Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
FELIZES para SEMPRE
Tânia Du Bois

     A literatura infantil, apresentada às crianças, geralmente finaliza com o chavão: felizes para sempre, mostrando apenas a fantasia que a criança deseja viver e que, quando adulta, verificará que, para alcançar a felicidade daquela frase, passará por (muitos) marcos na vida.
     De fato, crescemos acreditando que seremos felizes para sempre; que encontraremos o amor sincero, o trabalho desejado e a vida perfeita – e, assim, depositamos em nós, altas e, talvez, falsas expectativas. Nas palavras de Júlia Du Bois, “A esperança é feliz”.
     Para realizar nossos sonhos e desejos, precisamos acreditar que a felicidade existe e que é sentimento complexo que exige permanente manutenção de nossa parte. Nutrimos, desde cedo, o sonho/esperança de alcançar a plenitude em nosso projeto de vida. Carmen Presotto revela, “Entre o fim e o serei / está o é / - flor umedecida d’eus - / desensimesmando-se por viver”. Segundo Sueli G. Frosi, “Hoje estou feliz... Cercar-se de gente boa e inteligente é o pontapé inicial para que nossos sonhos aconteçam...”.
     Apostamos nos esforços diários e tentamos fugir da felicidade instantânea. É comum acreditarmos que sempre haverá mais uma alegria na rotina; a oportunidade de ser feliz no dia a dia. Para Helena Rotta de Camargo, “A felicidade tem índole cigana. Se tentarmos envolvê-la, ela fugirá, ventando”.
     Somos movidos pela verdade e temos a capacidade de construir, observar, criar, amar e lembrar que a vida se traduz em novidades. Daniel F. Nunes de Oliveira expressa, “Ando pelo mundo, / coletando milhas, memes e sonhos / Plantando mínimos detalhes cênicos / Aliviando avenças, contemplando diferenças //... Ensinando, aprendendo, inventando todos os dias, / O sentido dessa vida aleatória //... Rolo o dado da vida sem medo / comemorando vitórias, sorte / Desacreditando (o) no azar // Nesse jogo diário...”. Procuramos nos envolver em atividades que trazem o bem estar para nos conectarmos com as tantas realidades.
     Ser feliz para sempre é processo repetitivo para fugir da insatisfação, e para rever conceitos em que estamos contextualizados; avaliar nossas conquistas, refletir as perdas e fazer mudanças.
     Indagamos sobre o que traz a felicidade. Não sabemos ao certo, mas, ser feliz é prioridade para a nossa realização pessoal e profissional: sentidos dos sentimentos; como em Valmor Bordin, “... Talvez! Padeço outro mundo, / Inocente e distraído, / Ferida alma iludida, / Lutando dentro de mim...” Como diziam os antigos, “com um limão, fazemos limonada”; que ninguém vive só da felicidade. A vida implica desafios e rotinas; conflitos e preocupações; causas e consequências. Ao pensarmos e decidirmos essas situações, encenamos os momentos e criamos uma vida realizada; então, a fantasia se incorpora à realidade: viveram felizes para sempre!


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 61738


Outros títulos do mesmo autor

Artigos JOGO do NADA Tânia Du Bois
Artigos As Certezas Tânia Du Bois
Artigos CONVITE Tânia Du Bois
Artigos ÓDIO em Vertentes Tânia Du Bois
Artigos A CAIXA Tânia Du Bois
Artigos TRESLOUCADO Tânia Du Bois
Artigos FRÁGIL Tânia Du Bois
Artigos QUESTIONANDO a LEMBRANÇA Tânia Du Bois
Artigos PACIÊNCIA: Luxo ou Necessidade? Tânia Du Bois
Artigos NO SILÊNCIO DA DÚVIDA Tânia Du Bois

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 71 até 80 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Isso não é o fim. - Poeta do Amor 62319 Visitas
PASSAMENTO - orivaldo grandizoli 62314 Visitas
Ataraxia e a utilização no cotidiano - Giulio Romeo 62311 Visitas
Decadência - Marcos Loures 62306 Visitas
Criação - valmir viana 62304 Visitas
TEMPO DE MUDANÇA - Regina Vieira 62300 Visitas
AMIZADE - Derlânio Alves de Sousa 62297 Visitas
RECORDE ESTAS PALAVRAS... - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 62293 Visitas
Analisando o Mauna Linux 24 - Vander Roberto 62291 Visitas
camaro amarelo - 62288 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última