Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A régua do mérito
Flora Fernweh

Em sua obra "A ética protestante e o espírito do Capitalismo", o sociólogo Max Weber expõe sua análise sobre prosperidade econômica em torno do trabalho, o que seria potencializado pelos princípios de uma moral de cunho religioso. De modo análogo, é nítida a visão sobre o trabalho duro, como método de ascensão e libertação, muitas vezes associado ao sucesso sem a consideração de seus fatores secundários, que elucidam o meio através do qual se pôde alcançá-lo. Neste ponto, insere-se o conceito de meritocracia, que pode ser contextualizado na contemporaneidade.
Com o advento do ideal capitalista, surgiu um novo modelo de consumo, produtividade e de vivências interpessoais, sendo o lucro, seu objetivo máximo. Este sistema tornou as desigualdades sociais ainda mais claras e contrastantes, sendo a meritocracia tanto uma resultante quanto uma fomentadora dessas disparidades econômicas e sociais de ordem estrutural. A agilidade e a intensificação dos processos, transformaram elementos primordiais para se avaliar o sucesso em seu sentido mais estrito, em fatores secundários, principalmente quando se trata da etapa estudantil, visto que o sistema atribuiu irrelevância à trajetória do aluno, suas dificuldades, relações familiares e demais aspectos específicos.
O sistema de ensino não é o único que se pauta no mérito individual, as escolas e seus respectivos métodos de ensino se baseiam em cobranças exteriores à escola, que posteriormente exigirão conhecimentos específicos dos alunos, como o ENEM, vestibulares e concursos. Neste ponto verifica-se a importância de propostas que adequem as avaliações que tornam os estudantes aptos a ingressarem em uma universidade, à sua realidade, revisando propostas que tornem o método de avaliação mais abrangente e justo, como a ênfase ao currículo escolar, habilidades comunicativas e artísticas, por exemplo.
Diante das falhas que acompanham o modelo de ensino e avaliação, outro fator significativo se apresenta: a estabilidade emocional e a saúde mental. As exigências, tanto internas quanto externas, pressionam o estudante, desnorteando-o e muitas vezes tornando-se um elemento de bloqueio, sendo imprescindível um suporte mais fundamentado. A educação no Brasil tem como objetivo formar jovens para o mercado de trabalho, mas ela deve primordialmente, buscar a formação humana dos indivíduos, atentando-se para os desafios e realidades sociais, e propondo maneiras inovadoras de inclusão e abrangência, de maneira a compreender os obstáculos como oportunidades para melhorar antigas falhas sociais por meio do sustentáculo social: a educação.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 61631


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Ao calor do incenso Flora Fernweh
Crônicas O problema do professor institucionalizado Flora Fernweh
Crônicas Sobre ser mulher Flora Fernweh
Sonetos Soneto dos dois anos de amor Flora Fernweh
Haicais Ampunheta Flora Fernweh
Crônicas Agora o ano começou Flora Fernweh
Crônicas Considerações sobre o Oscar 2025 Flora Fernweh
Crônicas Meu bloco na rua Flora Fernweh
Haicais Sextante Flora Fernweh
Crônicas Barrada no sex shop Flora Fernweh

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 447.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Os Dias - Luiz Edmundo Alves 63338 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 63306 Visitas
O Cônego ou Metafísica do Estilo - Machado de Assis 63157 Visitas
Namorados - Luiz Edmundo Alves 63101 Visitas
Insônia - Luiz Edmundo Alves 63094 Visitas
Viver! - Machado de Assis 63063 Visitas
Negócio jurídico - Isadora Welzel 62992 Visitas
A ELA - Machado de Assis 62967 Visitas
PERIGOS DA NOITE 9 - paulo ricardo azmbuja fogaça 62873 Visitas
Eu? - José Heber de Souza Aguiar 62867 Visitas

Páginas: Próxima Última