Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O que é o ciúme?
ROZILDA EUZEBIO COSTA

O ciúme é uma praga. É um mal. É um vulcão que entra em erupção de surpresa. É descontrolado e insensível. É uma doença degenerativa que destrói qualquer bom sentimento. Ele é uma chaga infernal que tem voz insistente em nossos ouvidos, e que provoca até miragens diante dos nossos olhos. Quando esse vulcão entra em atividade, ele destrói a nossa estabilidade emocional. Ele nos faz ver coisas que não existem. Ele nos sugestiona acontecimentos falsos e fantasiosos, e elabora estratégias para nos fazer acreditar que estamos sendo traídos.

A desestruturação no equilíbrio dos nossos sentimentos é a primeira coisa que o ciúme provoca em nós. Ele vai agindo lenta ou rapidamente, até nos levar a um inferno de atitudes insensatas e fora da nossa razão.

O ciúme cerra as portas do nosso coração e nos cega completamente os olhos. Ele nos mergulha em um pântano de pensamentos negativos, e enche os nossos ouvidos de sugestões destrutivas.

Não é preciso muito combustível para acordar o vulcão do ciúme em nós, basta apenas uma pequena faísca para que ele nos deixe completamente incendiados de uma ira fumegante.

O ciúme não é um mal que acomete apenas os casais, ele também prejudica outros tipos de relacionamentos como, na amizade, na família entre os irmãos, na escola entre colegas, e no trabalho. Há quem sinta ciúmes até de um elogio que seu chefe faz para um colega de trabalho. Essa praga infernal do ciúme está presente na vida de todo ser humano.

Não existe remédio que evite a doença do ciúme. Também não há previsão de quando ele vai chegar com sua força maligna destruindo a nossa estabilidade emocional. Por mais que sejamos vigilantes, vai ter uma hora em que ele nos pegará pelos nossos pontos mais fracos.

O que podemos fazer para evitar que o ciúme incendeie a nossa vida, é fugir do ambiente visual infectado e provocativo. É praticar a meditação antes de tomar qualquer atitude. Mas claro que isso é algo que pode ou não dar certo. Na maioria das vezes o ciúme invade todas as vias do nosso cérebro e não conseguimos pensar em mais nada que não seja o ataque, o revide.

Hora ou outra pode acontecer de não conseguirmos controlar as nossas ações por causa do ciúme, e estourando de repente, fumegando como vulcão em chamas, vamos sair por aí machucando as pessoas que são as vítimas do nosso ciúme. Fazemos coisas insensatas, insanas, e sem sentido. Coisas que muitas vezes, são totalmente fora da verdade e da realidade. Coisas que fazemos para ferir o outro, e assim, nos sentirmos vingados pelas ofensas que o ciúme nos fez acreditar que o outro fez para nós.

Desde que o mundo é mundo, a praga do ciúme afeta a nossa vida, e por mais que sejamos pessoas controladas, às vezes nós fraquejamos e sofremos o resultado de seus males.


Biografia:
Biografia ROZILDA EUZEBIO COSTA, nascida em 30 de setembro de 1969, natural da cidade de Araguaína – Tocantins BR, é escritora, poetisa, contista, pintora e desenhista autodidata. Autora das obras (romances), "Lágrimas Cristalinas" e "A Musa e o Poeta", publicados pela Editora Veloso, Gurupi-TO. Atualmente, colaboradora na Faculdade Católica Dom Orione (Araguaína-TO), trabalhando como Assistente de Coordenação do NEIC (Núcleo de Extensão e Iniciação Científica) e do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Autora das obras (publicação em formato e-book), "O Diário de Lia", "Despertando com os Pássaros", "Lucius", "Três Teresas", "Sandoval e Margarete (Um celular entre nós)", "O homem com um bigode na bochecha", "Um Cão apaixonado", "Por los Caminos, Flores y Espinas (coletânea de mensagens em espanhol)", "Bulindo com a mulher do próximo", "A Mulher do Texas" e "Do lixo ao glamour". Autora do e-book "Historinhas de Mãe Natureza", livro que traz uma coletânea de contos infantis de preservação do meio ambiente, enfatizando a importância do cuidado com a natureza. Autora das poesias "Cenários Sociais", e "Poema da Administração", ambas com índices bastante satisfatórios nas buscas para trabalhos escolares, e com grande destaque em trabalhos acadêmicos. Participação no Anuário de Poetas e Escritores do Estado de Tocantins, idealizado e lançado pela Editora Veloso, com iniciativa do escritor tocantinense, Eliosmar Veloso, Edições 2011, 2016 e 2019. Participação na Antologia de Poesia Brasileira Contemporânea, "Além da Terra, Além do Céu", lançamento da Chiado Editora, Edições 2017 e 2018.
Número de vezes que este texto foi lido: 52926


Outros títulos do mesmo autor

Contos O deus dos marimbondos ROZILDA EUZEBIO COSTA
Poesias O Poeta que muito amou ROZILDA EUZEBIO COSTA
Poesias Origens de uma composição ROZILDA EUZEBIO COSTA
Poesias O Som do Amor ROZILDA EUZEBIO COSTA
Discursos O que é o ciúme? ROZILDA EUZEBIO COSTA
Infantil A Casa de Oncilda ROZILDA EUZEBIO COSTA
Infantil Jacareína ROZILDA EUZEBIO COSTA
Contos Papai, você ainda me ama? ROZILDA EUZEBIO COSTA
Poesias Nós, Poetas ROZILDA EUZEBIO COSTA

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 21 até 29 de um total de 29.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
são as estrelas no céu que iluminam meu caminho - Riz de Ferelas 6 Visitas
estive buscando o horizonte de seus pensamentos - Riz de Ferelas 6 Visitas
fantasmas das avenidas dos corações partidos - Riz de Ferelas 6 Visitas
meu coração vai escrever versos que vão trazer luz - Riz de Ferelas 6 Visitas
um dia vamos colher rosas - Riz de Ferelas 4 Visitas

Páginas: Primeira Anterior