filhos deste dia - Kelen Cristine N Pinto 62386 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última