Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
ESTOU DEFICIENTE E AGORA?
teresa armando elios da silva

Resumo:
Explanação visando alertar a todos os indivíduos o quão são importantes o autoconhecimento e o autoequilíbrio para podermos enfrentar os revezes da vida.

ESTOU DEFICIENTE E AGORA?

Todos nos preparamos para momentos que nos agreguem alegrias, conquistas e não tristezas, frustrações, traumas.
Uma das causas para a desagregação familiar é a deficiência adquirida, o impacto é tão forte que muitos ao invés de aprender como lidar com a nova situação, resolvem abandonar o barco.
O atingido por estes revezes da vida, se foi mantida a sua lucidez ou parte dela, se sente assustado, com medo. O simples fato de ter que depender de uma outra pessoa para tudo , é necessário quebra de orgulho e aceitação, itens extremamente difíceis para o paciente.
Aceitação, esta palavra é muito forte e o seu significado vai além de tudo que podemos imaginar. Aceitar é não se queixar, não maldizer, não transferir para o outro as suas frustrações.
Como aceitar algo que não queríamos, que interrompeu momentos importantes da nossa vida e que levou embora seres queridos que não suportaram a barra?
Hábitos corriqueiros que fazem parte do nosso cotidiano como escovar os dentes, utilizar o vaso sanitário, tomar banho, se vestir ou simplesmente tomar um copo de água, possuir os órgãos vitais funcionando direitinho, passam batido na nossa rotina.
Quando nos vemos com a nossa intimidade devassada, sermos deixados no vaso sanitário, utilizando a comadre, fraldas, a espera que nossas atividades fisiológicas funcionem. Quando perdemos um membro, a visão, audição, fala, locomoção, o nosso processo do autoconhecimento e aceitação são colocados a prova, e agora? Deficiências definitivas ou temporárias precisam da ajuda do outro.
Quando são doenças degenerativas, muitos não suportam e optam pelo suicídio.
E o cuidador, se é alguém neutro que não pertence ao núcleo familiar do paciente, ele terá que entendê-lo, procurar ganhar a sua confiança. Se é algum familiar, é mais complicado pois este já o conhecia antes do ocorrido, suas manias, as suas reações, demandará mais esforço de aceitação para ambos.
Enfim as deficiências adquiridas são as mais difíceis de aceitar, a prática do autoconhecimento diário, reavaliação de atitudes, são extremamente importantes. Muitas deficiências possuem origens em mágoas, implosões mentais diárias e orgulho exagerado. Todos estes itens vão minando o sistema imunológico.
O paciente e o cuidador se tiverem condições mentais para utilizarem a empatia, se colocando um no lugar do outro, expondo menos as suas intimidades, exercendo a paciência , a fé e a gratidão por ter quem cuide e por poder ser útil ao outro. Ninguém é uma ilha, melhor nem pior que ninguém e a deficiência nivela, iguala os indivíduos, pois todos poderemos passar por momentos irreversíveis . Não é necessário ficar pensando que poderão acontecer algo que nos deixe dependentes do outro fisicamente, mas estarmos equilibrados seja para passarmos pela deficiência ou cuidarmos de alguém deficiente, a quebra do orgulho é o mais importante passo para isso.


Biografia:
Sou assistente social e gestora do terceiro setor, trabalho com autoconhecimento direcionado a crianças, adolescentes e suas famílias.
Número de vezes que este texto foi lido: 52902


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A JOVEM E A CRIMINALIDADE teresa armando elios da silva
Artigos ESTOU GRÁVIDA E AGORA? teresa armando elios da silva
Artigos AMIZADE OU NECESSIDADE DE SER ACEITO? teresa armando elios da silva
Artigos ESTOU DEFICIENTE E AGORA? teresa armando elios da silva
Artigos RELACIONAMENTOS, O QUE É ISTO? teresa armando elios da silva
Artigos Por que perdão? teresa armando elios da silva
Artigos EU E O MUNDO teresa armando elios da silva
Artigos SISTEMA PRISIONAL teresa armando elios da silva
Artigos Orgulho ou tendências? teresa armando elios da silva
Artigos REFLEXÕES teresa armando elios da silva

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 28.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54717 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54622 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54575 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54408 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54361 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54347 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54308 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54226 Visitas
Amores! - 54214 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54170 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última