O Mauna Linux é uma distribuição brasileira baseada em Debian tendo possibilidade de escolher 3 interfaces: LXQt, Mate e Cinnamon. O Mauna só trabalha com arquitetura 64 bits tendo o Debian instável como base, ou seja, você recebe atualizações de programas mais recentes.
Olhei a versão Mate e ele vem com o navegador Firefox, Xed como editor de texto e o pacote Only Office por padrão e o Gerenciador de arquivos Caja. Ele já vem com o VLC e o Gimp, Firewall previamente instalado precisando subir o serviço e muita personalização.
Mauna Linux é o antigo Amarok Linux e exige uma senha bem segura na hora da instalação. Providencie uma senha forte antes de instalar. Um detalhe: ele precisa desativar o Num Lock mesmo depois de instalado pois senão você não conseguirá logar mesmo estando em padrão ABNT 2.
Se você estiver conectado(a) na Internet, o Mauna Linux dá a opção de entregar o sistema completamente atualizado mas demora um pouco. Ele vem com o qBittorrent e o Telegram Desktop instalado. Vem também com um Centro de Controle para alterações.
O sistema Mauna Linux é uma das poucas opções brasileiras que trabalha com base Debian e dá opções em interfaces gráficas fugindo do KDE Plasma ao qual a maioria das distros nacionais usa por padrão. A versão analisada é a 24 do Mauna.
A imagem ISO é um pouco pesada tendo entre 2.8 e 3 GB podendo baixar via torrent. A instalação foi fácil e optei pelo sistema já atualizado levando uma meia hora para entregar tudo pronto pois minha Internet é um pouco lenta e wi-fi.
Não esquecendo: ele vem com loja de software e um aplicativo intuitivo para verificar atualizações. Mauna mostra um sistema bem feito precisando muito pouco de ajustes como no caso do Num Lock ativado por padrão precisando desabilitá-lo a cada login.
Ele subiu usando 1.2 GB de RAM, achei muito e testei em computador com 4 GB dando certa tranquilidade para usá-lo. A interface Mate caiu bem ao sistema e avalio que o projeto acertou neste ponto. Vale a pena testá-la e verificar se você gosta.
Dou nota 9.5 ao sistema. Sendo um produto nacional e garantia de gratuidade, Mauna Linux mostra-se excelente opção para quem tem na veia o espírito da valorização dos produtos nacionais não deixando nada a desejar em relação aos Linux internacionais.
É isto. Bom trabalho.
|