Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
ESTOU DEFICIENTE E AGORA?
teresa armando elios da silva

Resumo:
Explanação visando alertar a todos os indivíduos o quão são importantes o autoconhecimento e o autoequilíbrio para podermos enfrentar os revezes da vida.

ESTOU DEFICIENTE E AGORA?

Todos nos preparamos para momentos que nos agreguem alegrias, conquistas e não tristezas, frustrações, traumas.
Uma das causas para a desagregação familiar é a deficiência adquirida, o impacto é tão forte que muitos ao invés de aprender como lidar com a nova situação, resolvem abandonar o barco.
O atingido por estes revezes da vida, se foi mantida a sua lucidez ou parte dela, se sente assustado, com medo. O simples fato de ter que depender de uma outra pessoa para tudo , é necessário quebra de orgulho e aceitação, itens extremamente difíceis para o paciente.
Aceitação, esta palavra é muito forte e o seu significado vai além de tudo que podemos imaginar. Aceitar é não se queixar, não maldizer, não transferir para o outro as suas frustrações.
Como aceitar algo que não queríamos, que interrompeu momentos importantes da nossa vida e que levou embora seres queridos que não suportaram a barra?
Hábitos corriqueiros que fazem parte do nosso cotidiano como escovar os dentes, utilizar o vaso sanitário, tomar banho, se vestir ou simplesmente tomar um copo de água, possuir os órgãos vitais funcionando direitinho, passam batido na nossa rotina.
Quando nos vemos com a nossa intimidade devassada, sermos deixados no vaso sanitário, utilizando a comadre, fraldas, a espera que nossas atividades fisiológicas funcionem. Quando perdemos um membro, a visão, audição, fala, locomoção, o nosso processo do autoconhecimento e aceitação são colocados a prova, e agora? Deficiências definitivas ou temporárias precisam da ajuda do outro.
Quando são doenças degenerativas, muitos não suportam e optam pelo suicídio.
E o cuidador, se é alguém neutro que não pertence ao núcleo familiar do paciente, ele terá que entendê-lo, procurar ganhar a sua confiança. Se é algum familiar, é mais complicado pois este já o conhecia antes do ocorrido, suas manias, as suas reações, demandará mais esforço de aceitação para ambos.
Enfim as deficiências adquiridas são as mais difíceis de aceitar, a prática do autoconhecimento diário, reavaliação de atitudes, são extremamente importantes. Muitas deficiências possuem origens em mágoas, implosões mentais diárias e orgulho exagerado. Todos estes itens vão minando o sistema imunológico.
O paciente e o cuidador se tiverem condições mentais para utilizarem a empatia, se colocando um no lugar do outro, expondo menos as suas intimidades, exercendo a paciência , a fé e a gratidão por ter quem cuide e por poder ser útil ao outro. Ninguém é uma ilha, melhor nem pior que ninguém e a deficiência nivela, iguala os indivíduos, pois todos poderemos passar por momentos irreversíveis . Não é necessário ficar pensando que poderão acontecer algo que nos deixe dependentes do outro fisicamente, mas estarmos equilibrados seja para passarmos pela deficiência ou cuidarmos de alguém deficiente, a quebra do orgulho é o mais importante passo para isso.


Biografia:
Sou assistente social e gestora do terceiro setor, trabalho com autoconhecimento direcionado a crianças, adolescentes e suas famílias.
Número de vezes que este texto foi lido: 52869


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Estou Sozinho e agora? teresa armando elios da silva
Artigos COVID MENSAGEM PARA O AMOR teresa armando elios da silva
Artigos O SER HUMANO EVOLUIU. SERÁ? teresa armando elios da silva
Artigos DEIXEI MEU FILHO PRECONCEITUOSO, COMO ASSIM? teresa armando elios da silva
Artigos Preservação dos Vínculos Familiares, como assim? teresa armando elios da silva
Artigos PRIMEIRO TESTE PARA AS TENDÊNCIAS DAS CRIANÇAS, ESCOLAR. teresa armando elios da silva
Artigos QUEM É MEU FILHO? teresa armando elios da silva
Artigos SERÁ QUE TEMOS ROTINA? teresa armando elios da silva
Artigos COMO SÃO E ESTÃO OS IDOSOS ATUALMENTE teresa armando elios da silva
Artigos QUE PESSOA RUIM! teresa armando elios da silva

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 28.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68892 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57830 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56644 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55697 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 54919 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54735 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54723 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54641 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54630 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54547 Visitas

Páginas: Próxima Última