Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O MICO DO REI
Saulo Piva Romero

HOUVE UM TEMPO EM QUE UM REI CHAMOU OS HOMENS MAIS SÁBIOS DO SEU REINO.
QUANDO O CONSELHO DOS SÁBIOS ESTAVA REUNIDO EM VOLTA DA GRANDE MESA REDONDA, O REI SE LEVANTOU DO SEU TRONO E PUXANDO SEUS LONGOS BIGODES BRANCOS PERGUNTOU AOS SÁBIOS:
- EXISTE UMA FÓRMULA QUE POSSA FUNCIONAR EM QUALQUER SITUAÇÃO, EM TODOS OS LUGARES E TAMBÉM A QUALQUER MOMENTO? ALGO QUE POSSA ME AJUDAR QUANDO VOCÊS NÃO ESTIVEREM MAIS AO MEU LADO PARA ME ACONSELHAREM?
ASSIM QUE O VELHO REI TALES VOLTOU A SE SENTAR NO TRONO, OS SÁBIOS PENSARAM MUITO PARA RESPONDER A PERGUNTA FEITA POR SUA MAJESTADE.
E ASSIM DEPOIS DE PENSAREM POR UM LONGO TEMPO E TAMBÉM DEPOIS DE DISCUTIREM PROFUNDAMENTE SOBRE A PERGUNTA DO VELHO REI, O CONSELHEIRO MAIS VELHO DO REINO SUGERIU ALGO QUE TODOS OS CONSELHEIROS CONCORDARAM.
EM SEGUIDA ELES FORAM ATÉ O REI QUE ESTAVA SENTADO CONFORTAVELMENTE NO SEU TRONO E LHE ENTREGARAM A RESPOSTA ESCRITA EM UMA FOLHA DE PAPEL E PEDIRAM AO VELHO REI QUE ELE GUARDASSE O CONSELHO E SÓ VISSE SOMENTE NUM MOMENTO DE GRANDE PERIGO QUANDO ESTIVESSE SOZINHO E SEM SAÍDA.
O VELHO REI TALES OBEDECEU AOS SEUS SÁBIOS CONSELHEIROS E GUARDOU O PAPEL DEBAIXO DO SEU ANEL DE DIAMANTE.
MAS COM O PASSAR DOS ANOS, O VELHO REI COM A IDADE JÁ MUITO AVANÇADA COMEÇOU A TER FALHAS NA SUA MEMÓRIA E PASSOU A COMETER MUITOS MICOS DIARIAMENTE NA CONDUÇÃO DO SEU REINO.
CERTO DIA OS REINOS INIMIGOS ATACARAM O REINO DO REI TALES COM UM ATAQUE DE SURPRESA. O REI E SEUS SOLDADOS LUTARAM BRAVAMENTE PARA DEFENDER SEU REINO DO ATAQUE INIMIGO, MAS O REI JÁ COM PROBLEMAS DE MEMÓRIA NÃO SE LEMBROU DE LER O CONSELHO QUE OS SÁBIOS HAVIA LHE DADO HÁ MUITOS ANOS ATRÁS, POIS, ELE TAMBÉM NEM TINHA IDEIA DE ONDE GUARDADO O PAPEL COM A RESPOSTA DOS SÁBIOS PARA O DIA QUE ESTIVESSE SOZINHO E ENFRENTANDO UMA SITUAÇÃO PERIGOSA.
ASSIM O REI COMETEU O MAIOR “MICO” DE TODOS OS TEMPOS EM TODO O SEU REINADO E ISSO LHE CUSTOU MUITO CARO, POIS, ELE PERDEU A BATALHA E TEVE QUE FUGIR A CAVALO E ENTRAR NA PERIGOSA FLORESTA NEGRA.
ASSIM MAIS UMA VEZ A MEMÓRIA LHE TRAIU E DEPOIS DE CAVALGAR EM CÍRCULOS, POIS, NÃO LEMBRAVA MAIS ONDE FICAVA A SAÍDA DAQUELA FLORESTA SOMBRIA E DE REPENTE ELE SE VIU DEBAIXO DE UM ENORME PENHASCO E SE TENTASSE SALTÁ-LO CERTAMENTE PERDERIA A SUA VIDA.
MAS, O REI ESTAVA CERCADO POR TODOS OS LADOS, POIS, OS INIMIGOS QUE O SEGUIAM ESTAVAM CADA VEZ MAIS SE APROXIMANDO DELE E ELE ESTAVA PREOCUPADO, POIS, PARECIA NÃO HAVER MAIS SAÍDA PARA AQUELA SITUAÇÃO EMBARAÇOSA EM QUE SE ENCONTRAVA.
MAS, NUM DOS RAROS MOMENTOS DE LEMBRANÇAS DOS VELHOS TEMPOS, DE REPENTE, ELE VIU O SEU ANEL DE DIAMANTE BRILHANDO COM A LUZ DO SOL E ISSO FEZ COM QUE ELE SE LEMBRASSE DA MENSAGEM ESCONDIDA NO SEU ANEL.
ENTÃO, ELE ABRIU O SEU ANEL E LEU A MENSAGEM DEIXADA PELOS SEUS SÁBIOS CONSELHEIROS. A MENSAGEM DIZIA: “ISSO TAMBÉM PASSARÁ”
ASSIM DEPOIS DE O REI LER MUITAS VEZES A MENSAGEM DOS SEUS SÁBIOS E ELE CHEGOU A CONCLUSÃO DE QUE HÁ TEMPOS ATRÁS, ERA O REI MAIS PODEROSO DE TODOS OS REINOS DAQUELA REGIÃO E QUE AGORA TODO O SEU PODER HAVIA DESAPARECIDO E ELE ESTAVA TENTANDO ESCAPAR DOS SEUS INIMIGOS.
ENTÃO ELE SALTOU DO CAVALO E ERGUEU A SUA ESPADA E DISSE:
- ESSA SITUAÇÃO PELA QUAL EU ESTOU PASSANDO NESSE MOMENTO TAMBÉM PASSARÁ.
ASSIM A CALMA VOLTOU AO SEU ROSTO E ELE PERMANECEU ONDE ESTAVA. O LUGAR ERA REPLETO DE BELEZAS NATURAIS E ELE JAMAIS HAVIA AVISTADO UM LUGAR TÃO BONITO ASSIM EM TODO O SEU REINO.
A REVELAÇÃO DA MENSAGEM DEIXADA PELOS SÁBIOS CONSELHEIROS FEZ COM QUE O VELHO REI RELAXASSE E SE ESQUECESSE DOS SEUS INIMIGOS.
DEPOIS DE MUITO TEMPO PERDIDO NAQUELA FLORESTA QUE DE SOMBRIA NÃO TINHA NADA, ELE, O VELHO REI PERCEBEU QUE O BARULHO DOS CAVALOS DOS INIMIGOS QUE O PERSEGUIAM HAVIA SE AFASTADO INDO NA DIREÇÃO DAS MONTANHAS MUITO ALÉM DA FLORESTA NEGRA.
ENTÃO, O REI TEVE TEMPO PARA REORGANIZAR O SEU EXÉRCITO E ASSIM CONSEGUIU DERROTAR OS SEUS INIMIGOS TIRANDO O SEU REINO DO MAIOR “MICO” DA HISTÓRIA DO SEU REINADO.
DEPOIS DA VITÓRIA SOBRE OS SEUS INIMIGOS, O VELHO REI VOLTOU PARA O SEU REINO E FOI RECEBIDO COMO MUITA ALEGRIA PELOS SEUS SÚDITOS.
ASSIM O REI COMO SINAL DE HONRA E RECONHECIMENTO, DISSE:
- SOU UM DOS MAIS VALENTES REIS QUE PASSARAM POR ESSE REINO, MAS SE NÃO FOSSE A AJUDA QUE RECEBI DOS MEUS SÁBIOS EU CONSELHEIROS, EU TERIA SIGO ENGOLIDO PELO GRANDE “MICO” QUE EU COMETI AO ESQUECER ONDE HAVIA GUARDADO A HUMILDE MENSAGEM DE ACONSELHAMENTO DOS HOMENS SÁBIOS DESTE REINO.
ENTÃO, MAIS UMA VEZ O SOL ILUMINOU O ANEL DO REI FAZENDO COM QUE ELE SE LEMBRASSE DA MENSAGEM DEIXADA PELOS SÁBIOS CONSELHEIROS QUANDO ELE PASSASSE POR ALGUM PERIGO OU DIFICULDADE. E ASSIM ELE ABRIU O PAPEL E A LEU NOVAMENTE O CONSELHO.
“ISSO TAMBÉM PASSARÁ” E EM SEGUIDA O VELHO REI TALES FICOU EM PROFUNDO SILÊNCIO FAZENDO COM QUE OS SEUS SÚDITOS PENSASSEM QUE A SUA MEMÓRIA HOUVESSE FALHADO NOVAMENTE, POIS, SEU ROSTO HAVIA MUDADO COMPLETAMENTE, MAS, DEPOIS DE UM TEMPO, SEU ROSTO VOLTOU. A SER O DE SEMPRE.
ENTÃO, O REI HUMILDEMENTE ERGUEU NOVAMENTE A SUA ESPADA E DISSE:
- SE TUDO NA VIDA PASSARÁ NEM A VITÓRIA FOI MINHA COMO TAMBÉM A DERROTA NÃO SERIA MINHA, SE EU HOUVESSE FRACASSADO, POIS, TUDO UM PROPÓSITO, ASSIM EU FUI APENAS UM MERO ESPECTADOR, POIS SE NA VIDA TUDO PASSA AS VITÓRIAS E AS DERROTAS TAMBÉM PASSARÃO, FICANDO NA NOSSA MEMÓRIA SOMENTE AS LIÇÕES QUE APRENDEMOS COM ELAS PARA QUE NÓS NÃO VOLTEMOS A COMETER GRANDES “MICOS” QUE NÃO MAIORIA DAS VEZES, NOS LEVA AO DESESPERO, A SOLIDÃO E RUÍNA.
DEPOIS DO EMOCIONANTE DISCURSO DO VELHO REI TALES, UMA CHUVA DE PÉTALAS DE FLORES FOI LANÇADA SOBRE ELE EM SINAL DE GRATIDÃO POR TER SALVADO O REINO DAS MÃOS INIMIGAS.
ASSIM O VELHO REI TALES APRENDE COM O SEU “MICO” UM GRANDE ENSINAMENTO DE QUE NÓS PODEMOS ENFRENTAR AS DIFICULDADES COM CORAGEM, FÉ E SABEDORIA.


Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 51 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 52884


Outros títulos do mesmo autor

Contos A PRINCESA DONAJÍ Saulo Piva Romero
Contos A MULHER DOS OLHOS BRILHANTES Saulo Piva Romero
Contos O MONSTRO DO PARQUE ECOLÓGICO Saulo Piva Romero
Contos O DRAGÃO DO CASTELO DE GALES Saulo Piva Romero
Contos O LENHADOR E O BÚFALO AZUL Saulo Piva Romero
Contos ARASH, O ARQUEIRO Saulo Piva Romero
Contos O ATRASO DO PAPAI NOEL Saulo Piva Romero
Contos O ÔNIBUS FANTASMA Saulo Piva Romero
Contos O HERÓI DE HAARLEM Saulo Piva Romero
Contos O LEÃO DE NIOKOLO- KOBA Saulo Piva Romero

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 374.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54471 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54445 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54440 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54237 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54188 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54136 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54123 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54043 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 53962 Visitas
Cansei de modinha - Roberto Queiroz 53938 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última