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A régua do mérito
Flora Fernweh

Em sua obra "A ética protestante e o espírito do Capitalismo", o sociólogo Max Weber expõe sua análise sobre prosperidade econômica em torno do trabalho, o que seria potencializado pelos princípios de uma moral de cunho religioso. De modo análogo, é nítida a visão sobre o trabalho duro, como método de ascensão e libertação, muitas vezes associado ao sucesso sem a consideração de seus fatores secundários, que elucidam o meio através do qual se pôde alcançá-lo. Neste ponto, insere-se o conceito de meritocracia, que pode ser contextualizado na contemporaneidade.
Com o advento do ideal capitalista, surgiu um novo modelo de consumo, produtividade e de vivências interpessoais, sendo o lucro, seu objetivo máximo. Este sistema tornou as desigualdades sociais ainda mais claras e contrastantes, sendo a meritocracia tanto uma resultante quanto uma fomentadora dessas disparidades econômicas e sociais de ordem estrutural. A agilidade e a intensificação dos processos, transformaram elementos primordiais para se avaliar o sucesso em seu sentido mais estrito, em fatores secundários, principalmente quando se trata da etapa estudantil, visto que o sistema atribuiu irrelevância à trajetória do aluno, suas dificuldades, relações familiares e demais aspectos específicos.
O sistema de ensino não é o único que se pauta no mérito individual, as escolas e seus respectivos métodos de ensino se baseiam em cobranças exteriores à escola, que posteriormente exigirão conhecimentos específicos dos alunos, como o ENEM, vestibulares e concursos. Neste ponto verifica-se a importância de propostas que adequem as avaliações que tornam os estudantes aptos a ingressarem em uma universidade, à sua realidade, revisando propostas que tornem o método de avaliação mais abrangente e justo, como a ênfase ao currículo escolar, habilidades comunicativas e artísticas, por exemplo.
Diante das falhas que acompanham o modelo de ensino e avaliação, outro fator significativo se apresenta: a estabilidade emocional e a saúde mental. As exigências, tanto internas quanto externas, pressionam o estudante, desnorteando-o e muitas vezes tornando-se um elemento de bloqueio, sendo imprescindível um suporte mais fundamentado. A educação no Brasil tem como objetivo formar jovens para o mercado de trabalho, mas ela deve primordialmente, buscar a formação humana dos indivíduos, atentando-se para os desafios e realidades sociais, e propondo maneiras inovadoras de inclusão e abrangência, de maneira a compreender os obstáculos como oportunidades para melhorar antigas falhas sociais por meio do sustentáculo social: a educação.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
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