Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Os senhores das armas
DIRCEU DETROZ

Foi a partir das duas últimas décadas do século 20 que o mundo começou a ouvir falar da globalização. Ainda sem viés ideológico definido embora a política estivesse presente, a globalização visava a integração do conhecimento, da economia e da cultura. Alertava ainda, para as mudanças climáticas.

Hoje é sabido que a globalização desempenhou papel fundamental na “Perestroika” de Gorbachev. O que ninguém podia nem sonhar aconteceu. O império comunista russo desabou em poucos meses. O momento histórico da capitulação comunista exibido como troféu de guerra pelo Capitalismo foi a queda do “Muro de Berlim”.

Outro papel decisivo da globalização foi na formação da União Europeia. Uma Europa com moeda única e praticamente sem fronteiras. Se o medo do terrorismo não fez tudo desmoronar, o movimento migratório está mudando perigosamente o viés ideológico no continente.

Quando o terrorismo desferiu seu ataque mais espetacular dentro do território do maior império ocidental capitalista, a globalização foi olhada com desconfiança pela primeira vez. Não foi a globalização quem produziu o extremismo. Ele sempre existiu. Um mundo conectado criou maiores facilidades nas lavagens cerebrais. Vejam o Brasil.

Talvez, o último ato produzindo pela globalização comemorado, apoiado e financiado pelo Ocidente foi a Primavera Árabe”. As revoltas e revoluções que derrubaram alguns governos e ditadores árabes. Na Síria deu tudo errado. O ditador permanece no poder, o país está destruído e em guerra até hoje.

Enquanto acontecia em países não de Primeiro Mundo chamava a atenção, porém, não causava preocupações. Quando aconteceu na maior democracia do planeta, a luz de alerta acendeu. Um radical de direita foi eleito ali. Já se sabe que Donald Trump vem criando uma seita de seguidores. O mundo deve temer essa seita.

Um dos subprodutos que a globalização ajudou a criar, hoje serve combustível político. A crise migratória mundial é usada pela extrema direita e pelo populismo na escalada ao poder. É assim nos Estados Unidos. O perigo de todo o Ocidente seguir o modelo não é imediato, mas real. Na Europa a extrema direita está em ascensão como nunca antes.

Sabemos que o extremismo de direita abomina a ciência. Os estudos científicos são invenções de alguns idiotas, e as mudanças climáticas contos de fadas. Estranhamente prefere fingir acreditar nos contos dos livros religiosos. Às vezes, de joelhos.

Isto não é tudo. Instigado pelos senhores da guerra e das armas, Donald Trump tem a intenção de iniciar uma nova corrida armamentista no planeta. Putin, que ainda sonha reunificar pela força seu amado e glorioso império russo concorda com a corrida.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52888


Outros títulos do mesmo autor

Poesias COISAS QUE NÃO SE ESQUECEM DIRCEU DETROZ
Poesias BEIJOS INESQUECÍVEIS DIRCEU DETROZ
Poesias TEOREMAS DIRCEU DETROZ
Poesias VOLÚPIAS DIRCEU DETROZ
Artigos LÁGRIMAS PARA WHITNEY DIRCEU DETROZ
Poesias COLISÃO DIRCEU DETROZ
Poesias VOCÊ (Acróstico) DIRCEU DETROZ
Artigos SOMOS MAIS INSTINTO DO QUE RAZÃO DIRCEU DETROZ
Poesias ROTINA MODERNA DIRCEU DETROZ
Poesias SIMPLESMENTE LIZZ DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 961 até 970 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Servo - Anderson C. D. de Oliveira 53127 Visitas
VOAR... VOAR... VOAR... - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 53127 Visitas
SEM TÍTULO - Essondro Juniel 53127 Visitas
Umbral do Tempo - José Ernesto Kappel 53127 Visitas
Refletir - Ivone Boechat 53126 Visitas
Minha alma - Hélder dos Santos da Glória Duarte 53126 Visitas
VIDA BOA - ANTONIO CÍCERO DA SILVA 53126 Visitas
Nome Sem Pai - José Ernesto Kappel 53126 Visitas
O Sapo - maria da graça almeida 53126 Visitas
SEMPRE HÁ TEMPO - Carlos de Almeida 53126 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última