Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Os senhores das armas
DIRCEU DETROZ

Foi a partir das duas últimas décadas do século 20 que o mundo começou a ouvir falar da globalização. Ainda sem viés ideológico definido embora a política estivesse presente, a globalização visava a integração do conhecimento, da economia e da cultura. Alertava ainda, para as mudanças climáticas.

Hoje é sabido que a globalização desempenhou papel fundamental na “Perestroika” de Gorbachev. O que ninguém podia nem sonhar aconteceu. O império comunista russo desabou em poucos meses. O momento histórico da capitulação comunista exibido como troféu de guerra pelo Capitalismo foi a queda do “Muro de Berlim”.

Outro papel decisivo da globalização foi na formação da União Europeia. Uma Europa com moeda única e praticamente sem fronteiras. Se o medo do terrorismo não fez tudo desmoronar, o movimento migratório está mudando perigosamente o viés ideológico no continente.

Quando o terrorismo desferiu seu ataque mais espetacular dentro do território do maior império ocidental capitalista, a globalização foi olhada com desconfiança pela primeira vez. Não foi a globalização quem produziu o extremismo. Ele sempre existiu. Um mundo conectado criou maiores facilidades nas lavagens cerebrais. Vejam o Brasil.

Talvez, o último ato produzindo pela globalização comemorado, apoiado e financiado pelo Ocidente foi a Primavera Árabe”. As revoltas e revoluções que derrubaram alguns governos e ditadores árabes. Na Síria deu tudo errado. O ditador permanece no poder, o país está destruído e em guerra até hoje.

Enquanto acontecia em países não de Primeiro Mundo chamava a atenção, porém, não causava preocupações. Quando aconteceu na maior democracia do planeta, a luz de alerta acendeu. Um radical de direita foi eleito ali. Já se sabe que Donald Trump vem criando uma seita de seguidores. O mundo deve temer essa seita.

Um dos subprodutos que a globalização ajudou a criar, hoje serve combustível político. A crise migratória mundial é usada pela extrema direita e pelo populismo na escalada ao poder. É assim nos Estados Unidos. O perigo de todo o Ocidente seguir o modelo não é imediato, mas real. Na Europa a extrema direita está em ascensão como nunca antes.

Sabemos que o extremismo de direita abomina a ciência. Os estudos científicos são invenções de alguns idiotas, e as mudanças climáticas contos de fadas. Estranhamente prefere fingir acreditar nos contos dos livros religiosos. Às vezes, de joelhos.

Isto não é tudo. Instigado pelos senhores da guerra e das armas, Donald Trump tem a intenção de iniciar uma nova corrida armamentista no planeta. Putin, que ainda sonha reunificar pela força seu amado e glorioso império russo concorda com a corrida.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 565


Outros títulos do mesmo autor

Poesias POLIVALENTE DIRCEU DETROZ
Artigos RETRATOS DO BRASIL DIRCEU DETROZ
Poesias TEMPORAL DIRCEU DETROZ
Artigos JULGAMENTO, PIZZA OU CIRCO? DIRCEU DETROZ
Poesias HOUVE UMA VEZ... UM VERÃO DIRCEU DETROZ
Poesias LIZZANDRA DIRCEU DETROZ
Artigos UMA GUERRA SILENCIOSA DIRCEU DETROZ
Poesias CIO DIRCEU DETROZ
Poesias JARDIM SECRETO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 1001 até 1009 de um total de 1009.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
Minha Terra - Hélder dos Santos da Glória Duarte 3 Visitas
SALVAR VIDAS PERDIDAS - Alexsandre Soares de Lima 3 Visitas
O CARRINHO DE ROLIMÃ - Saulo Piva Romero 3 Visitas
Escrever - Hélder dos Santos da Glória Duarte 2 Visitas
Análise do poema Olhos Verdes, de Gonçalves Dias - Flora Fernweh 2 Visitas
O que tem a temer ? - Micael Costa Lacerda Rafaini 0 Visitas

Páginas: Primeira Anterior