Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
ECO das VOZES
Tânia Du Bois



   “Se eco / aos teus / versos / pulso    //... ao inverso, /onde ecoas / existo / me tramo...”             Carmen Presotto
     

     Contra o senso comum, classifico eco das vozes como a interferência na história de vida. Interferir é verbo que ganha voz: é conjugado para cair, levantar e sacudir a poeira; e seguir enfrentando as críticas, das quais a vida não direcionou seu desejo de busca. Segundo Tatiana A. S. Caldas, “A voz se repete / Repete //... De minha voz, apenas o eco ressoa / Insistente / Renitente // Até quando?”.
     Interferir remete a um estilo de quem procura uma palavra singular; a presença é marcada pelo eco das vozes, com a possibilidade de recomeçar um novo caminho. Oscar Wilde reflete, ”Simples palavras! O que é que pode ser tão real como as palavras?”
     Primeiro passo é ter consciência que ao interferir assumimos riscos pelo ressoar das vozes e pelas decisões tomadas. O segundo passo é se perguntar, como sobrevivemos com as interferências? Oscar Wilde diz, “influenciar alguém é um exercício empolgante”.
     Ao pensar em todas as atitudes de hoje e as decisões que tomamos no dia a dia, podemos perceber o quanto de interferência, interna e externa, domina nossos destinos. É importante distinguir o quanto ela é benigna ou maligna. Precisamos estar informados para selecionar o que é construtivo e tomar atitudes conscientes e equilibradas, para evitar o eco das vozes destrutivas. Segundo Robert Wong, “Quando precisar decidir... vá pelo coração, sua essência, que é sábia...” Dar atenção ao coração, incrementa ganhos e fluímos sem dependência.
     Sempre que houver uma interferência devemos dar oportunidade para a outra parte fazer sua escolha. Pois, elas surgem desde sempre, mas devemos analisá-las antes de aceitá-las, para garantir a qualidade de nossas vidas e estar preparados para as mudanças, como em Júlio Perez, “... São tantas vozes! / todos os livros que li / ecoam em meus ouvidos...”.
     Eco das vozes, no popular, é palpitar, se meter onde não é chamado... é quando a pessoa não pensa no que vai dizer, apenas começa a falar sem se preocupar com as consequências e os resultados, sem pesar os pontos fracos e ressaltar o que tem de melhor. E, por muitas vezes, ouve-se o que não se quer, como demonstra Carlos Higgie, ”...vou embora para um lugar cheio de luz, ...para que minha voz seja minha e não o eco de outras vozes, para que meus pensamentos cresçam e amadureçam e não sejam cortados pela raiz...”.
     A melhor medida para lidarmos com a interferência, ou para influenciar, ou ser eco das vozes, é termos conhecimento da situação, sabermos do nível da necessidade e realização do outro. Na voz de Júlio Perez, “... são tantas vozes! / E todas querendo me dizer alguma coisa. / Impossível atender a todas...”.
     Saber fazer escolhas, ter atitudes são investimentos que podem valorizar as nossas vidas, sem interferência e como ressoar do eco das vozes.
     
     










Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 61667


Outros títulos do mesmo autor

Artigos CONVITE à REFLEXÃO Tânia Du Bois
Artigos PLURAL de LEITURAS Tânia Du Bois
Artigos A arte da Escolha Tânia Du Bois
Artigos O TOM da IMPRESSÃO Tânia Du Bois
Artigos ATRÁS DA NOITE Tânia Du Bois
Artigos OPINIÃO:PÚBLICA ou PUBLICADA Tânia Du Bois
Artigos MENTES BRILHANTES Tânia Du Bois
Artigos AVESSO A MÁS NOTÍCIAS Tânia Du Bois
Artigos CONVERSAR com o TEMPO Tânia Du Bois
Artigos ARTE: VOCAÇÃO E PAIXÃO Tânia Du Bois

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Resumo - Direito da Criança e do Adolescente - Isadora Welzel 62812 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 62780 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 62772 Visitas
A SEMIOSE NA SEMIÓTICA DE PEIRCE - ELVAIR GROSSI 62771 Visitas
A Aia - Eça de Queiroz 62740 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 62660 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 62644 Visitas
Hoje - Waly Salomão (in memorian) 62638 Visitas
Mistério - Flávio Villa-Lobos 62621 Visitas
Legibilidade (Configurando) - Luiz Paulo Santana 62608 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última