Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O calendário cósmico
DIRCEU DETROZ

Mostrado pela primeira vez na televisão por Carl Sagan na série Cosmos, o calendário cósmico condensa os acontecimentos mais importantes do Universo conhecidos dos humanos. Seus 14 bilhões de anos num período de 365 dias. Seria como procurar os dias das semanas em que ocorrem os feriados e aniversários de familiares ou amigos.

Para o início do Universo, atualmente a ciência aceita a teoria da grande explosão conhecida por Big Bang. Desde então o Universo está em constante expansão. A teoria da expansão diz que as galáxias estão se afastando umas das outras. O Big Bang aconteceu numa virada de ano. Em primeiro de janeiro.

A galáxia Via-Láctea formou-se um bilhão de anos depois. No calendário um mês teria se passado. Já estamos no dia 31 de janeiro. Na forma de espiral, calcula-se que a Via-Láctea contém de 200 a 400 bilhões de estrelas. Uma dessas estrelas é o nosso Sol. Ele está localizado no braço menor de Órion na periferia da galáxia.

Muitos meses se passam até o nosso Sistema Solar se formar. Isto aconteceu há 4,6 bilhões de anos num dia primeiro de agosto. Teorias dizem que o nosso Sistema Solar é o resultado do colapso de uma gigantesca nuvem molecular. Nele estão os oitos planetas com suas luas Entre as órbitas de Marte de Júpiter há um extenso cinturão de asteroides e lá distante Plutão que já foi e deixou de ser o nono planeta. Sobre a denominação de Plutão ainda não há um consenso. Planeta ou planeta anão.

Num texto editado por Pablo Rafael e Amanda S. Santos, encontrei uma excelente analogia para a noção da dimensão astronômica das distancias no espaço. Imaginem o Sol sendo uma bola com diâmetro de 22 cm. O planeta Terra seria uma esfera de apenas 2 mm de diâmetro. Nesta escala estaríamos separados por uma distância de 23,6 metros. Há 5 cm da Terra estaria a Lua. O texto traz a analogia com os outros planetas também.

A vida unicelular surgiu na Terra há 4 bilhões de anos num dia 15 de setembro. Os primeiros organismos multicelulares apareceram 2 bilhões de anos mais tarde em 28 de novembro. Foi o início da evolução da vida no planeta Terra.

Em 15 de dezembro aconteceu o que se chamou “Explosão Cambriana”. Uma aceleração no aparecimento das formas de vida. Dia 18 o planeta ganhou plantas. Os dinossauros apareceram na noite do Papai Noel e foram extintos dia 28. Os ancestrais dos mamíferos chegaram no dia do Natal.

É no dia 31 de dezembro contado em horas, minutos e segundos que fatos importantes acontecem. Às 10h15min surgem os primeiros macacos. Às 21h24min o nosso primeiro ancestral andou ereto. O homem moderno surgiu às 23h54. A escrita foi criada às 23h59min45seg. Os faraós construíram as pirâmides no Egito faltando 10seg para a meia-noite. Faltando 1seg Cristóvão Colombo chega às Américas.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 364


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1014.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 69423 Visitas
A Arte De Se Apaixonar - André Henrique Silva 55898 Visitas
IHV (IAHU) e ISV (IASHUA) - Gileno Correia dos Santos 47612 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 44619 Visitas
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 44279 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 43904 Visitas
Amor e Perdão - Amilton Maciel Monteiro 42892 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 41793 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 41532 Visitas
viramundo vai a frança - 41393 Visitas

Páginas: Próxima Última