Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A régua do mérito
Flora Fernweh

Em sua obra "A ética protestante e o espírito do Capitalismo", o sociólogo Max Weber expõe sua análise sobre prosperidade econômica em torno do trabalho, o que seria potencializado pelos princípios de uma moral de cunho religioso. De modo análogo, é nítida a visão sobre o trabalho duro, como método de ascensão e libertação, muitas vezes associado ao sucesso sem a consideração de seus fatores secundários, que elucidam o meio através do qual se pôde alcançá-lo. Neste ponto, insere-se o conceito de meritocracia, que pode ser contextualizado na contemporaneidade.
Com o advento do ideal capitalista, surgiu um novo modelo de consumo, produtividade e de vivências interpessoais, sendo o lucro, seu objetivo máximo. Este sistema tornou as desigualdades sociais ainda mais claras e contrastantes, sendo a meritocracia tanto uma resultante quanto uma fomentadora dessas disparidades econômicas e sociais de ordem estrutural. A agilidade e a intensificação dos processos, transformaram elementos primordiais para se avaliar o sucesso em seu sentido mais estrito, em fatores secundários, principalmente quando se trata da etapa estudantil, visto que o sistema atribuiu irrelevância à trajetória do aluno, suas dificuldades, relações familiares e demais aspectos específicos.
O sistema de ensino não é o único que se pauta no mérito individual, as escolas e seus respectivos métodos de ensino se baseiam em cobranças exteriores à escola, que posteriormente exigirão conhecimentos específicos dos alunos, como o ENEM, vestibulares e concursos. Neste ponto verifica-se a importância de propostas que adequem as avaliações que tornam os estudantes aptos a ingressarem em uma universidade, à sua realidade, revisando propostas que tornem o método de avaliação mais abrangente e justo, como a ênfase ao currículo escolar, habilidades comunicativas e artísticas, por exemplo.
Diante das falhas que acompanham o modelo de ensino e avaliação, outro fator significativo se apresenta: a estabilidade emocional e a saúde mental. As exigências, tanto internas quanto externas, pressionam o estudante, desnorteando-o e muitas vezes tornando-se um elemento de bloqueio, sendo imprescindível um suporte mais fundamentado. A educação no Brasil tem como objetivo formar jovens para o mercado de trabalho, mas ela deve primordialmente, buscar a formação humana dos indivíduos, atentando-se para os desafios e realidades sociais, e propondo maneiras inovadoras de inclusão e abrangência, de maneira a compreender os obstáculos como oportunidades para melhorar antigas falhas sociais por meio do sustentáculo social: a educação.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 52859


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Literatura feminina Flora Fernweh
Sonetos Ah mar (ço) Flora Fernweh
Crônicas Temor à técnica Flora Fernweh
Crônicas Bissextagem Flora Fernweh
Crônicas Textos ruins Flora Fernweh
Contos Um gato na campina Flora Fernweh
Crônicas Crônicas de Moacyr Scliar - impressões pessoais Flora Fernweh
Artigos Exílio, de Lya Luft - impressões pessoais Flora Fernweh
Poesias Confins de janeiro Flora Fernweh
Crônicas Crítica ao fluxo de consciência Flora Fernweh

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 383.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56707 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55783 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55026 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54908 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54828 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54804 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54707 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54706 Visitas

Páginas: Próxima Última