Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Usando Debian LXQt com máquina 32 bits
Vander Roberto

Recentemente tive que vender minha máquina principal para pagar uma dívida e precisei readaptar meu uso com computador. Estou utilizando um Debian 32 bits com GNU/Linux Debian com interface LXQt em produção. O processador é um Celeron com 2 GB de memória e 320 de HD.

Instalei o Debian e fui conectar a rede. Não tive dificuldades. Acessei entrando em Status deixando verdinho a opção Wi-Fi e depois em Wireless só indiquei a rede e loguei normal. Coloquei um Firewall e fui navegar no Firefox.

Desabilitei o recurso Desempenho em Geral no Firefox e mesmo assim a qualidade do vídeo fica "robotizada" em lives. A imagem do vídeo fica sem articulação com o áudio mas dá para acompanhar. Já usando o player de vídeo do sistema pude ver vídeos normalmente.

Desinstalei alguns programas que não uso e até testei o navegador Midori mas não tive ganho algum na parte de vídeo dos YouTube. A personalização do sistema foi fácil e rápida, reduzi ícones, suas fontes, a fonte do sistema, botei uma foto de plano de fundo.

Acredito que pelo fato de estar usando rede sem fio, o desempenho da qualidade dos vídeos seja este além dos 2 GB de memória. O sistema é rápido só demorando alguns segundos para aparecer a barra de aplicativos do sistema na parte inferior após logar o que é normal.

Digitar um texto e trabalhar é muito fácil, o sistema já vem com ótimos recursos como leitor PDF, pacote Libre Office, visualizador de imagens, player de áudio e vídeo, navegador Firefox, bloco de notas e editor de texto. Há monitoramento de sistema leve e captura de tela.

Precisei instalar uma calculadora via Terminal, o Cheese para a cam, o recurso Discos do Gnome para formatar pen-drive. O sistema rende bem e estou escrevendo este texto por ele. Recomendo o uso do Debian com LXQt para computadores mais antigos e novos!

Quem deseja reaproveitar aquela máquina 32 bits que funciona e está com um sistema expirado já tem uma alternativa leve para trazê-lo à vida novamente. Como a arquitetura 32 bits não dá para ampliar mais que 2 GB de memória, o negócio, é trabalhar assim mesmo.

Computadores estão caros e reaproveitar aquilo que temos ainda funcionando é muito importante. Quem agradece é o Meio Ambiente. O Debian permite a instalação da interface LXDE só que ela está sem atualizações sendo opção a LXQt que foi objeto deste texto.

O LXQt ainda permite através das suas personalizações sentir-se dentro do antigo Windows como ao final da década de 90. Há janelas similares que lembram muito o Windows XP e com mais velocidade! Para quem deseja desempenho é uma ótima pedida sem perder o charme atual.

Uma dica extra é usar este tipo de máquina com menos abas abertas ao mesmo tempo para não consumir CPU e nem memória. Eu estou usando em 2023 um computador feito em 2008 e que está praticamente novo após 15 anos recebendo atualizações constantes.

Não espere rodar programas ou aplicativos pesados que não irá rolar. Um computador Celeron com 2 GB de memória tem suas limitações! Dá para navegar legal, fazer um trabalho de faculdade? Dá sim! O gargalo fica na parte de ver vídeos ou lives.

É isto e espero que tenham gostado. Abraços!


Biografia:

Este texto é administrado por: Roberto75
Número de vezes que este texto foi lido: 61701


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Paulista Sub-23 de 2024 Vander Roberto
Artigos Silvio Luiz e Sílvio Lancellotti Vander Roberto
Artigos Por quê o RS demorará para ser reconstruído? Vander Roberto
Artigos Capitalismo e a catástrofe gaúcha Vander Roberto
Artigos Importância da Lei Áurea nos dias atuais Vander Roberto
Artigos Reconstrução do Rio Grande do Sul Vander Roberto
Artigos 87 anos da morte de Noel Rosa Vander Roberto
Artigos RH ruins e etaristas Vander Roberto
Artigos Definida a final da A4 em 2024 Vander Roberto
Artigos Votuporanguense vence a A3 2024 Vander Roberto

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 31 até 40 de um total de 163.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
SIGA TEU CORAÇÃO, MARIANE - Orlando Batista dos Santos 62455 Visitas
Mórbido - Maria Julia pontes 62450 Visitas
PEQUENA LEOA - fernando barbosa 62448 Visitas
Idéais - valmir viana 62434 Visitas
O estranho morador da casa 7 - Condorcet Aranha 62429 Visitas
Segredos - Maria Julia pontes 62421 Visitas
Canção - valmir viana 62414 Visitas
Linda Mulher - valmir viana 62406 Visitas
EDITORA KISMET – UMA EDITORA DE VANTAGENS - Caliel Alves dos Santos 62404 Visitas
Coração - Marcos Loures 62402 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última