Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A régua do mérito
Flora Fernweh

Em sua obra "A ética protestante e o espírito do Capitalismo", o sociólogo Max Weber expõe sua análise sobre prosperidade econômica em torno do trabalho, o que seria potencializado pelos princípios de uma moral de cunho religioso. De modo análogo, é nítida a visão sobre o trabalho duro, como método de ascensão e libertação, muitas vezes associado ao sucesso sem a consideração de seus fatores secundários, que elucidam o meio através do qual se pôde alcançá-lo. Neste ponto, insere-se o conceito de meritocracia, que pode ser contextualizado na contemporaneidade.
Com o advento do ideal capitalista, surgiu um novo modelo de consumo, produtividade e de vivências interpessoais, sendo o lucro, seu objetivo máximo. Este sistema tornou as desigualdades sociais ainda mais claras e contrastantes, sendo a meritocracia tanto uma resultante quanto uma fomentadora dessas disparidades econômicas e sociais de ordem estrutural. A agilidade e a intensificação dos processos, transformaram elementos primordiais para se avaliar o sucesso em seu sentido mais estrito, em fatores secundários, principalmente quando se trata da etapa estudantil, visto que o sistema atribuiu irrelevância à trajetória do aluno, suas dificuldades, relações familiares e demais aspectos específicos.
O sistema de ensino não é o único que se pauta no mérito individual, as escolas e seus respectivos métodos de ensino se baseiam em cobranças exteriores à escola, que posteriormente exigirão conhecimentos específicos dos alunos, como o ENEM, vestibulares e concursos. Neste ponto verifica-se a importância de propostas que adequem as avaliações que tornam os estudantes aptos a ingressarem em uma universidade, à sua realidade, revisando propostas que tornem o método de avaliação mais abrangente e justo, como a ênfase ao currículo escolar, habilidades comunicativas e artísticas, por exemplo.
Diante das falhas que acompanham o modelo de ensino e avaliação, outro fator significativo se apresenta: a estabilidade emocional e a saúde mental. As exigências, tanto internas quanto externas, pressionam o estudante, desnorteando-o e muitas vezes tornando-se um elemento de bloqueio, sendo imprescindível um suporte mais fundamentado. A educação no Brasil tem como objetivo formar jovens para o mercado de trabalho, mas ela deve primordialmente, buscar a formação humana dos indivíduos, atentando-se para os desafios e realidades sociais, e propondo maneiras inovadoras de inclusão e abrangência, de maneira a compreender os obstáculos como oportunidades para melhorar antigas falhas sociais por meio do sustentáculo social: a educação.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 33772


Outros títulos do mesmo autor

Frases T, paixão e amor Flora Fernweh
Artigos A psicologia e seus diálogos possíveis Flora Fernweh
Poesias Dolorosa tarefa Flora Fernweh
Artigos Os efeitos da falta do autoconhecimento na era digital Flora Fernweh
Artigos O desabrochar do Nacionalismo Flora Fernweh
Cartas Aviso prévio Flora Fernweh
Frases Ciclo inflamável Flora Fernweh
Poesias O fim da dor de uma dor sem fim Flora Fernweh
Frases Sobre a perfeição Flora Fernweh
Haicais Livre-natante Flora Fernweh

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 166.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
Pensamento 21 - Luca Schneersohn 35563 Visitas
viramundo vai a frança - 35518 Visitas
Como posso desenvolver uma campanha de marketing - Antonio 35472 Visitas
IHV (IAHU) e ISV (IASHUA) - Gileno Correia dos Santos 35467 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 35439 Visitas
NÃO ERA NADA - Alexsandre Soares de Lima 35417 Visitas
Guerra suja - Roberto Queiroz 35417 Visitas
Os Morcegos - Nato Matos 35399 Visitas
O Trenzinho - Carlos Vagner de Camargo 35355 Visitas
A Carta Gelada - José Rony de Andrade Alves 35333 Visitas

Páginas: Próxima Última